Análise: FIFA 08

FIFA 08 entra em campo no GoLuck!Há uma semana eu postei aqui no GoLuck minhas primeiras impressões sobre o jogo FIFA 08. Pois bem, chegou a hora de jogar as cartas na mesa (ou seria a bola em campo?) e avaliar esse jogão da EA Sports.

Vale lembrar que as versões que estou analisando são as de Playstation 3 e Xbox 360. As versões de PS2, PC e Wii, até onde eu vi, não receberam o mesmo carinho que a versão dos poderosos da geração atual.

Então chega de enrolar na defesa, porque o GoLuck parti pelo meio campo, cruza na área e marca um gol de placa em FIFA 08, que finalmente, chega de uma vez por todas aqui no blog. Só falta a ôla!

Números também é Futebol

Você gosta de números? Então olha só: FIFA 08 possui o maior número de licenças de equipes e jogadores de toda a série. São 620 equipes licenciadas, 30 ligas e mais de 15 mil atletas, um aumento de 20% em relação à versão anterior. É mole?

Isso sem falar que a primeira divisão do futebol brasileiro está representada em peso e com qualidade. Apenas alguns times, que não conseguiram assinar a licença a tempo, é que ficaram com nomes genéricos, como “Porto Alegre”, que é o Internacional.

Mas vale lembrar que ainda existem clubes “perdidos” como São Caetano, que estão escondidinhos na aba “Resto f World”.

E para completar o raciocínio de números, a inteligência artificial oferece 35 pontos de decisão para os atletas. Traduzindo: os jogadores agora terão inúmeras possibilidades de jogadas, e conseqüentemente, maior realidade e dificuldade.

Mais times = maior diversao

Em time que se perde…

Vamos encarar a realidade: FIFA 07, por melhor que fosse, ainda estava muito longe de conseguir um lugar ao sol junto com o (mesmo pobre) Winning Eleven Pro Evolution Soccer 2007, ou simplesmente WEPES2007.

A EA Sports sabia que eles tinham errado na fórmula, mas que estavam no caminho certo. Então fizeram algo que já estão acostumados a fazer quando se trata da série FIFA, refizeram tudo do zero. Pelo menos foi o que eles disseram, e na verdade, é o que parece.

Você pode achar que refazer um jogo em um período de no máximo de um ano pode parecer loucura e o jogo pode acabar vindo cheio de defeitos, pois é isso que geralmente acaba acontecendo. Mas desta vez a EA Sports provou que está pronta para desafios, e lançou o melhor FIFA de todos.

Eu te explico o porquê.

Refazer FIFA do zero (novamente) não deve ter sido fácil. Mas valeu a pena.

Jogando ou assistindo?

Como eu já havia dito a vocês, os visuais de FIFA 08 são espetaculares. Ao contrário de FIFA 07, não é apenas aquela tela de abertura à meia luz que nos deixa babando. Desta vez tudo está repleto de efeitos de luz decentes e de texturas de extrema qualidade.

Experimente ir a um replay durante a partida e colocar a câmera bem perto de um jogador. É possível ver a expressão dele mudando conforme a jogada. E isso não é balela. Além de conseguir reparar nas expressões dos jogadores, você provavelmente terá que procurar seu queixo quando reparar que o uniforme se movimenta independentemente. É um efeito realmente incrível de se ver.

A única coisa que me deixou um pouco incomodado foi a câmera padrão do jogo, que na minha opinião, ainda é muito “FIFA”, e eu recomendo que vocês usem uma outra muito parecida com WEPES, que convenhamos, é muito boa.

Falando em câmeras, acho que está na hora de apresentar o grande atrativo desta versão. Você já deve até saber do que estou falando…

Repare em cada dobra no unifome dos jogadores. Isso é real. E assustador!

Seja um Profissional

O modo “Be a Pro” é realmente a grade sacada de FIFA 08. Para quem ainda não sabe do que se trata, uma rápida explicação. Nesse modo você escolhe um jogador de uma equipe. E entra em campo controlando apenas ele, em uma câmera por de trás  dos jogadores.

Controlar apenas um jogador pode parecer chato, á que é costume controlar todos eles. Mas acredite, esse modo é uma quebra de paradigmas para todos os simuladores de futebol.

Mesmo que FIFA não tenha sido pioneiro em pensar nisso, ele foi, sem sombra de dúvidas, o jogo que melhor executou essa função.

Seu jogador tem uma barra abaixo da tela, que mostra como está sendo seu desempenho dentro de campo. Ao acertar passes, desarmar os adversários, driblar, chutar ao gol e se movimentar corretamente, sua barra aumenta.
Mas se você ficar “panguando” em campo, errar toques e fazer tudo que aquele perna de pau que joga no seu time faz, aí sua moral vai caindo.

Esse modo realmente te faz sentir todas as emoções e pressões de ser um jogador. A torcida grita, incentivam, os companheiros pedem bola, e a cada chute que você acerta um sorriso começa a sair discretamente de sua boca. Isso se chama emoção. E um jogo de esporte que consegue causar esse tipo de sensação já pode ser colocado no hall dos melhores do gênero.

O modo Be a Pro é bom demais!

Pedalada!!

Driblar é umas das melhores partes desse novo FIFA. É difícil, não minto. Mas conseguir fazer um dos dribles durante o jogo é algo sensacional.

