Melhores do Ano: Visuais, Trilha e Inovador

Hoje a premiação é tripla: gráficos, trilha sonora e mais inovadorApós conhecer os melhores de todas as plataformas, agora é a vez da premiação por categorias. Hoje os premiados serão aqueles que mostraram em 2007 excelência técnica nos visuais/gráficos e na qualidade da trilha sonora/efeitos de som. Além também do game mais inovador do ano.

Tem algum palpite para quem poderá vencer alguma dessas categorias? Então dê uma lidinha nas regras e confira mais vencedores do Melhores do Ano 2007 GoLuck.

Ah, a partir de hoje você confere pequenos detalhes sobre os Running Ups, ou seja, aqueles que quase chegaram lá.

Melhores Visuais/Gráficos do Ano

Sejamos sinceros: quem não gosta de ver ou jogar aquele titulo que faz ficar com queixo caído na frente da TV de tão bonito que é? Claro que todos nós gostamos.
Uma das maiores discussões é saber se os gráficos são ou não essenciais para um bom jogo. Bem, acho que o que define um belo visual não é sua proximidade com a realidade, e sim, a qualidade e o impacto do mesmo com o próprio jogo.

Então chega de embolação e vamos ver quais foram os games que nos encheram os olhos em 2007.

VENCEDOR
Mais um prêmio para o bigodudo

Super Mario Galaxy é majestoso em todos seus quesitos técnicos, mas seus visuais são simplesmente fantásticos. Para explicar isso, basta ligar o jogo (em qualquer TV, pode ser até de 14’’ mesmo) para sacar que Mario nunca esteve rodeado de tantos detalhes minuciosamente trabalhados para deixar você pensando: “Meu Deus…Que coisa linda!”.

Uma das cenas que prova isso que eu acabei de dizer é uma onde Mario foge de uma erupção de um vulcão no meio de uma fase, e você vê o bigodudo vindo em direção à tela e a explosão de fundo, com todo aquele brilho, estrelinhas e um capricho sem igual em cada detalhe.

Claro que os concorrentes são muito fortes, como você pode ver os Running Ups (logo abaixo), Bioshock é de uma excelência visual excepcional, e fica realmente difícil escolher quem é melhor. Mas a decisão realmente foi tomada devido ao choque que cada um dos jogos me deu, e acredite, Super Mario Galaxy é chocante.

Running Ups
-Bioshock
Rapture parece realmente existir, tamanha a qualidade visual das texturas e cenários. Isso sem falar nos efeitos de luz, fogo, água e tudo que se move (ou não!) durante a aventura. Nota 10.
-Crysis
Uma das principais características de Crysis é exatamente sua qualidade visual, que é muito próxima da foto-realística. Tenha um PC poderoso e veja do que estou falando.
-Call of Duty 4
CoD4 é bonito em todos os sentidos e em todos os consoles. Desde o DS até o PS3 e Xbox 360. Tiroteios emocionantes com visuais de cair o queixo.

——————–

Melhor Trilha Sonora / Efeitos de Som do Ano

Dizem que jogo bom é aquele que você pode fechar os olhos e acompanhar sua qualidade apenas com os ruídos, sons e musicas presentes. E não é que é verdade? Todos os finalistas dessa categoria podem facilmente fascinar você de olhos fechados. Duvida? Então abra bem os olhos (agora) e leia quem são os jogos com melhores trilhas e efeitos de som.

VENCEDOR
Bioshock é um exemplo de como se fazer e escolher o audio de um game

Imagine um filme de Holywood mudo. 80% da graça e da emoção se perdem, não é verdade? E apenas uma boa seleção de trilhas sonoras é que pode dar vida a um filme. E assim acontece com Bioshock.

Rapture, a cidade criada para ambientar os acontecimentos do jogo, ganha vida com a qualidade impecável das musicas e efeitos sonoros aplicados. É de arrepiar os pelos da testa como cada trilha se encaixa perfeitamente em cada momento, e depois elas acompanham essas lembranças em sua cabeça de maneira impressionante.

Bioshock é um exemplo de excelência em áudio. É simplesmente perfeito do começo ao fim. Quer provas? A próxima vez que for jogar feche os olhos, ouça, e verá que não estou nem um pouco errado.

Running Ups
– Super Mario Galaxy
Ouvir grandes clássicos do bigodudo em versões orquestradas durante a aventura no espaço me fez chorar. E não é porque sou chorão não, e sim porque ele realmente emociona.
– Rock Band
Uma seleção de músicas que conta com mais de 50 trilhas repletas de rock para todos os gostos não poderia ficar de fora dessa categoria, até porque, aqui você pode controlar o som de três instrumentos e ainda cantar.
– Halo 3
A campanha de Halo 3 é cinematográfica, e assim como Bioshock, você sente toda a imersão na ação devido a ótima escolha das trilhas. Épico.

——————–

Game mais Inovador do Ano

Em uma indústria que todo os anos é abastecida por milhares de novos títulos, uma das coisas mais difíceis de fazer é conseguir inovar com qualidade. Alguns tentam com pouco sucesso (Killer 7, 2006) outros com muito (Okami, 2006).

Mas a verdade é que todos nós sabemos que inovar tem seu preço, e às vezes por mais inovador que seja o game, as vendas nem sempre acompanham a qualidade. Ou será que nosso vencedor vai mudar isso?

VENCEDOR
Portal é além de inovador, é engraçado, viciante e tem um dos finais mais recompensadores de todos os tempos. Ou quase

Quem esperava que na caixa laranja da Valve um joguinho com cerca de três horas de duração iria ser um dos grandes motivos para se adiquirir The Orange Box? Portal é espetacular.

