Sony: Sorte ou Azar?

Problemas ou coencidencias?A produtora responsável pelo console mais vendido até hoje está tendo problemas com seu videogame de nova geração. O Playstation 3, apesar de finalmente parecer ter engrenado nas vendas, anda tendo problemas sucessivos desde a ultima atualização de seu sistema.

O primeiro problema foi com Call of Duty 4, onde no meio das partidas online o jogo parava com uma tela de erro, que indicava que os servidores ainda não estavam prontos para tantos acessos. Ainda bem que Halo não foi lançado para PS3.

Espero que eles arrumem esse tipo de problema até MTG4 chegar, porque já estão dizendo que o titulo tem que vender um milhão no primeiro dia, para começar a pagar os custos (enormes) com a produção. E isso porque é um Metal Gear.

Depois da gafe do CoD4, foi a vez de Assassins Creed causar problemas para os donos do console. Uma parte de jogadores reclamou que o jogo travava durante telas de loading, e a Ubisoft está trabalhando pata um patch de correção.

E para fechar a lista de problemas que aconteceram nesses últimos dias conturbados, um lote de guitarras de Rock Band está apresentando problemas, e a EA terá que trocar as peças. Tudo bem que nesse caso a culpa é exclusivamente da EA, mas que estranho isso ter acontecido somente no PS3, não?

Quando tudo parece melhorar, as coisas acabam virando novamente contra a Sony. Será que isso passa em 2008? Eu espero que sim.

11 comentários sobre “Sony: Sorte ou Azar?

  1. Wagner - The Old_revenanT

    Azar… será que isso existe mesmo, nunca acreditei nessas coisas de sorte e azar, mas se o azar realmente existe ele tem acompanhado o PS3 desde seu lançamento.
    Ainda acredito que o PS3 possa se tornar um plataforma mais representativa nessa geração, ele tem o hardware para isso, tem o legado de reconhecimento deixado pelos seus predecessores só faltam agora os títulos dignos de tudo isso…
    O problema com a jogatina online de CoD4 foi mesmo ridículo, mas muitos já esperavam que algo assim pudesse acontecer o que eu considero imperdoável.
    Espero que o ano vindouro traga mais “sorte” ao PS3 já que hoje a concorrência com o X360 é mais ideológica do que prática, afinal com a “tal concorrência” nos gamers só temos a ganhar e isso só vai começar a acontecer quando as produtoras enfim dominarem os contratempos de desenvolver para o console.

  2. Camilo

    O maior problema do PS3 foi que a Sony tentou empurrar goela abaixo de todo mundo o Blu-ray, e poucas pessoas aceitaram esse tratamento.
    E quanto ao Rock Band, que bom que é só com o PS3, assim posso comprar o meu de X360 tranqüilo.

  3. Amigos,

    Primeiro Não sou Sonista, mas vamos levar algumas coisas em consideração;

    – Os erros nos jogos, COD4, RB e AC; Acredito que esse tipo de erro que são diferentes de um jogo para outro. AC é erro da própria empresa desenvolvedora que culpa o firware da Sony, já o outro é um erro de estrutura, ou seja, servidores de menos e usuários de mais. Rock Band é da EA e em se tratando de EA alguém quer algum comentário?

    Não quero dizer que isso é normal, não é! Mas como o PS3 não vem bem das pernas, somente melhorou um pouco, o mercado se diz no direito de comentar isso ou aquilo do console, que errou em colocar o Blue Ray no seu aparelho? Não! Ele só adiantou uma tendência! Quem não lembra a era dos Cartuchos que era defendida com unhas e dentes pela Nintendo?

    – Outra coisa que não faz muito sentido referente as críticas do sistema on-line da Sony, é que o serviço em si fez 1 ano quase agora, ou seja, até a empresa conseguir implantar algo com excelência demora, e acredito eu que os problemas cada vez mais serão raros isso sem contar que o serviço do PS3 é gratuito e teoricamente isso gera mais problemas.

    – Sobre o último Firware; no próprio 360 existem erros! Alguns travam jogos, principalmente em DEMOS. Outros erros são idiotas que irritam. Querem um exemplo?

    Na listagem de JOGADORES que não seus amigos mas que somente jogaram com você, muitas vezes aparece que o usuário X está jogando um determinado jogo, por exemplo; no caso Gears. E que há possibilidade de entrar na sala. Quando vc tentar acessar o sistema pede para inserir outro jogo, no caso COD4! Ou seja, Cerveja? Não! É que na verdade ele não está jogando Gears, ele está jogando COD4! Então por que aparece Gears para mim com possibilidade do usuário compartilhar aquela partida? BUG!

