Preview: FIFA 08 e PES 2008

Bem amigos do Goluck (comecei mal), hoje vou voltar a falar de jogos. E nada melhor que falar de futebol. Bem, novas versões de FIFA e de Pro Evolution Soccer (que vou tratar como sinônimo de Winning Eleven aqui) serão lançadas, então vamos ver o que cada uma terá de bom para nos mostrar. 

Estamos no final do mês de Agosto. Nesse mês, geralmente a EA Sports começa a lançar seus títulos menos relevantes de esportes, como Nascar e Rugby (sim, existe uma franquia disso!) e também seus “blockbusters”, como Madden.

Mas a EA Sports também vai lançar a nova edição do seu simulador FIFA, que se receber metade dos esforços que Madden 08 recebeu, vai ser incrivelmente bem feito. Mas esse sonho só vai aocntecer quando FIFA também vender 8 milhões de cópias. Melhor se conformar como algumas novidades…

É hora de ver os craques de plastico (ou nao) de FIFA de volta aos campos!

5 contra 5

Cinco contra cinco é o nome de uma das modalidades para-olímpicas, mais conhecida como “futebol de cegos”. O novo FIFA terá um sistema 5 contra 5. Não precisa torcer a cara, esse sistema não tem nada há ver com o futebol para-olímpico, e se trata de um modo online onde a EA Sports promete colocar partidas com cinco jogadores controlando cada time em partidas online.

Esse é o primeiro passo para a grande ambição da EA Sports: colocar 22 jogadores online disputando uma partida do World Cup 2010. Ambição demais? Talvez, se levarmos em conta que até hoje a série FIFA nunca foi muito elogiada em suas modalidades online, devido a lags e etc.

Mas esse inicio já é muito promissor. Tudo graças ao novo modo chamado de “Be a Pro”, que vai fazer você jogar na pele de um único atleta, vivenciando todos os fatos da vida dele e tentando arrumar seu espaço nos times e seleções. Quem disse que FIFA não tem enredo??

Sem criatividade pra esse comentário

Mais do mesmo? Sem essa…

Ao contrário do concorrente, FIFA conseguiu a façanha de mudar a engine gráfica três anos seguidos! A equipe todo ano recomeça tudo novamente, para ver se consegue melhores resultados.

Particularmente, eu acho o FIFA 07 bem bonito (antes de você entrar nas partidas). Aquele cenário com luz baixa é incrível, mas a EA Sports ainda parece fazer bonecos de plástico que se movem de maneira estranha nos replays e cenas aproximadas.

FIFA 08 vai ter 620 equipes licenciadas, 30 ligas e mais de 15 mil jogadores. Tudo licenciado e bonitinho. Essa, talvez, seja uma das maiores vantagens dessa série.
Só pra lembrar: ligas interativas continuam e os plantéis não serão atualizados automaticamente. Uma pena.

Ah! Vale lembrar também que assim como todas as franquias da EA, FIFA 08 vai ser lançado para praticamente todos os consoles e portáteis atuais, com exclusão do GameCube e NGage (eu sei que ele não é nada atual, mas só para não restar dúvidas).

Ronaldinho vai ser (novamente) capa do jogo. É…lindo.

Líder não por acaso.

Winning Eleven faz um enorme sucesso. Principalmente aqui no Brasil, Europa e Japão. Ou seja, em todos os lugares que se jogam futebol de verdade. A série conseguiu ficar muito à frente da concorrente durante muito tempo, e isso também se deveu ao fato de FIFA ter sido produzido muitos anos no Canadá, que entende “tudo” de futebol. Você não acha?

Mas sem tirar os méritos, WE conseguiu algo incrível: mesmo comquatro versões com a mesma engine, conseguir um sucesso incrível e arrancar “ooohhh” de todo mundo que joga e adora a série.

Ta certo que gráficos nunca foram o ponto forte do simulador da Konami, mas quando se fala de jogabilidade, é praticamente impossível encontrar alguma fórmula mais perfeita. E talvez seja até por isso que a Konami se mantenha conservadora.

Olha aào Kaká. Não sei o que a minha (e a sua) namorada vê nele. U.U’

Novidades? Até que enfim!

O novo Winning Eleven (no Japão) ou Pro Evolution Soccer 2008 (na Europa) promete trazer várias novidades para a nova geração.
Já saiu uma lista com alguns dos estádios que vão estar presentes no game. Se anime: ainda nenhum estádio no Brasil foi divulgado! Como eles conseguem esquecer tanto assim de nós? Pelo menos o São Paulo vai estar presente. (não era o Inter o campeão mundial?).

Pelo menos desta vez (atée que enfim!) você vai poder ver o uniforme da seleção brasileira oficial.

