Análise: Call of Duty 4: Modern Warfare

CoD4 furou fila no GoLuck. Mas ele merece!Acho que você já deve saber que o novo episódio da série Call of Duty, que nasceu, cresceu e apareceu com cenários na Segunda Guerra mundial, agora mudou radicalmente (ou nem tanto) e em seu quarto jogo terá enredo e ação em tempos atuais.

Call of Duty 4 Modern Warfare não é apenas a evolução da série, e sim, um dos melhores títulos de 2007. Quer saber o por quê? Então acompanhe minha análise do jogo, que simplismente  furou a fila de jogos que estavam prontos para entrar no GoLuck, como Jericho, TimeShift, DK Barrels e outros.

Ah, antes de começar, queria agradecer a visita de todos vocês durante essa semana aqui no blog. Foi muito bacana o feedback que vocês deram para os posts, e espero encontrar sempre vocês por aqui. Amanhã eu descanço e não posto, mas podem ir até o Wii Brasil e conferir o WiiTV #3, que deve entrar no ar (se Deus quiser) Domingo cedo.

Oriente Médio Russo?

O enredo conta um embate entre os bonzinhos (que falam inglês) americanos e britânicos contra um grupo auto-denominado “Os Quatros Cavaleiros”, que é uma união entre um ditador do Oriente Médio e um grupo ultranacionalista Russo.

Você vai acompanhar os fatos não apenas na visão dos soldados que controlar (horas o britânico, outras o americano) mas também da visão de outros personagens, que acabam mostrando vários fatos importantes para a história.

Quer um exemplo disso? Logo depois da primeira parte do jogo você se vê sendo pego por um grupo dos “terroristas” (vou chamá-los assim, ok?), e dá uma voltinha pelo país desses caras no banco de trás de um carro que mais parece um Opala 75.

Durante o seu passeio, você vê soldados atirando, perseguindo civis, que correm ao perceber que o carro chega perto. Parece que as pessoas que estão te levando não são muito simpáticas nem para seu próprio povo.

Ao chegar em um local, o personagem é preso, e então um senhor de boina vermelha (esqueça qualquer referência do BOPE, por favor) chega perto e dá um tiro. E o jogo começa.

Os dois figuras fazem parte do grupo terrorista. E o bacana é que se dão bem.

FPS de primeiro batalhão

Em um ano onde foram lançados jogos como Halo 3 e Bioshock, é realmente difícil um jogo em primeira pessoa conseguir impressionar. E não é que Call of Duty 4 não conseguiu esse feito?

A grande característica da série sempre foi sua ação incessante, com tiros para todos os lados, gritos, granadas, explosões e muitos confrontos. E isso continua mais vivo do que nunca em Modern Warfare. Acho que esse foi um dos primeiros jogos de guerra real (esqueça GoW, Halo, etc) que conseguiu passar com tanta fidelidade a emoção de estar em um campo de baralha.

Convenhamos que a Activision está craque nisso. E o trabalho ficou tão bem feito, que os controles fluem perfeitamente até mesmo nas mãos daqueles que não são muito chegados em jogos do gênero.

Realmente eh dificil conseguir se fazer um FPS tao bom quanto esse novo CoD

Bem vindo ao século XXI

Um FPS para ser bom precisa de três atributos básicos: controles bons, ritmo e boa inteligência artificial. Call of Duty 4 tem tudo isso. De sobra.

Como estamos em uma guerra atual (ou em um futuro próximo, como a produtora gosta de dizer) você terá um equipamento digno de tropa de elite (ok, sem mais referências do filme). No jogo estarão a sua disposição cerca de 70 opções de armamentos de alta tecnologia, que variam de rifles de precisão (sempre salvadores) a até mesmo lança mísseis guiados por calor (ideais para derrubar tanques).

Durante os combates, seu personagem será apenas mais um soldado, e ao contrario de Rainbow Six ou Ghost Recon, ele não dá ordens para o grupo. Na verdade, acontece o inverso: seu capitão sempre estará gritando as ordens para o batalhão.

A ajuda de ataques aéreos é freqüente. Helicópteros aliados vão, na medida do possível, ajudar seu grupo a passar por algumas situações difíceis e derrubar alguns cenários para deixar você babando.

hora de usar verdadeira armas

Pra que tudo isso?

