Análise: Soul Nomad & The World Eaters

Eu nao gostei. Fiquem à vontade para testar.Existia uma época onde RPGs táticos dominavam as vendas. Foi nessa época que grandes clássicos desse gênero, como Front Mission e Final Fantasy Tactis mostraram as caras para o mundo, na maioria das vezes, no PSone.

E agora a produtora Nippon Ich Soft acaba de lançar no mercado Soul Nomad & The World Eaters, que chega tentando resgatar boas lembranças, com exclusividade para o Playstation 2.

É bom avisar, antes de qualquer coisa, que os gráficos não são, nem de longe, o ponto forte de Soul Nomad 2. Por isso entenda que essas imagens que você está vendo aqui no meio da análise são mesmo de Playstation 2, por mais que pareçam ser de PSone.

Missão dada é missão cumprida

A aventura começa no mundo de Prodesta, te colocando no papel de um aventureiro que, junto com sua companheira, está prestes a receber sua classificação.
A líder da cidade deixa a garota escolher qual arma ela vai querer usar na jornada, só que você  não tem opção e acaba ganhando uma estranha espada, que libera um enorme poder.

Esse poder chama-se Gig, e é uma das maiores forças do mundo. Gig se apodera do corpo do personagem, e em troca permite o uso de seus enormes poderes. Só que Gig não é bobo, e quanto mais o seu personagem usar os poderes, mais a alma dele estará comprometida com o espírito.

Gig na verdade é um cara muito mal e poderoso, e apenas um jovem a cada um certo tempo é que pode receber o espírito e tentar evitar o caos.

Esse espírito acaba aliviando um pouco no começo, e pelo andar da carruagem, o passado dele esconde muitas coisas.

Eca!

Acorda!

Dentro das localidades o sistema de exploração é muito parecido com o de Front Mission. Telas paradas de fundo exibem o lugar onde você está, e ai os diálogos correm soltos. Pelo menos em Soul Nomad todas as conversas são dubladas, o que ajuda a prender sua atenção nos momentos mais parados, que diga-se de passagem, não são poucos.

Dentro do campo de batalha o sistema de Soul Nomad até que trás boas novidades para quem gosta do gênero. Os cenários são em forma de tabuleiros, só que convenhamos que o Playstation 2 poderia muito bem fazer planos de fundo bem melhores.

Você se movimenta em turnos no tabuleiro, e pode atacar e usar alguns ataques especiais, que desde o início do jogo já estarão disponíveis, e são meio exagerados.

Seu grupo pode ser formado por até quatro lutadores ao mesmo tempo, o que permite uma boa pitada de estratégia na hora de escolher onde cada personagem vai se posicionar: na retaguarda e utilizar ataques a longa distância, ou na frente de combate e sair para o ataque mano-a-mano.

Isso era legal há 10 anos

Vai lá, filhão!

Um dos grandes problemas de Soul Nomad, fora todos que já foram citados, é que você é “atirado” na aventura, e os tutoriais (se é que aqueles micro-textos podem ser chamados assim) não ajudam nada na hora de você entender como as coisas funcionam.

O sistema de habilidade é complexo, e a curva de aprendizagem é alta demais para um jogo que nem gráficos, nem ação possui para distrair o jogador.

Soul Nomad & The World Eater não é um jogo imprescindível, e até mesmo os fãs de RPG estratégico podem ficar cansados com a simplicidade dos aspectos técnicos. Fazer lembranças a grandes clássicos é sempre bem vindo, mas parar no tempo e fazer um jogo completamente ultrapassado, já é demais.

U.U’

32 Responses to “Análise: Soul Nomad & The World Eaters”


  1. 1 Estellinha 11 outubro, 2007 às 8:02 pm

    Gostei do primeiro subtitulo 😉

    E ahh
    parabéns pelo dia 11 😉

    =*
    ILY!

  2. 2 Lucas Comitre Martinez 15 outubro, 2007 às 12:13 am

    Ah! Jogo estranho!
    Tenho mais o que falar então vou me limitar ao simples: jogo estranho que aparentemente não apresenta nenhuma novidade tampouco alguma qualidade esplêndida (e qualquer coisa que te faça jogar), só mais um na grande leva de jogos pra PS2 que brotam a todo instante… tá parecendo GBA, eu hein!
    Só achei estranho um jogo desse sem nada de especial aparecer no blog, fiquei esperando um ‘mas’ ou ‘nisso o jogo faz bonito’ ou sei lá o que mais.
    Finalizando: o ao que parece é um jogo de verba baixa que pelo menos seeviu como descobridor de talentos (ou não, vai que a verba foi alta e os produtores cagaram… vai sabê)

    Affe… era p escrever pouco.