As novas versões da série chegarão novamente para PS2, DS, PSP, PC e Xbox 360. Só que dessa vez ainda será lançada, a então inédita, versão para Wii e Playstation 3. Animem-se, sonystas.

Mas a melhor notícia não é essa, e sim que a Konami tomou vergonha na cara e colocou o edit mode de volta nas versões de nova geração. Poxa, não sei como ela tirou isso da versão 2007!

Reivindicação pessoal: Espero que ela tenha colocado também as estatísticas de final de jogo (assim como melhor em campo); Botão de atalho para se locomover entre os planteis reserva e titular (acredita que até isso ela tirou da ultima versão??); mais modos online (leia-se: modos decentes) e claro: master league reformulada.

E parece que ela já atendeu um desses pedidos…

Face Mapping?? OMG

Nova Master League

Sim, a produtora japonesa resolveu mostrar que aprendeu com os erros de “Winning Eleven Manager” e mudou aparentemente todo o sistema da Master League, o grande (e divertido) modo da série.

Como você pode ver nas fotos, jogadores dão autógrafos e entrevistas para a imprensa. Isso pode ser algo relativo a um novo sistema ou simplesmente imagens que podem aparecer durante as temporadas dizendo: “Seu time ganhou 1pt com a imprensa”.

Isso sem falar que em uma das imagens é possível ver uma mini tela mostrando o banco de reservas aguardando a cobrança de falta. Isso pode não ser muita coisa, mas começa a mostrar que a Konami está investindo cada vez mais na “humanização” do jogo. E isso é bom.

Olha aì tomara que a Master League mude pra melhor.

Futebol com as mãos

Isso até mereceu um subtópico: o Wii terá versões de FIFA e de Pro Evolution Soccer. O que parecia impossível quando o console foi lançado, parece ter se tornado realidade. Como vai “rolar”? Bem, o UOL foi até a GC e conferiu os controles de FIFA 08. Da uma olhadinha rápida aqui, e depois volta pra acabar de ler o texto.

Voltou? Bem, parece interessante o sistema do Wii-remote. Acho que em WE esse padrão não deve mudar muito, pelo menos nos laterais, hehe.

Mas tenho que admitir que a EA mandou MUITO bem ao incluir o modo onde alguns Miis de jogadores famosos (como o do Ronaldinho) participam de “mini-games”, como pinbolim e embaixadinhas. Legal, né?

O Mii do Ronaldinho conseguiu ficar…her…bem…”bunitinhu”

Empate ou goleada?

Não se sabe ainda quem será o grande vencedor desse próximo duelo. Mentira, é claro que Winning Eleven ainda será mais popular. Mas eu tenho certeza que a versão 2008 de FIFA fará a série da EA Sports ficar ainda mais próxima de Winning Eleven.

Só que para isso, é bom que os jogadores voltem a ter dribles! Pois pra quem não lembra, em FIFA 07 (pra 360) não existe nenhum tipo válido de drible! (nada de pedaladas, carretilha, elásticos, etc).

Já vá se aquecendo, porque pelo que tudo indica, o jogo esse ano vai ser bom.

Olha o quadro que eu disse aâ??

Anúncios

20 comentários sobre “Preview: FIFA 08 e PES 2008

  1. danilodk

    eai lucas blz?
    Bom se tratandu de game de futebol, WE sempre levou vantagem contra o FIFA,m as esse ano ainda boto fé de que a EA andou caprichandu no seu simulador de futebol, não q eu esteja dizendu q FIFA será melhor do q WE, mas ele pode até chegar perto! hehehhe
    Afinal a esperança é a ultima q

  2. Nunca fui de jogar simuladores de futebol, ainda estou pra vencer o preconceito e jogar algum…
    Mas falando da rivalidade entre os dois títulos parece que teremos muito tempo para aproveitar FIFA enquanto WE não chega, afinal o ultimo só está pra ser lançado ano que vem.

    P.S.: o link pro texto da UOL falando dos vontroles do FIFA pro Wii está indo pra um preview do mesmo pra X360… tentei ‘simular’ neste aqui (http://jogos.uol.com.br/wii/ultnot/2007/08/24/ult4097u936.jhtm)… não sei se dá na mesma 🙂

    Arranjei um meio de me ‘Wi-filizar’… bora jogar Mario Kart DS?:-) hehe!

  3. Danilo: É, o jeito é esperar para ver mesmo. Mas eu boto mais fé no PES.

    Lucas: Eu se fosse vc tentava se arriscar em umas partidinhas de PES. O Fabio Bracth tb não curtia mto qndo trabalhava na Futuro, mas depois…hehe

    E valeu pelo toque, link arrumado 😉

  4. Cara, nao sou o maior fa de jogos de futebol nao.
    Gosto bastante do finado e eterno International Super Star Soccer, mas desde entao nao tenho acompanhado muito.
    A unica versao que me atrai de verdade eh a do Wii, e pelo pouco que vi, sera bem interessante. O que me deixa com um pe atras eh que eh da EA, que vem mandando umas bolas fora ultimamente (com o perdao do trocadilho).
    Eh esperar pra ver os reviews.