Gráficos são levados altamente a sério hoje em dia, e você sabe disso. São raros os casos de jogos como Portal, que brilham mais por sua criatividade do que pelos visuais em si. Mas Call of Duty é uma obra prima, e precisa de todos os atributos técnicos perfeitos.

Olhando de relance pode até parecer que os visuais de CoD4 estão normais, e até parecidos com os de Rainbow Six Vegas. Mas basta passar algumas horinhas de jogo para perceber que ele vai muito além disso.

Os efeitos de luzes produzidos em Modern Warfare são simplesmente impressionantes. Sombras, reflexos, penumbras, tudo é tão bem feito que deixa praticamente toda a cena que você ver foto-realística. E quando o óculos de visão noturna é ativado, podemos perceber que realmente a produtora trabalhou em cada pequeno detalhe. Imperdível.

O que torna os visuais ainda mais impressionantes é que tudo roda a 60 frames por segundo em cenários tão grandes quanto os de Halo 3. Talvez não tão abertos, mas eles são com certeza maiores que em Rainbow Six.

…Pra que isso tudo? E meu dinheiro?? Buaa quero esse jogo so pra mim!

Guerra de verdade

Não seja careta: a Segunda Guerra já deu o que tinha que dar, e Call od Duty 4 Modern Warfare mostrou que uma série pode mudar mantendo todos seus pontos positivos e conseguir ficar ainda melhor.

Parabéns a equipe da Activision e da Infinity Ward, que fizeram uma verdadeira obra prima, que vai levar muita diversão aos donos de um Xbox 360, PS3 ou PC (bombado).

Vocês sabem que eu adoro arriscar um chute, então aí vai: Call of Duty estará entre os “running ups” do titulo de melhor jogo do ano. Ele merece.

Call of Duty 4 Modern Warfare com certeza vai ganhar alguns premios, quem sabe o de melhor do ano? Dificil? Talvez…

Anúncios

32 comentários sobre “Análise: Call of Duty 4: Modern Warfare

  1. Wagner - The Old_RevenanT

    Participei do beta de CoD4 (Xbox360) e posso dizer que o multiplayer está matador (sem trocadilhos, afinal morri bastante…). As opções de jogo não são tantas quanto as de Halo 3, mas a customização dos personagens (ou classes) está demais. Você pode criar o tipo de combatente que quiser ou modificar os já existentes (Sniper, Assault, Heavy Weapons…), os gráficos já estavam matadores (gostei dessa palavra) no multiplayer, fico imaginando então no modo offline como deve ter ficado, espero colocar as mãos no jogo até o fim do ano.
    Essa foi uma semana bem movimentada por aqui né Lucas, você está de parabéns por abordar tantos assuntos diversos desse universo que tanto adoro! E que venha mais uma semana repleta no GoLuck!
    Ahhh quanto ao “jogo do ano” também acho que CoD4 estará nas primeiras fileiras, mas depois de assitir aos vídeos de Mass Effect fico tentado à arriscar que talvez o jogo da Bioware leve o título. E pra piorar a situação do meu bolso não é que esses jogos excelentes resolvem sair no mesmo mês! XD

  2. Da mesma forma que fui um pouco cético com halo 3 estou sendo com este jogo. Digo isso porque joguei o 3 no Wii (ok, eu sei que o jogo não é parâmetro pra comparações… mas é o que eu tenho) e achei bem comum. Nada que já não tenha sido explorado por MoH. Este tem, visivelmente, uma temática distinta, mas a marca Call of Duty me faz imaginar um jogo bom apenas, e não um mega blockbuster que veio pra destronar Halo.

    Aliás, você viu que um analista disse que CoD 4 vai vender mais que Halo 3? Só que a análise dele inclui CoD de todas as plataformas -_-

    Mas bem… vou conferir assim que o Lucas tiver o joguete ;P

  3. Wagner: Realmente CoD4 é matador!! uahauha E ta dificil arrumar grana pra comprar todos esses titulos de finm de ano >.<

    Rodrigo: CoD4 vender mais que Halo não é tão dificil mesmo, são 5 plataformas, se não me engano. Ai é facil, né ^^ hehe

  4. Estellinha

    Ahh depois que esse blog ficou diario e aumentou a fama fica dificil acompanhar cada detalhe 😉

    mas voce sabe que meu apoio mesmo nao estando explicito estara sempre firme e forte!