    Agora o mais importante:
    Bom, estou sem PC ((ta virando novela já) e por isso não ando postando. Mudando de assunto, vc tem msn? Mudando de assunto denovo, hoje eu fui a uma feira comemorndo a imigração japonesa no Brasil e tals lá na Liberdade (Sampa, se não conhece), eu estava lá tranquilamente e vi nas costas de um colaborador “patriocinadores: (entre tantos,) Santa Games”… onde eu vi isso? Existe mais de um Santa Games ou comi cogumelos demais?

    Bom é só… =]
    (tá que alguem entende esse ultimo parágrafo confuso! 🙂 )

  3. 3 Lucas Patricio 15 outubro, 2007 às 1:39 am

    Bem, eu acho que entendi, Lucas. UAhauha

    Vamos lá: Essa belezura de jogo apareceu aqui no blog pq eu acho que jogos ruins devem ter suas chances de serem esculhambados. Rezem para eu não “perdem” tempo para escrever uma análise sobre o novo jogo do looney tunes U.U’

    Sobre o msn: luckluck@hotmail.com, ja deveria ter colocado ele antes no meu “sobre”.

    E sobre a camisa, bem, que eu saiba só existe um. na verdade, só existe um mesmo. Mas pode ser que tenha alguma loja(??) mas duvido. Era nas costas da camisa do que?

    Estranho O.o’ Vc andou comendo cogumelos? auhauhaa

  4. 4 TIM 23 outubro, 2007 às 5:48 pm

    Comecei a jogar o Soul Nomad ontem, ainda me perco um pouco nos menus, mas no geral eu curti o jogo, soah acho que akele treinamento das rooms podia ser um pouco mais fácil, to levando uma surra lah..
    To ainda tentando colocar o herói na segunda fileira (¬_¬), akela tela d game over jah tah dando nos nervo..
    Realmente os tutoriais naum ajudam muito e os gráficos saum horriveis, mas na minha opiniaum o jogo eh tri!!

  5. 5 Lucas Patricio 23 outubro, 2007 às 6:17 pm

    TIM: Puxa, pelo menos achamos um “fã”

  6. 6 TIM 23 outubro, 2007 às 6:30 pm

    Eu estou com umas 5 horas d jogo, naum sei c posso ser chamado d fã..
    Mas corrigindo sobre os gráficos, os ataques especiais tem uns gráficos beeeeeeeeeeem legauzinhos!!

  7. 7 Lucas Patricio 23 outubro, 2007 às 8:35 pm

    TIM: Você está sendo muito generoso 😛

  8. 8 douglas 29 outubro, 2007 às 8:24 pm

    ai alguem tem uma maneira mas facil de evoluir os personagens em soul nomad to levando a maior surra nesse jogo meus adversarios muuito mas evoluidos tem me massacrados por favor me ajudem

    • 9 alexandre 1 fevereiro, 2013 às 9:17 am

      Sim.vc vai no painel de editar equipe e vai en inseption escolha um com o nivel de seu personagem e lute so com 1 personagem. eu tenho 3 itens que me deixa com 100% de exp mas o ruim é que o boneco não pode andar ¬¬ mas pelomeno jé é uma dica !

  9. 10 TIM 22 novembro, 2007 às 5:36 pm

    Ae Douglas, eu tb tava panhando feio nos Inspections, ae percebi que vc pode inspecionar as outras salas tb!! Se vc tiver alguma livre, dependendo q tipo d room ela eh os niveis podem ser bem baixos.
    Se o nivel ficar mto alto dah change ateh aparecer uma com o nivel baixo de novo, mas antes gasta os pontos nos teus personas, eh soah colocar eles naquela sala.
    Naum lembro bem a fase, mas dpois ki vc pega a Trish libera uma sala que t dah 50% a mais d exp. Eu to usando essa agora.