    Conclusão; Não há atualização do que o usuário está jogando.

    Outra coisa chata é um problema no COD4 para 360. Os jogadores de COD4 na lista de amigos não aparecem jogando COD4! A mensagem que é exibida é ON-LINE apenas.

    Há outros pequenos erros que pode citar, mas é claro que os BUGS da Sony sempre serão os maiores. Quer um erro que desmoraliza o console da MS? As 3 red lights, todo dia quando jogo penso nelas, já que meu console já foi pego por elas em menos de um ano que fará em 25 de dezembro agora. Fico pensando quando será a segunda vez?

    – Não acho que o console da Sony vencerá a Batalha da nova Geração, que ao meu ver é ridícula. O Wii já venceu, isso é fato! Porem, na real, na jogatina, quais são os console mais jogados? Há um tempo atrás saiu uma pesquisa que deixa bem claro que muitos jogadores que compraram seu Wii simplesmente não usam o aparelho, ao contrário dos dois concorrentes! Eu chamo isso de Síndrome de Tamagochi! (Rs) Quem quiser depois eu explico.

    Não levem pelo lado no qual eu não gosto do Nintendo Wii, pelo contrário, no ano que vem vou adquirir o aparelho, não vejo a hora de “Viajar(rs)” no Mario Galaxy, inclusive no qual sou muito fã. Mas vejam que há cenários muito diferentes em relação as plataformas.

    Para finalizar,(Acho que escrvei um pouco demais) o PS3 vai superar o 360, acredito! E talvez em 2008! Já o Wii continuará a vender e vender e inovar, pois ele merece estar na posição.

    Mas e os problemas? Vão ocorrer sim! Principalmente nessa era de Firware que pra muitos é coisa nova. Mas não será na Sony, sera em todas as plataformas cedo ou tarde.

    A única coisa que a sony fez de errado, eu acho que foi somente no HYPE do PS3. Soltaram várias declarações exageradas, mostraram vídeos que não condizem com a realidade do console, enfim, mas isso já passou! Talvez o aparelho não deva pagar por qualquer problema que ocorra, até porque ele é um dos mais desejados entre os jogadores tanto quanto novos e os mais veteranos. Ou vai dizer se vocês pudessem ter o PS3 não teriam?

    Eu ainda não fiquei louco.

    Até mais.

  4. Marcos: Releve os erros, completamente normal quando se está comentando algo 😉

    Mas me permite discordar de você em alguns pontos.

    -Os erros da Sony podem não ser “culpa” da propria empresa, mas erros de códigos e bugs, podem ser resultados da dificuldade encontrada para se programar para o console.

    Os bugs que vc citou do 360 são nada comparado ao fato de um jogo que você pagou $59 simplesmente travar!

    -A desculpa que a PSN só está ha um ano no mercado não cola. A partir do momento que uma empresa investe em um sistema ou em uma idéia, ela tem que ser bem feita. Talvez por isso que a Home esteja demorando tanto. Se você acha que não vai dar conta, simplesmente não fça. Atenção: não estou dizendo que acho que não deveria existir o sistema online da Sony, só acho que eles deveriam saber que esse tipo de coisa poderia acontecer. O usuário final nunca pode sair prejudicado.

    -O Wii já venceu essa geração? Cuidado. Eu acho o console da Nintendo fantástico, mas ainda tenho minhas duvidas sobre a regularidade dele. O DS é fantástico porque tras muitos jogos e séries originais de muita qualidade. Até agora, nada além dos titulos First Parties impressionaram no Wii (ok, pode citar uns dois que vem a sua cabeça. Mas não passa disso). Exatamente como o G.Cube.

    -Acho que atualmente a Sony está para entrar em campo para uma partida de final de copa do mundo. 2008 será o ano decisivo para saber se o PS3 engrena de vez ou não. Só com MTG4 a coisa fica dificil. O sucesso do PS2 foi exatamente as inumeras franquias exclusivas, algo que o Playstation 3 ainda peca, e muito.

    -Sobre as 3RL: é um problema real. A Microsoft reconhece e te dá 3 anos de garantia. Acho que essa medida encerra a discussão sobre isso.

  5. Poxa cara ainda não me convenci sabia?

    Vamos lá, acho bacana temas com discuções construtivas!

    – Sobre esse lado da programação para jogos do console. Estranhamente todos os consoles da Sony diziam a mesma coisa. É o mais difícil de se programar é a plataforma com mais frescura, resultado; O PS1 e o PS2 são os consoles com jogos mais vendidos, até agora, com centenas de títulos.