Chame um amigo e consiga acertar uma “carretilha” (aquele drible que o jogador passa a bola por cima do adversário levantando-a com os calcanhares) para cair na risada, gravar o replay, e guardar para a eternidade.

Apenas segurando o botão de ombro esquerdo dos joysticks e fazendo pequenas seqüências com os analógicos direitos, você faz todo tipo de drible. Eu perdi a conta quando tentei contar, e acho que existem mais de vinte tipos de fintas.

Com a visão do modo “Be a Pro” fica bem mais fácil de se acertar as fintas, então fica aí minha dica para conseguir fazer umas firulas.

Os dribles ficaram ótimos, só falta aprender a usar todos eles

Tire o pé da lama

Com modos online para o estreante “Be a Pro” com possibilidades de jogos entre dez pessoas (cinco para cada lado), FIFA 08 se torna ainda mais completo. Sem falar nas ligas interativas, que continuam a todo vapor, com a adição dos campeonatos da Inglaterra, Alemanha, França e México. 

Eu não ia comentar disso para não “ofuscar” um pouco do brilho de FIFA 08, mas infelizmente deve-se dizer que a jogabilidade ainda está muito no padrão da série. O que é algo ruim.

Não que FIFA 08 seja ruim de jogar, mas é que a movimentação foto-realística dos jogadores acabam exigindo uma jogabilidade um pouco mais presa do que a do concorrente, que ainda continua mais eficaz.

Mas esqueça isso que eu acabei de dizer. Pegue seu time do coração (que pode estar até mesmo na quarta divisão inglesa) e corra para o abraço em FIFA 08!

Chega de visuais de plástico! FIFA 08 é a revoução dos visuais!

13 comentários sobre “Análise: FIFA 08

  1. Wagner - The Old_RevenanT

    Algo que tenho curiosidade de saber desde que li a respeito do modo Be a Pro e talvez vc possa me falar: como são apenas 5 jogadores não controlados pela IA do jogo não acaba rolando uma certa ociosidade quando vc não está com a bola? Digo isso pq fiquei imaginando se um jogador controlado pela IA pega a bola, passa para outro controlado tb que passa para um outro jogador (e assim por diante durante a jogada) ficar “assistindo” isso não é meio chato?

  2. Olha… vou te dizer que esse modo “Be a Pro” me faria jogar Fifa. Pelo jeito que voce descreveu, parece ser interessante, ainda mais se rolar uma experiencia online. Mas tambem te digo que o comentario do Wagner ali me broxou um pouco, pq pode ser que ele tenha razao. Tem?

  3. Pablo Raphael

    Tenho essa duvida sobre o tempo q vc não está no controle… nos Madden vc controla as jogadas dos outros, qdo joga em modos similares ao Be a Pro (no caso, Hall of Fame)… e no FIFA? Fica esperando a bola? A camera muda para onde o jogo tá rolando?

    E.. a grande questão: qual é melhor FIFA 08 ou PES2008?

  4. Então gente, vou explicar melhor.

    Quando você joga offline, ao controlar apenas um jogador, isso que vocês disseram até acontece. Mas é meio diferente do que vocês imaginam.

    Quando se joga com um zagueiro, a sensação é mais ou menos essa. Quando se joga com um meio campo, quase nunca você vai sentir isso.

    O que torna esse modo tão bacana é que a sua preocupação não será em apenas controlar o personagem, e sim em como o seu jogador está se saindo durante a partida.

    A barra que mede seu posicionamento ajuda a você sempre se manter ocupado em movimentar-se corretamente pelo campo.

    Deu pra entender mais ou menos?
    abraços!

  5. Danilo

    Otima analise de um otimo game, não vejo a hora de joga-lo na nova geração!!
    Bom mas por enquanto vou ter q ir jogandu no ps2 msm! hehe
    abraços
    fui…

  6. Pingback: Novidades que virão « Blog GoLuck

  7. Será q vocês poderiam me imformar como que eu faço para gravar algum lance durante a partida?

    É que eu faço vários lances lindos mais não sei como gravar para “zombar” dos meus amigos !

    hehehe!

    A plataforma é o xbox 360 !

    Muito Obrigado !

  8. Paulo: Seguinte, você pode gravar replays e dar upload pro server da EA. Basta ver o replay da jogada, demarcar o inicio e o fim na “linha do tempo” com os marcadores (traços na vertical) e depois apertar o botão de upload (que infelizmente me falta a cabeça agora qual seja). Mas ta escrito na tela, é só dar uma olhadinha.

    Eu ja tentei uplodear e consgeui. Só nunca tentei ver depois. Mas no site da EA tem váaarios gols e jogadas de usuários por lá…

    Tenta e depois me conta se conseguiu, ok? 😉

  9. Ae Parceiro,

    ótimo review seu sobre este jogo, comecei a jogá-lo semana passada e fico contando as horas pra chegar em casa e clicar em “load” hahahahah

    Então, sobre o game em si ele é bem bacana mesmo, mas ainda sinto um pouco de dificuldade com o joystic… os controles do winning eleven são bem mais simples de usar, e apesar de isso diminuir as possibilidades de jogadas bonitas é bem mais realístico, pois acredito que o que manda numa partida de futebol é a qualidade e rapidez no passe. só no videogame mesmo pra ver o aloísio do são paulo driblando daquele jeito hahahahahah

    bom, parabéns pelo seu post, ficou muito bom mesmo. e se vc quiser jogar uma partidinha online de fifa eu aceito :p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s