Live: ela faz a diferença

Rede Live completa 5 anos com estiloSonystas e Nintendistas podem me xingar a vontade. Até porque, acho que ser “ista” hoje em dia não é algo tão inteligente, visto que cada plataforma oferece diferentes vantagens e experiência para os jogadores.

E o assunto de hoje discute exatamente isso: o que será que os jogadores julgam como essencial na hora de pensar em comprar um console next-gen?

Resumindo a Live

O que percebi quando conversava com vários jogadores foi que a rede Live foi uma das indicadas como grande responsável pela opção na hora da compra.

Como você deve saber, a Live não é apenas o meio do qual os jogadores de Xbox e Xbox 360 se conectam a internet. Ao contrário da rede Wi Fi da Nintendo, por exemplo, a rede da Microsoft oferece inúmeras vantagens para os assinantes do serviço.

As opções são enormes: faça download de vídeos, demos, jogos clássicos, trailers, imagens, temas para personalizar seus menus, e agora até mesmo jogos completos do antigo Xbox. Sabia dessa?

Por uma média de preço de US$15, os assinantes da Live do Xbox 360 poderão baixar jogos como Halo e Psychonauts. Confira a matéria completa com mais detalhes aqui.

O grande segredo da rede Live é a facilidade e a enorme variedade de opções disponöeis

Diferencial?

Perguntei a várias pessoas o que era conclusivo para elas na hora de escolher um console para comprar. Rodrigo Santos, que trabalha em loja de games, diz que para ele o mais importante é a variedade de jogos disponíveis para a plataforma.

Já Eduardo Argañaraz acredita que a versatilidade do console é o que o torna mais atraente. Para ele o Wii atrai, pois sua jogabildiade diferenciada torna cada partida diferenciada. No Xbox, Eduardo diz que o modo online torna o console atrativo, pois a rede Live é bem feita e de fácil acesso. “Acho que hoje em dia ela (rede online) é muito importante, porque traz um fator totalmente novo, ampliando o “replay value” dos jogos à níveis quase infinitos. Quando você joga online, um jogo nunca é igual ao outro.”

E não é só Eduardo que valoriza o valor da boa qualidade dos modos online, para Rafael Inácio, uma boa opção online é essencial para quem pode adquirir tal serviço. Ricardo Galacho, jogador assíduo do clássico Counter Strike, acredita que jogar uma boa qualidade de um serviço online é extremamente necessário nos consoles, e pega como exemplo o sucesso de seu jogo favorito.

A diversão de se jogar online é incoparavel. E a rede Live sabe como fazer isso perfeitamente nos consoles de mesa

Na mosca!

Quando perguntei à algumas pessoas se elas julgavam importante ou não jogar online, todas que responderam que não acham tão importante, nunca haviam se quer jogado online em algum console.
As coisas mudam quando algumas pessoas que disseram que jogar online é importante, afirmaram ter mudado de opinião após ter conhecido a rede Live, como o próprio Rafael Inácio.

A Microsoft mordeu a fatia correta do bolo: sua rede Live completa 5 anos e mostra que utilizar recursos online satisfaz muitos dos jogadores hardcores, e foi assim que ela conseguiu o espaço que ela possui hoje no mercado.

É difícil arriscar saber qual será o futuro dos games. Muitos pesquisadores e jornalistas já disseram que o mundo online irá dominar completamente, e talvez a Live, do jeito que ela está hoje, seja um dos primeiros sintomas da confirmação dessas previsões.

Esse post foi também em comemoração a esse sistema, que merece aplausos de todos, pois se não fosse pela iniciativa da Live, não teríamos hoje um esforço das outras produtoras para tentar competir e melhorar seus serviços, mesmo que seus servidores ainda não agüentem o tranco.

Halo 3 é um dos maiores exemplos do sucesso da rede online da Microsoft

10 Responses to “Live: ela faz a diferença”


  1. 1 Wagner - The Old_RevenanT 14 novembro, 2007 às 7:54 am

    Ahhhhhhh a Live, não há muito o que dizer pois as opiniões coletadas já disseram tudo, realmente ela faz MUITO a diferença, posso afirmar com convicção que um dos fatores mais importantes no momento que resolvi comprar o X360 foi a presença da Xbox Live.
    Não só para jogar, pois hoje ela agrega tantos fatores juntos que o multiplayer e só parte do sistema. A real interação que ela disponibiliza entre os jogadores é incrível fora o conteúdo extra que mesmo limitado por aqui (Brasil) ainda oferece demos, vídeos e packs diversos. Imagina quando a IPTV estiver implementada na Live tb…
    Recebi com muita alegria a notícia de que agora teremos tb o nosso “virtual console”, pena que meu HDD é o de 20gb, mas até lá posso acabar descolando um de 120gb, afinal agora valerá muito a pena.

  2. 2 Sardo 14 novembro, 2007 às 8:00 am

    Ainda não tive a oportunidade de jogar na Live.
    Mas creio que é mesmo o que todos dizem.
    Joguei alguns games online no pc e no VG (DreamCast ainda) e é legal, mas ainda opto por multiplayer real.
    Só que aí não tem, é gosto pessoal. xD

    Mas vai que a tal da Live não mude isso, né?
    Só tendo um XBox pra saber.. E eu já fiz a minha escolha..
    Quem sabe num futuro distante (ou próximo… megasena *-*)

    =P

  3. 3 Lipedal 14 novembro, 2007 às 1:09 pm

    Nossa, post profissional, com direito a pesquisa de opinião pública e tudo! 😀

  4. 4 Marcos Diniz 14 novembro, 2007 às 1:17 pm

    Cara primeiro gostaria de agradecer pelas palavras no meu Blog, são raras lá, principalmente por pessoas do ramo, no qual um dia gostaria de fazer parte.