    Muito boa as materias e reportagens,namorado ficando famoso e divulgado por ai que eu nem consigo acompanhar direito :P,ai ai ai

    =**
    ILY

  5. Rafael

    O jogo é ótimo o melhor q eu já joguei na minha vida meu! (até agora)
    só um contra….é pequeno demais meu…zerei em menos de dois dias.
    Mas o resto tá ótimo

  6. Alex

    Caros Compaheiros de Jogos,

    Eu instalei o COD4 no meu micro, não apareceu erro na hora de instalar, mais quando eu abro o jogo aparece uma mensagem na qual não decorei e tem alguma coisa a vê com Tempo de execução.
    Eu abro o jogo faço o treinamento, assim que eu termino ele então me mostra a proxima missão, ao invez de ir para a proxima missão o jogo fecha sozinho.
    Quando eu clico no icone pra abrir o jogo e se eu aperta a barra de espaço pra cair direto no menu ele desliga ou fecha o jogo.
    vcs sabem me disser o pq esta acontecendo isso?
    Alguém pode me dar uma força?

    Des de já agradeço.

  7. Pingback: Papai Noel generoso « Blog GoLuck

  8. antonio carlos

    o jogo é bom. não é tão dificil de fechar, pois acabei de matar chefão. pensei que seria mais difícil. espero que o 5 seja mais longo para fachar.

  9. Nêmesis

    O Jogo eh FodásticoOoOo …
    Comecei a jogar ontem e jah viciei !!!
    Eh muito bem feito !
    Realmente um dos melhores q eu jah joguei (e naum foram poucos … XD)
    Mas infelizmente o game estah numa lingua estranha q eu naum sei nem qual eh ..
    Meio español, meiu francês, meiu …
    Ahhhh
    Nem sei …
    Mas q o jogo eh bom eh !!!!
    XD

  10. rodolpho

    perai!!!!dizer q o multiplayer de cod4 é decepcionante é foda,só se for o da versão do pc,pq a do ps3 tá um show,melhor online q já vi num game na minha vida.no mais

  11. lobelto

    jogo legdo comprei o jogo a duas emanas mas não roda adequadamente na minha maquina mesmo atentendo os rerireimentos recomendado…

    tenho um atlhon x2 dual core 6000+
    placa asus m2n-mx
    dois pentes ddr2 533mhz de 1 GB cada
    placa de video radeon x1550 512mb
    hd 160gb a 7200 rpm
    fonte 450w real

    mesmo jogando com a configuração no low e 800×600 pixe continua legado algem podeira me informar por disto, sendo que eu já baixei a atualisacão do catalyst

  12. RafaelM

    É cara, estou com uma configuração melhor q a sua e tenho o mesmo problema. Sabe pq? Essa maldita placa de vídeo. O Direct 10 dá muitos erros com essa placa. Estou trocando por uma 8800… Perdi a paciência…

    Core Quad 6600
    P5k Deluxe
    4gb RAM Kingston USA
    X1550 Series ATI

  13. Lord Wolf

    A Cruel evolução dos Hardwares, e dos mais cruéis requerimentos de Hardware que os jogos tem.