    No caso da trava o AC, nunca iremos saber quem é o culpado, mas pode ter sido também um problema de troca de informações, a Sony deveria ter passado a atualização do firm antes para UBI poder fazer as modificações necessárias para não ocorrer este problema. Coisa de Kits de desenvolvimento eu acho.

    Mas realmente você tem razão em pagar XX pelo produto e ele não funcionar. Sem dizer então em pagar R$ 2.499,00 em um XBox 360. Essa de estender a garantia para 3 anos, não cola. Pra mim nem se a garantia fosse até a Copa 2026. É algo completamente vergonhoso, pagar toda aquela quantia em um console, que não deixa de ser um investimento, para usar menos de um ano e quando precisar de uma assistência, demora 3 meses para devolução. Isso é um BUG mesmo, comparado com as demais coisas, fora que é muito, muito, muito frustante, principalmente que ocorreu comigo e muitos amigos passaram pela mesma situação.

    – Sobre os bugs que eu citei, me referi que a Live não é perfeita como alguns dizem, é muito bacana, porém peca em alguns detalhes, principalmente para nós Brazucas. A rede da Sony está longe de ser igual a LIVE e pelo simples fato de não ter a mesma bagagem que o serviço tem. São 5 anos de jogatinas! Cara, são estruturas bem diferentes.

    – Como eu disse sobre o Wii vencer nessa geração referi aos console convecionais, não aos portateis, com certeza o DS é um fenômeno, mas sobre os consoles convencionais é claro que exagerei dizendo que o Wii é o vencedor, mas está muito difícil passa-lo em vendas. Ele é um fenômeno, tem a aceitação da mídia, é POP ter um Wii. Quer fórmula melhor que essa?

    Agora concordando com você a respeito do Wii, realmente o aparelho tem poucos títulos First Parties, e é isso ao que me referi sobre a Síndrome do Tamagochi. Vendeu que uma beleza, mas e depois?

    Concordo também contigo sobre franquias do PS2 o PS3 tem poucas, eu contei algumas somente; God of War, Final Fantasy, Metal Gear Solid e Kilzone, esqueci alguma? Mesmo assim acho que vai haver uma engrenada no console da Sony sim, inclusive por causa de jogos como Winning Eleven e os que citei acima e claro, coisas novas que deverão surgir com o tempo.

    Cara, mesmo assim valeu pela troca de idéia, realmente esse é assunto é para mais de páginas…

    Até a próxima…

  6. Marcos: É para discussões assim que eu acredito que existem os blogs 🙂

    Vamos a tréplica, hehe

    – Realmente o PsOne e o PS2 tiveram um primeiro ano dificil, mas ainda acho que o PS3 passa por maiores dificuldades devido a boa concorrência dos dois outros consoles.

    – 3RL é um saco, realmente. Mas só de saber que você terá a assistencia, bem, é um grande passo. Outro fator que tranquiliza é que os modelos 2007 estão mais estáveis. Mas foi um mega papelão da M$, com certeza…

    – A quebra de paradigmas do Wii é algo que assusta. Ver pessoas que eu nunca imaginei jogando, é algo que não tem preço. Mas para nós, gamers, o buraco é mais embaixo. Mas tem que ser mesmo, a gente não pode engolir um monte de jogo sem nenhuma qualidade só pq a Nintendo ta enriquecendo milhões todos os dias.

    – Essas franquias que você citou deve ser as grandes responsaveis para uma ascensão do console. Adiciono a lista Tekken 6, ainda exclusivo.

    É isso aí Marcos, até a proxima discussão 😉

  7. Nossa! Que discussão ;P

    Marcos: vale lembrar que as vendas de Wii no Japão estão caindo quase que constantemente. Nos EUA tá firme e forte, muito obrigado. Ainda tá em falta em vários lugares. Mas não vamos esquecer que o PS3 foi divulgado como “o console pra durar 10 anos ou mais”, então ainda tem muita poeira pra levantar (ou comer). Até agora, se as previsões tiverem certas, o PS3 é ainda um feto, e não um velhinho esclerosado.

    O 360, apesar das ameaças constantes, tá no topo. Nem sempre em vendas, mas no coração de grande parte do público não-casual. Eu, que há um ano atrás odiava ele, hoje quase amo. A gameteca dele está muito a frente da concorrência. “Ah, mas tem um ano a mais bibibi”. Ok, tem mesmo, mas a quantidade de jogos bons em cima de ruins é maior que nos outros consoles. Falando nisso, a hora que pararem de fazer jogos de PSOne pro Wii, ele fica realmente estabilizado.

    Vou voltar a trabalhar =)

Deixe um comentário