    Abraco =)

  5. A sem sombra de dúvidas o WE é muito mais legal..
    Não acho que a EA consegue sueprer o simulador da Konami num futuro muiot próximo, hehe.

    Acredito que sejam até focos diferentes, enquanto o WE é mais focado pro publico que gosta de um bom simulador , o FIFA Soccer é mais fácil de se jogar e mais focado pro píblico que tem mais dificuldade de jogar o WE.

    Ou seja, a EA fica com as migualhas nos simuladores de futebol. Mas compensa em simuladores de outros esportes.

  6. Pablo Raphael

    Bem, eu joguei um pouco de FIFA enquanto montava minha lan house.
    Detestei.

    WE, sempre via a turma jogando quando nos reuniamos na casa de alguem para uma cerveja e umas partidas… era aquela historia, ficavamos eu e mais um esperando horas para tirar uns “vs” de The King ou de Soul Calibur, enquanto a galera jogava WE.

    Até que, as vesperas de um feriadão, resolvi experimentar. Comprei a ultima versão “PES 2007” e fui para casa, para aprender.

    Hoje sou viciado na Master League, aprendi a fazer dribles legais, e embora ainda jogue WE casualmente, vira e mexe fico fuçando no jogo para aprender algum detalhe técnico que não conhecia.. e sim, estou esperando a edição 2008 =)

  7. junior

    o fifa 08 con serteza vai ser muito lega l se tiver o tecnico na beira do gramado ja o pro evolution sempre vai ser a mesma coisa de sempre o mesmos dribles…

  8. Pablo: Tem mta gente que acaba se rendendo ao “encanto WE”, hehe.
    Eu jogo desde o Winning Eleven 3, de PSone, e continuo o mesmo prego de sempre U.U’ Brincadeira.

    Os FIFA’s antigos eram ruins mesmo. Mas de 2005 pra cá, o jogo começou a ficar bem melehor, e todo esse “positivismo” é justamente por conta dessa evolução. Mas cá entre nós, vai demorar um bom tempo para que FIFA consiga alcançar WE no quesito jogabilidade, hehe.

    Abraços!

  9. Alexandre Barbosa

    Sempre gostei dos dois games, Fifa por que a cada nova versão tinha uma surpresa, embora sempre deixava ainda a desejar em alguma coisa. E lógico o Winning Eleven por que é um verdadeiro simulador de futebol! 🙂 Tenho os dois. Até alguns originais de fifa para coleção. Este ano acho que a EA vacilou na Engine Gráfica. Não vamos ter nova engine! Continua os mesmos gráficos! Grande pisada na bola da EA que pensa que vai conseguir alguma coisa se investir só em consoles. Eu que tenho investido em PCs turbinados não pretendo ter nenhum console nem tão cedo e junto comigo acho que muitos. Felizmente a Koname é ambiciosa o suficiente para conquistar fans e trouxe os gráficos de ultima geração para os PCs! Posso até comprar um fifa talvez ou jogar um pouco a Demo. Só sei que a jogabilidade desta vez terá que ser muiiito boa, se não assim como eu que já me decepicionei desde já com Fifa e EA e cia, desisto de fifa chega de gastar quase R$ 100,00 num jogo original para depois ver essa cachorrada da EA com a galera dos PCs! Vou de vez só para WINNING ELEVEN que pode custar o dobro do fifa mas pago para ter além de boa jogabilidade, excelentes gráficos!!! Acho que todos que têm uma Geforce no mínimo 7800 deve estar pensando como eu penso.

  10. Então, Alexandre.

    A EA “pisar na bola” é algo que eu é considero comum. Ela anunciou que refez os gráficos do zero para esse novo FIFA. As imagens não mostram muitas mudanças, mas fotos são fotos né.

    Winning Eleven já está há alguns anos com a meeesma engine gráfica. A diferença é que a jogabildiade é tão boa, que a Konami´se dá ao luxo de ir atualizano aos poucos a engine para agradar os fãs. E não é que ela consegue mesmo??! hehe

    abraços, e volte sempre 😉

    Ps. Pareci atendente de farmacia agora U.U’ hehe

  11. Pablo Raphael

    O que eu quero ver são esses detalhes de simulação da Master League. As entrevistas, reações das torcidas, treinos… gosto dessa parte de “manager” do jogo.

    E, o melhor, vou ver isso tudo no 360, meu próximo console, que vou comprar mês que vem!!! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s