    Sobre a Live,

    Concordo com você, acho que diferencial do 360, tirando as 3 red lights. A Sony ainda está em débito com sua rede e o Wii acho que deveria sair do armário, se me permite dizer, rs.

    A live é contríbui para uma longividade ao jogo, por exemplo, eu terminei GEARS of WAR a uns 6 meses atrás, mas é um dos jogos que eu mais jogo. Jogar Gears on-line é muito bom, ainda mais que fiz amigos pelo jogo. Realmente essa coisa de dizer que vídeo game isola as pessoas é coisa de Thompson mesmo.

    Parabéns pelo último programa da Wii Tv, gosto muito da Nintendo, tive todos os consoles menos o Wii, que vou pretendo aquirir em adquirir em breve.

  5. 5 Youta 14 novembro, 2007 às 1:50 pm

    Realmente, a Live é bastante interessante porque é uma rede que funciona muito bem, até onde eu sei. Não tive a oportunidade de jogar na Live ainda, mas gostei da possibilidade de baixar muita coisa e putz, jogos antigos completos? Que maravilha! Apesar de não ser o console que mais me atrai, é um concorrente de peso para mim, ex-sonysta que se decepcionou muito com o Ps3 até agora. A nintendo preencheu o vazio que a Sega deixou quando foi pras cucuias, além de trazer jogos em grande parte, no mesmo estilo.

    Mas ainda quero ter a oportunidade de jogar Halo 3 Single e Multi em algum console, que vou roub…*cof,cof* emprestar do Lucas, do Assopre a Fita algum dia =B
    Ele ainda não sabe que vai me emprestar, mas ele vai… =D

  6. 6 Teo 14 novembro, 2007 às 9:45 pm

    A live é fantástica, o material agregado a ela e as jogatinas on-line que ela proporciona valem cada centavo gasto nela. Também continuo a jogar Gears of War e ainda vou jogar um bucado Halo 3 (quando meu xbox voltar da garantia(3RL existe mesmo!)). Espero que meu console chegue logo pra eu aproveitar as coisas de graça que vao ser oferecidas agora em comemoração aos 5 anos de live 😀 !

  7. 7 Eduardo 14 novembro, 2007 às 11:12 pm

    E o que deixa o Playstation 3 mais pra baixo ainda é o fato dele e não ser mais do que um “simples” Playstation 3.

    Sem inovações no gameplay, sem propostas novas.
    Só upgrade na mesma família de videogames.

    Isso é comodismo que algumas empresas adquirem no mercado depois de alguns anos de boas vendas.

  8. 8 Lucas Patricio 14 novembro, 2007 às 11:41 pm

    Marcos: Eu que agradeço! Seu blog ja ta aqui no meu blogroll. Voltem sempre 😉

    Youta: Quando você jogar Halo online você vai ver o poder da Live evai se apaixonar, assim como muitos.

    Teo: Infelizmente o problema ainda existe, mas nos modelos de 2007 (com HDMI e Elite) está muuuito dificil de acontecer. Pelo menos por enquanto. O meu 360 (HDMI) até agora nunca apresnetou problemas de aquecimento excessivo.
    Bom ver sua visita por aqui, volte sempre também 😉

    Eduardo: Mais um novo visitante aqui no blog, que coisa boa ^^ Concordo com você. Acho que a Sony se acomodou pensando que apenas a marca iria vencer essa geração…A coisa ta bem diferente disso…

  9. 9 Rodrigo 15 novembro, 2007 às 12:01 am

    Eu sou um cara que preza pelo single player. Sei la, eu gosto. Mas nao estou dizendo que o online eh desnecessario. O meu tempo na Live foi curto, mas o pouco que pude aproveitar, aprovei. Depois de algumas partidas, fiquei desejando que o meu Wii tivesse uma rede tao solida (tanto eh que estou me cocando para ter o 32-player do novo Medal of Honor). Depois de experimentar a opiniao muda mesmo. Antes eu nao dava muita bola, mas hoje eu fecho um jogo no meu Wii e penso “po.. acabou?”. Se rolasse um online a jogatina era eterna. MAAAAS, como eu disse antes, prezo muito pelo single player. Algo que eu venho notando eh que certos jogos blockbusters tem forca no multi mas deixam a experiencia single meio que curta demais. Halo 3, Gears of War e Call of Duty 4 estao ai pra confirmar. Tenho medo que isso se torne tendencia e que os jogos virem apenas Counter Strikes com graficos super desenvolvidos. Mas nao sei se a pouca duracao do single player eh devido ao online ou se eh por falta de espaco nos discos. Vai saber. Rede online? Otimo, lindo e maravilhoso. Mas tambem quero ter o meu momento introspectivo na frente da telinha. Eu e o console, nada mais. Historia, jogabilidade e diversao. Bom, quanto mais, melhor, entao que foquem tanto no on quanto no offline.

    OUVIU, NINTENDO? ONLINE! ESTAMOS QUASE EM 2008! COMPUTADORES TEM INTERNET HA MAAAIS DE DECADA. NAO DA MAIS PRA IGNORAR ISSO!


Deixe um comentário

novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

