Minigame Drunk Drive (GTAIV) já causa polêmica

por Lucas Patricio 

gtaiv03.jpgO que dizer sobre violência exagerada nos games? Segundo a ESRB (órgão não governamental que classifica jogos por faixas etárias) o público adulto (17 anos ou mais) pode jogar tranqüilamente esses tipos de jogos.

E sobre cenas de sexo explícito/implícito? Apesar de controverso, existe uma faixa etária adequada para games assim (“Adults Only”, 21 anos ou mais).

Mas o que dizer de um minigame que vai estar presente no próximo GTA, onde você precisa dirigir bêbado?

Sexo em jogos é apropriado para adultos. Violência, também possui sua faixa etária. Agora, dirigir bêbado? Isso nunca foi apropriado. É ilegal para todo mundo”, é o que acha o analista Michael Pachter, em entrevista no programa Bonus Round, do site Gametrailers.

Esse minigame é mais uma das idéias controversas da RockStar que estará presente em GTAIV. O grande “barato” é que, após encher a cara, seu personagem vai dirigir tendo algumas visões psicodélicas. E como não poderia deixar de acontecer em um titulo da série, isso vai acarretar muitos crimes.

gtaiv01.jpg

É algo que eu nunca havia jogado, e bem, é bem legal. A mecânica funciona muito bem e o jogo será para maiores de 17 anos. Acho que o gamer adulto sabe diferenciar o real do ficcional”, foi o que Chris Morrel, editor sênior do GamePro disse também em entrevista ao Bônus Round.

Independente de funcionar bem ou não, o minigame “Drunk Drive” já está causando polêmicas antes mesmo de ser lançado. E nós sabemos que pessoas como o advogado Jack Thompson, e empresas como a Fox News, já estarão armados para criticar arduamente a RockStar caso esse minigame seja realmente lançado.

Será que estamos prestes a ter mais uma rodada de polêmicas sensacionalista da imprensa não especializada? O que você acha desse minigame? Controverso ou simplesmente mais uma idéia?

gtaiv02.jpg

Anúncios

13 comentários sobre “Minigame Drunk Drive (GTAIV) já causa polêmica

  1. Pablo Raphael

    E la vai a Rockstar levando os games às instâncias onde nenhum jogo foi antes.. rs

    Acho que os caras tem mais é q enfiar minigame de dirigir bebado sim. Quem sabe as pessoas se concientizam da dificuldade que é dirigir alcolizado e nao tentam mais fazer isso na vida real.

    GTA é jogo pra adulto. E dirigir bebado, assim como tudo o mais q se faz em um GTA, é ilegal no mundo real (e no jogo tambem).

  2. Se forem proibir em jogos tudo o que é ilegal na vida real, adeus 90% dos fps! o_O

    Em Burnout, uma das coisas mais legais é vc tirar os outros carros da corrida jogando-os contra a parede. Isso também é ilegal :p

    Esse pessoa adora azucrinar, pelo amor de deus…

  3. Particulamente eu achei bem interessante essa idéia, porém tenho receio.

    Como são eleições americanas, tudo é motivo para Showmícios com discursos hipócritas, principalmente no mercado de Games onde boa parte dos políticos são contra.

    Com o lançamento de GTAIV tenho certeza que haverá muito bafafá, e com o andar da carruagem, até proibições principalmente na Europa vão ocorrer.

    O mais triste disso e sem querer sofrer por antecedência, poderá ser as retalhações que o jogo vai ter, principalmente depois do lançamento. O primeiro americano idiota que sair bebendo e atropelando as pessoas, com certeza a causa disso será o GTA. Ainda mais se souberem que o rapaz jogou um dia na sua vida o jogo.

    O bom é que vamos matar a saudades do Sr. Jack Thompson que anda meio sumido, meio abatido…moribundo…cabisbaixo. Deve ser a saudades da mídia.

    Que venha as bombas!

  4. Vamos ver se entendi a lógica do sr. Patcher…

    Um cara com mais de 17 pode, no jogo, roubar um carro matando o antigo dono à pancadas, depois ir comemorar numa orgia com prostitutas (sem qualquer preservativo), atropelando pedestres no caminho… desde que no volante você esteja sóbrio.

    Afinal, “violência tem sua faixa etária, sexo também, mas bebida não”.

    Não tem algo distorcido nessa lógica?

    Eu até poderia concordar com ele se ele falasse em proibir alcool e direção JUNTAMENTE com o resto. Mas a alegação dele, do jeito que foi feita, chega a ser ilária…

  5. Cheira a bomba… como naquele suposto remake do “NARC”… não funcionou.
    No mais, venho agradecer o comentário que você fez acerca do projeto GPJ. Eu até respondi lá, se possível de uma lida. Grande abraço.

  6. vinigodoy: Hum, mais controverso que o proprio minigame foi a lógica do Patcher. Vc tem razão.

    Acho que se um adulto pode fazer todas as barbúdias que existem em GTA, fazer algo como “dirigir bebado” também não seria algo muito distante.

    Mas na verdade o grande problema é: matar alguem, atropelar, roubar são coisas que são TÃO proibidas e marcadas pela sociedade, que se tornam banais em um game. Ou seja: é obvio que em um jogo vc faz isso e na vida real não.

    Mas quando se trata de algo mais perto da realidade, como dirigir bebado, ai a ferida arde. Será que alguem compartilha desse raciocínio?

  7. Pablo Raphael

    sempre vai ter um mané dizendo que se o jogo permite que faça isso, ele esta estimulando as “crianças” a faze-lo, tornando a coisa toda divertida..

    é o mesmo raciocinio que eles usam para a violencia, roubo de carros, beijo gay, bulling..

    engraçado é que os criticos colocam a coisa fora de contexto, sem analisar que:

    1 – é um jogo para adultos;
    2 – tem uma história por trás na qual as açõe se enquadram – assim como acontece em filmes e livros, por ex;
    3 – mesmo no jogo, tais ações são permitidas mas são ilegais e tem consequencias: policia, prisão, morte do personagem. exatamente como na vida real. não tem nada que fisicamente te impeça de roubar, matar ou dirigir bebado. é só ir lá e fazer. nao roubei nem matei ninguem, mas já dirigi (muito) bebado. algumas vezes, terminei o minigame sem nenhum arranhão. em pelo menos uma, falhei miseravelmente e perdi um carro. imagino q a maior parte das pessoas nao é tão estupida que precise experimentar para ver o q acontece. para os que são, bem, o jogo pode ensinar algumas coisas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s