  10. 11 Renan 26 novembro, 2007 às 8:53 pm

    Aeew pessoal to com umas 14 horas de jogo e to achando mto loko o jogo!
    Td bem q das 14 hrs umas 10 hrs é só de falação ¬¬!
    Mas uma coisa q eu achei meio dificil é q mesmo com 14 hrs to no lvl 20 -.-!
    Bom…mas os especiais são mto lokos! na primeira vez q eu joguei eu olhei e falei q era um Disgaea pq tem mtaaaas coisas iguais….Alguem aki ja zero? eu ja matei 2 world eater falta 1..
    eu fui indo de boa nas fases q eu dei game over foram 2,akela q tinha q chega do outro lado do tabuleiro e uma q tinha a Shauna axo q é assim =P akela q ataca a cidade a aamiga do endorph pq as maguinhas delas me matava em mono hit no Terror blaze =P dai eu fiz um novo time e ganhei dela =D… Eu tentei ir só uma vez no inspection e perdi.. >.<….ai alguem sab como escolher qntos lugares vem nakelas bases? eu sempre fico uns 10 min pra vim um q tem 7… bom axo q é só isso vlw

    • 12 Varteco 1 junho, 2009 às 9:53 pm

      Olha eu to no lv 30 e ja pego umas roons com 9 lugares… demora um poko para aparecer… mas aparece….

      Quanto ao jogo realmente os graficos podiam ser um pouco melhor…mas como eu gosto desse tipo de jogo …to curtindo bastante

  11. 13 Renan 28 novembro, 2007 às 8:31 pm

    Meu deus! viro rotina jᬬ Só perco pra Shauna!

  12. 14 TIM 4 dezembro, 2007 às 7:15 pm

    Lucas, agora sim virei fão do jogo, to jogando direto essas últimas semanas.
    Renan, se cansar da conversa tem o “skip story”, mas tem muita cena comica que vale a pena assistir pelo menos 1 vez.
    Pra dah up nos persona no Inspection eh fácil, to lvl 955 e to no 5º ciclo (terminei o 1º ciclo lvl 46 e o 2º no demon path lvl 74).
    Sobre os slots, kto mais tu avança no jogo mais chance de virem mais slots. Nas homes o único jeito eh passar 20 inspections nakela room, num total de 80 pra ter os 9 lugares.

  13. 15 TIM 4 dezembro, 2007 às 7:17 pm

    To aceitando sugestões de onde gastar GP, atingi meu primeiro bilhão (^-^). Pena ki naum dah pra comprar RP (¬_¬).

  14. 16 Dao 9 dezembro, 2007 às 5:33 am

    Rapa o jogo se for ver pelos graficos e uma verdadera droga da nem vontade de jogar, mas o legausinho do jogo e aquela historinha de vc poder ser um bomsinho que fas tudo pra salvar o mundo ou pode ser um cara com uma sede de poder imensuravel,tanto que pretende entregar sua alma

    Agora o foda e a droga do segundo word eater, eu deichei meu personagem malvadão mas mesmo eu tando no lvl 40 aquela droga das maguinhas ficam me matando usando uma magiasinha miseravel enche o saco, e rapa o tanto de sala que eu ja passei na droga da inspection e ainda não derroto essa droga

    To desesperado alguem me conta algum jeito de matar aquele bixo pelo amor de Deussss
    OBS: se alguem responder esse coment eu agradesso

  15. 18 TIM 17 dezembro, 2007 às 2:39 pm

    Ae Dao, aumenta o range do herói e ataca as magas de longe, ou usa outras squads como isca pra elas gastarem o terror blaze, ou cria squads com pyremages ou dracosages como líderes e ataca elas com as tatics de longe, OU treina ateh nivel 600 ou + que elas nem t arranham XD.

  16. 19 Yuriziin 25 julho, 2008 às 4:14 pm

    AEW EO NAUM CONSIGO AXAA ESSES CARINHA ESPESIAL

    TIPOW A ASAGUI ,ESSES DO TIPO

  17. 20 wender 23 agosto, 2008 às 8:14 pm

    como ganha os três deuses?

  18. 21 Guto 12 outubro, 2008 às 7:27 pm

    Pessoal sou novo ai no game. Tipo faz dois dia que jogo mais cheguei a 20 e pkas horas =D
    Tipo uma coisa que eu queria pergunta é que eu vo dando gig edict nas cidades com o “fight” dai tem hora que vem um carinha que chama Heroman
    acho q é isso. Eu derroto ele e ele sai voando toda vez….Tem como ter ele no esquadrão?

    valeu ai

  19. 22 Gustavo 27 agosto, 2009 às 9:01 pm

    Eu to jogando esse jogo..e eu curto batsante..euacho q pra vc joga ele primiero se tenuqe ter paciencia,depois tenuqe entender de RPG [dica:COmeçe jogando>Atelier Iris jogo facil de RPG bom pra aprender..] enfim ele é complicado e reuqer abilidades,tanbém n pode jogar quem é muitoooo chegado a ter graficos estonteantes como o de>Final Fantasy 12 porq n vai da..mas enfim vale a pena e vissia um BOM JOGO..mas nem tanto!

