Análise: Halo 3 semanas depois

Enfim, Halo 3 no GoLuck!Há três semanas foi lançado Halo 3, um dos maiores sucessos do mundo do entretenimento eletrônico na América.

Foram cerca de 170 milhões de dólares ganhos apenas no primeiro dia de vendas. Existe ainda alguma dúvida sobre a qualidade desse game que e o grande carro chefe da Microsoft no Xbox 360?

Três semanas após o lançamento é possível fazer uma análise com um olhar mais crítico e menos emocionado. O hype é algo que atrapalha muito na hora de fazer uma análise, seja positivamente ou não.
Eu esperei um tempo para poder, finalmente, descrever minhas impressões sobre Halo 3.

Todos prontos?

A volta de que não foi

Do dia do lançamento de Halo 2 até o lançamento de Halo 3, a série continuou sendo a mais jogada na rede Live do Xbox. Parece coisa “boba”, mas essa série é uma febre na rede online da Microsoft. Mas por que será que ela faz tanto sucesso?

A resposta é simples: a Bungie sabe mesmo como fazer um bom multiplayer. Halo possui um dos melhores multiplayers de todos os tempos, e de quebra um nível de diversão incrível.

Halo 3 não só confirmou isso como conseguiu evoluir os combates online com a adição de novos recursos, e claro, avanço tecnológico que agora permite que com os belos gráficos, 16 jogadores possam se divertir com os infinitos modos de jogo presentes.

Os modos multiplayers de Halo 3 são sensacionais

Dois culpados

Existem dois culpados para exemplificar o quanto Halo 3 fez para conseguir superar as expectativas e inovar.

O primeiro chama-se Fornalha. Esse modo permite que você edite os mapas presentes no jogo colocando e movimentando objetos, armas, veículos, etc. Isso pode parecer simples, mas a possibilidade de compartilhar os mapas editados com seus amigos e jogar, é algo incrivelmente cativante.

Imagine você editar um mapa de certa forma que privilegia o uso certas armas, mudando completamente a estratégia da fase e a experiência da mesma. São infinitas as opções e possibilidades.

O outro culpado também é um modo, e chama-se Cinema.
No modo Cinema você pode ver os replays de suas partidas online e offline. Mas isso não é tudo, além de poder movimentar câmeras, visões, filtros e demais opções para visualização dos replays, esse modo ainda possui uma ferramenta que permite a edição dos seus próprios vídeos.

Mesmo aqueles que nunca tiveram contato com edição de vídeos não terão nenhum problema em editar seus próprios replays e depois colocá-los na rede Live.

Isso tudo não seria tão perfeito se os arquivos não tivessem apenas alguns kbytes, devido ao uso de informações do próprio jogo, e não imagens renderizadas.

O modo Cinema é um dos mais fantásticos e funcionais

Master Chief, seu teimoso!

Halo 3 é imbatível no modo online. Mas o que dizer de sua campanha single player? Posso começar a dizer que é possível jogar Co-op com até mais três amigos para tentar desbravar as dificuldades mais altas, que são realmente desafiadoras.

Mas não posso esquecer-me de citar que a campanha de Halo 3 é cativante, empolgante e envolvente. Os fatos acontecem em um clima “hollywoodiano”, com vozes, tiros e explosões a todo momento.
Quando você começa a jogar, não consegue desconcentrar nem por um minuto com os objetivos que devem ser feitos a seguir.

Algumas pessoas, inclusive eu, acabaram criticando um pouco o modo single player na época do lançamento. E por esse motivo eu quis esperar um tempo para dar meu julgamento final, que é o seguinte: o modo single player de Halo é tão bom que pode ser considerado, depois de Bioshock, um dos melhores do Xbox 360.

Eu posso afirmar isso porque o único defeito desse modo é seu curto tempo de duração, que também acaba sendo problema dos outros jogos que também concorrem a esse “título’”.

O modo single palyer não fez feio e é um dos melhores

“O diabo está aqui!”

Calma o subtítulo a cima refere-se apenas a uma das falas que você vai escutar ao jogar a versão nacional de Halo.

Todos já sabem que a versão nacional possui legendas e dublagem em português do Brasil (mais especificadamente do Rio de Janeiro), mas acho que algumas opiniões por aí foram um tanto preconceituosas.

Eu cansei de ler em fóruns usuários procurando a versão em inglês de Halo 3 simplesmente por acharem que a versão dublada é ruim. Isso é um absurdo! Hipocrisia!

Todo mundo vive reclamando que ninguém investe no país, que tudo é caro e etc, etc. E quando uma empresa lança um jogo, da amplitude de Halo 3, com dublagens na nossa língua, eles simplesmente dizem que preferem a em inglês?!

Gosto não se discute, mas é necessário frisar que a tradução está muito bem feita e as vozes, algumas já conhecidas, bem dubladas e com uma qualidade incrível.

Então, bobões mal agradecidos, parem de reclamar e apóiem o investimento milionário nesse país que se continuar assim, não vai ter muitas novidades nesse ramo.

Não mudou muito nos visuais, mas é indiscutivelmente bonito.

A luta acabou? Nem pensar

Halo 3 encerra a trilogia. Mas quem pensa que após ver os créditos pode dar-se como satisfeito, se engana, pois o replay é simplesmente infinito. É sério! Quem não tem um Xbox 360 pode muito bem comprá-lo junto com uma cópia desse game e passar vários meses apenas com ele e se divertir todas as noites na Live.

O conjunto técnico é excelente, e os visuais “limitados” são perdoados pela ótima performance multiplayer.

Com ou sem hype, Halo 3 é, indiscutivelmente, um dos melhores jogos já lançado em todos os tempos, e ocupa o hall da fama dos mais divertidos.

Seja três semana, meses ou anos depois, tenho certeza que ainda teremos muito para discutir sobre Halo 3, que quebrou a barreira do entretenimento eletrônico e se tornou um fenômeno pop e cultural. Jump in.

A diversão em Halo 3 é garantida e infinita. Quer coisa melhor??

Anúncios

6 comentários sobre “Análise: Halo 3 semanas depois

  1. Wagner - The Old_RevenanT

    Review muito justo Lucas, do que vc citou só não experimentei ainda as possibilidade do modo Fornalha. Aguardo vc na Live para debulharmos a campanha no modo Lendário! Prepare-se!
    Abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s