    Bom vocês foram economizar justo na placa de vídeo. Tenho um Core 2 Duo 2.66 a 1333Mhz com 2Gb de memória em Dual Channel da Kingston (as HiperX) a 800Mhz numa placa mãe Gigabyte DS3 usando uma placa de vídeo ATI Radeon X1650 Pro de 512mb e o jogo roda muito bem mesmo com as configurações gráficas altas incluindo anti-aliasing 4x a 800×600. Acho que o maior problema de vocês é estar usando o Windows Vista. Nada contra, mais jogar um jogo desses no Windows Vista com todos os recursos gráficos ligados tendo apenas 2Gb (“apenas”), é pra dá lag mesmo. Só o Windows já come pelo menos 700mb, mais o programa controlador da placa gráfica vai pra 1 Gb, acrescentando programas rodando em background como Daemon tools, anti-vírus, MSN etc, a ocupação da memória pode chegar a 1,3 gb ou mais, o que significa que só sobra uma merrequinha pro Call of Duty 4. A configuração que vocês possuem rodariam melhor se estivessem usando o Windows XP. Outra solução?
    Tenham pelo menos 4 GB de memória ram a pelo menos 800mhz, pois para deixa-los alerta quanto a explosiva evolução dos hardwares e do mais explosivo ainda requerimento de Hardware dos jogos, quando jogo o Call of Duty 4 aqui a memória fica cheia até 1.46 Gb, e olha que os efeitos do directX 10 nem podem ser ativados. Se eu reduzir tudo (o gráfico) fica em torno de 1,2 gb de memória ocupada. Onde as placas de vídeo caras entram? Bom se já tenho que rodar o jogo a 800×600 mesmo rodando bem (não fica 100%), imagine o próximo jogo da série, imagine se estivesse usando DirectX 10. Placas de 512mb de 350 R$ não dão nem pro “chero” com os jogos da nova geração. Imagine só, logo depois do Call of Duty 4 peguei o Crisis com um colega meu. O resultado, roda muito bem a mais de 60 FPS, se for tudo no low a 800×600 sem nenhum efeito ligado, ou seja um desastre. Claro que dá para colocar algumas coisas no médio e arriscar alguns no High como a física, que fica por conta do processador, o very high nem aparece, do mesmo jeito que no CoD 4 (este depende nível do DrectX 10). De vez enquando aparece alguém achando o meu PC muito poderoso, mas a verdade é que se eu quiser continuar ativando as opções gráficas no high ou Very High (de preferência) dos jogos eu vou ter que atualizar minha Máquina, que é de performance mediana, e descendo. Quando vejo os requerimentos mínimos desses super games cinematográficos, eu vejo uma clara mensagem dos fabricantes de games dizendo “Tomem vergonha na cara e comprem um computador que preste”. Pois é, e ainda tem gente querendo usar o PC por mais 4 anos. Bom se você gastou uns 6.000 numa máquina com peças muito bem escolhidas e a bom preço (o que não quer dizer barato) talvez você chegue perto dos 4 anos sem sentir que algum jogo está ficando pesado. “Talvez”…

  14. Carlos

    Bom dia…
    Gostaria de saber como se passa a fase onde tenho que capturar o filho do ZARKAEV, o que corre muito e nao consigo pega-lo.
    Agradeço a ajuda desde já.

    Carlos

    1. nois

      quando vc chega ate no lugar onde os caes começam a te atacar, vc corre para a esquerda e entra em um beco, logo a frente vc continuara a correr ate um predio onde o safado vai cometer suicidio.

  15. Wolney Mororó

    Meu amigo…Esse jogo é um dos melhores que eu já vi tanto no single player como no multiplayer….

    Principalmente multiplayer…A variedade de habilidades que você vai ganhando durante os games…A motivação de subir de patente para desbloquear as habilidades e as armas…Sem contar que no modo multiplayer ainda há algumas missões a serem feitas…E o realismo do jogo quando colocado em hardcore?? Nooossa senhora….Nuuunca vi um jogo desse…O gráfico hoje em dia a maiorias está ficando num mesmo nível, mas mesmo assim ele se destaca…

    Enfim….como já dito anteriormente é FODÁSTICO ahahahah

    P.S: O modo multiplayer so joguem em LAN…

  16. joabi

    ai galera preciso de ajuda moror nos EUA e tenho o call of duty 4 no pc mais nao consigo jogarcom a turma do brasil o q faser para jogar com a galera brasileira

  17. Wolney Mororó, você está muito errado, o Call of Duty 4 ; Modern Warfare não é só em LAN que se joga em multiplayer, dá em Internet, LAN,Favoritos(Favorites), etc…
    Mas o jogo é muito bom! Virei ele em 5 horas, é poco mas as fases são muito legal, na hora de capturar um cara lá, (me esqueçi o nome) chega o Cpt. Price arrombando a porta e metendo soco na cara do loco, perfeito,muito bom, nota 10!

  18. marcio

    Comprei o Call of Duty 4 modern warfare Área 1 mas só aparece em preto e branco. O modelo do conSole é CECHL12 e no manual de instruções, há informações que roda discos das regiões 3 e ALL. Porém, eu tenho outros discos também da área 1 que rodam sem problemas (em cor). O que posso fazer para conseguir rodar o call of duty 4 colorido?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s