  20. 23 renzo 30 agosto, 2009 às 4:09 pm

    eu ganhei o dio e a shauna e o cara da espada negra

  21. 24 Ivan 25 setembro, 2009 às 1:35 am

    pow a historia do jogo eh uma historia boa … mas foi pouco desenvolvido o jogo , tem personagem q vc usa em 1 ou 2 lutas apenas e eh uma pena porque eh uma otima personagem =x , ja terminei o jogo na versao “bonzinho” e na versao “mal” xD~ eh foda joga na “mal” no começo vc so eh esculhambado e a porra do gig nem te ajuda xD , mas de boas depois vc fika foderoso e mata todo mundo e come o gig xD [spoiler] mas a historia em si eh boa acho que eles deviam fazer uma releitura do jogo e fazer um adequado ao ps2 ou quem sabe ate a um ps3 , com mais variedade doq fazer ‘-‘ , o jogo te prende sim =] eu terminei o jogo com todos os personagens principais no lvl 70+ ‘-‘ mas da para termina com eles no 50 facinho =p …. e quem jogo ate o fim mesmo liberou todos os lugares q pode ter famijeradas “Home” tem uma q pode colokar ate 9 personagens e almentar 100% do seu ataque mas tem um macete para pegar esse q eu vo dexa voces tentarem ai ^^ bom sem mais , ate a proxima ^^

  22. 25 lincon 28 julho, 2010 às 10:00 pm

    gente , pra sua equipe fica equilibrada , ponha 2 “maguinhso atras” q eles curam todos da equipe , eu acho o jogo legal ao contrario de mta gente aki mas mesmo assim nao mudo minha opiniao.

    😀

  23. 26 Vile 29 setembro, 2010 às 10:50 pm

    Pow, SoulNomad não é nenhum jogão, na verdade é um jogo bem chatin.

    Mas sei lá… eu aprendi a gostar dessa tranqueira ae!
    Acumulei 38 horas jogando essa bagaça, já tenho a maioria das Rooms habilitadas, cheguei no andar 132 no Inspection de uma Room lá (Hermit Hole)

    Tô no lv 1400 e cacetada no 1°ciclo muhahahaha
    E 1 bihão de GP. ._.

  24. 27 Eduardo 24 janeiro, 2012 às 7:15 pm

    Nossa eu tava no lvl 31 rooms tudo 9 e o fdp do memory card deleta tudo formata automativamente uma dica formem so de magos os seus rooms fica muito forte naum esqueça dos q recuperam vida XD flws galera se tiverem dica me ajuda aew tbm

  25. 28 Paulo 7 outubro, 2012 às 3:43 pm

    Tem como ganhar Endorph?

  26. 29 Zum 10 novembro, 2013 às 4:25 pm

    Kkkkkk valeu cara me ajudou muito

  27. 31 vitor 17 março, 2014 às 7:06 pm

    nao gostei do jogo joguei por falta doq fazer os especiais sao até legais + jogo + sen noçao, meus personagens sao 7 lideres lvl 9500 e 2 lideres no lvl 7000 porq fiquei de saco cheio de tanto upar.
    + nao entendi ainda porq vc pod upar até o lvl 9.999 c o boss final é lvl 900 só matei con one hit é logico fiz uns finais secretos + mesmo assin o + fort q enfrentei era um mago con lvl 4000 ainda matei facil e pra quen gosto do jogo vai saber lá porq aqui vai a dica quando vc enfrentar uma sala na inspection acima do lvl 150 vc ganha um iten chamado secretguide ele te da 5X a+ de xp quando vc evoluir + sua sala ele evolui tbm ele te da 10x as+ de xp eu peguei lvl 9000 en 6 horas de jogo =d + vc tbm pod comprar ele na sala de deco é só evoluir a sala até o lvl 9 ae ele ja aparece na loja pra comprar custa 280.000 bom é issu quen gosto de jogo c divirta con ele e quen ainda nao jogou nem perca seu tempo é a dica q eu decho.

  28. 32 vitor 17 março, 2014 às 7:08 pm

    a só pra saber procuro alguen q jogue world of warcraft, soul calibur, qualquer digimon, naruto e finalment dragon ball online c alguen jogar me avisa é só dechar um post q eu olho


Deixe um comentário

outubro 2007
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