A idéia é muito simples: você está preso em um laboratório e precisa escapar. Para isso, você tem a ajuda de uma arma que abre portais e a genial companhia de uma voz de um robô, que a todo o momento mantém você imerso no game e sorrindo, com as diversas piadas.

Não é apenas o humor negro que deixa Portal atraente, e sim seu conceito de misturar um FPS com um puzzle e conseguir um game de qualidade assustadora. Vai a dica: termine Portal e veja como até mesmo o final é recompensador.

Running Ups
– Rock Band
Se juntar 4 pessoas na mesma sala ou ao redor do mundo para formar uma banda virtual não é inovador, então não sei o que é…
– Picross DS
Uma formula muito antiga, que renasceu no DS com uma qualidade excelente. É difícil não deixar-se levar pela formula simples e ao mesmo tempo, inovadora do game.
– Puzzle Quest: Challenge of the Warlords
Uma mistura arrojada que se tornou um ótimo passatempo. Seja onde for, Puzzle Quest diverte os novatos e os veteranos em games.

——————–

ANOTHER TAKE (por Wagner Araújo): Heheheheheheheh hora de instaurar a polêmica no GoLuck já que eu discordo de algumas escolhas do excelentíssimo senhor editor-chefe Lucas Patricio :).
Vamos começar pelo começo: Mario Galaxy é bonito mas Bioshock é fenomenal, o efeito claustrofóbico do cenário, ou a imensidão quando se olha pelas janelas ou corre através dos corredores-tubos é demais, então para mim nessa o bigodudo fica em terceiro lugar pois Call of Duty 4 demonstra um fator realismo tão grande durante os combates (com recriações perfeitas das locações) que só não ganha em primeiro lugar pois Bioshock tem o fator originalidade contando a seu favor.
Indo para a trilha sonora não tenho o que discordar, até hoje ouço as músicas de Bioshock disponibilizadas pela produtora para download e não me canso delas (Camilo quando você vai me emprestar Bioshock? :p).
Hummmmm game mais inovador… nesse quesito eu discordo da escolha de Portal, não pelo fato de não ser inovador, mas pelo fato de fazer parte de um pacote. Vou tentar explicar o que eu penso: se Portal fosse lançado fora do Orange Box mereceria o prêmio, mas como parte integrante do pacote não. Por que? Bem, vejamos, eu considero o game como parte de um todo (o The Orange Box), ao fazer isso os produtores arriscaram lançar um game que não teria força se lançado sozinho por isso o fator inovação não tem tanto “peso” nele. Para mim inovador foi Rock Band, ele pegou as diretrizes de Guitar Hero e elevou a um patamar maior, inovou por permitir uma jogabilidade única e ao fazer os jogadores (espero incluir-me nesse grupo em breve) apostarem num pacote caro por diversão que vai além de gráficos maravilhosos e frames por segundo.

Espero que o Lucas não me demita depois desse Another Take…

——————–

Estamos entrando na reta final da nossa premiação. Amanhã teremos os prêmios de melhor jogo single e multiplayer, além também de coroar a grande decepção do ano de 2007.

Não deixem de postar suas opiniões e de visitar o GoLuck no penúltimo dia de premiações.

Anúncios

12 comentários sobre “Melhores do Ano: Visuais, Trilha e Inovador

  1. Sardo

    é complicado comentar.
    até mesmo porque eu não joguei muito (leia-se nada) do xbox 360. o que joguei foi pouco de pgr4 e halo3, só.
    aí não tem memso como comparar com tais títulos.

    o galaxy é o melhor jogo do wii. isso é fato.
    agora se desbanca o tão aclamado bioshock aí só jogando pra ter certeza.

    mas realmente o galaxy tá lindo. tanto em som, quanto jogabilidade e visual. bah.

    me deu vontade de voltar a jogar xD~

  2. Visuais: Galaxy é bonitão mesmo, mas tenho lá as minhas dúvidas. Em breve vou escrever algo sobre no blog, mas não sei quando.

    Trilha: Eu joguei apenas o demo de Bioshock. E numa tv 20 polegadas sem aparelhagem sonora destruidora. Mesmo assim eu virei pro Lucas e disse: “esse é o melhor trabalho de som que já vi em um jogo. Animal!”

    Inovação: Não joguei Portal. Na real, cometi a heresia de nem jogar Half Life 2. Talvez se o Lucas comprar eu jogue, pois não curto em pcs. Tem que ser em console. Mas bateu uma vontadezinha, já que acabei de ler outro artigo que coloca portal em primeiro lugar nesse quesito.

  3. Tiago Cabral

    Concordo que Mario Galaxy é realmente um jogo animal e cativante, mas em compensação no quesito descrito pelo Lucas, ele deveria vir em terceiro lugar com certeza!Concordo totalmente com Wagner que Bioshock é sem dúvida o mais fodástico visualmente e sonoramente (rs..) falando!! e ainda com Call of Dutty 4 em 2° lugar com louvor.
    Joguei os dois, terminei os dois e não consigo descrever até agora a sensação de cada tela, cada cenário, realmente são de babar.

  4. Camilo

    Bioshock não me “ligou”. O jogo é bem feito e talz, mas não consegui ver nele essas milhões de qualidades que todo mundo vê.
    E Portal como mais inovador é mais do que merecido! Tem dois jogos que joguei esse ano que me marcaram profundamente, um foi o Portal e o outro o Mario Galaxy. Quem não jogou ainda, corre atrás que vale a pena.

  5. Mario Galaxy tem realmente um visual lindo, é dificil decidir entre BIO e MARIO. Mas está justo pelo menos. Controverso seria se o prêmio fosse para o HYPE 3.

    Mario me conforta e muito!! Eheheheh.

    Olha a alfinetada na MS!!! Rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s