O que você faria com a Unreal Engine 3?

por Wagner Araújo

MODificando...Todo gamer que se preze uma vez ou outra já deu pitaco em alguma produção “videogamistica”, tanto faz se foi num jogo já lançado, com a famosa frase: “Ahhhh eles deveriam ter feito essa parte assim…” ou nas produções ainda por vir, vai dizer que ainda não comentou com os amigos como você quer que seja o novo jogo do Sonic?!

Discursar sobre game design é muito divertido, mesmo que não manjemos nada de programação ainda é possível apontar os erros que encontramos nos nossos títulos favoritos, seja uma fase que ficou longa demais ou a câmera mal posicionada em determinada seqüência, porém existe uma certa distância entre opinar e meter a mão na massa, ainda mais no nosso país que no momento ainda engatinha no ramo do desenvolvimento de games. Só que sonhar nunca é demais e mesmo que você não seja o próximo Peter Molyneux, lembre-se que ainda pode se espelhar no ótimo trabalho da equipe do TriLinea, por exemplo.

Um pequeno incentivo

Para dar um incentivo, que tal se essa sua idéia valesse U$1 milhão, isso mesmo, um milhão de dólares. Esse é o valor total dos prêmios que serão dados pela Epic Games ao vencedores das diversas categorias do concurso “Make Something Unreal”, que tem como objetivo revelar um bom (e novo) mod criado com o Unreal Engine 3.

“Para todos os aspirantes a desenvolvedores de game por aí, esta é a sua chance de entrar para uma grande liga. Temos categorias para todos os tipos de pessoas com talento criativo incluindo programadores, artistas, modeladores em 3D, designers e até mesmo a aspirantes a diretores de filmes. Você terá acesso ao pacote de ferramentas do Unreal Engine 3, o mesmo que usamos para criar Unreal Tournament III e Gears of War. O Unreal Engine 3 é usado por muitas empresas líderes na indústria, então esta é a sua chance de provar que pode entrar de sola no mercado de jogos, tendo seu trabalho potencialmente exposto a milhões de pessoas “, é o que diz Mark Rein, vice-presidente da Epic Games em seu chamado aos futuros participantes.

Red OrchestraEssa não é a primeira vez que tal concurso acontece, em sua última versão o grande vencedor foi o jogo Red Orchestra, um mod de Unreal Tournament 2004. Em Red Orchestra os jogadores vivenciam os combates dos alemães contra os soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial. Diferente dos FPS que retratam esse período, Red Orchestra dá ênfase ao realismo aumentando a imersão do jogador ao inserir elementos diferenciados (na época) como a não presença de cursor de mira e indicadores de vitalidade não baseados em números, além de fazer com que a mira dependesse do fôlego do personagem e outros fatores do cenário.

Hoje tais elementos são comuns, mas na época que tal mod foi desenvolvido esses fatores ainda eram novidade. Desde 14 de março de 2006 o jogo Red Orchestra pode ser adquirido através do Steam, o serviço de distribuição digital da Valve pelo valor de R$19,95. A critica recebeu muito bem o jogo como pode ser conferido no Game Rankings.

Queimando alguns neurônios

Quem se interessou pela oportunidade (ou pelos prêmios) pode conferir as regras e fazer sua inscrição para o Make Something Unreal aqui, o concurso é divido em quatro etapas, sendo que a última vai até 31 de agosto de 2009, então só no ano que vem teremos resultados dessa competição.

Mas para quem não vai concorrer pode aproveitar para extravasar sua criatividade aqui mesmo no GoLuck, para tanto eu pergunto: “O que você faria com a Unreal Engine 3?”, considere que você tem essa poderosa ferramenta em mãos (e o conhecimento para usá-la) e nos diga que tipo de jogo você faria (ou como modificaria um game existente) para torná-lo mais divertido (ou original). Lembre-se que essa engine já foi usada nos mais variados jogos como Turok, Mass Effect e Bioshock. Quem sabe os mais criativos não levam algum presentinho do GoLuck

“Só não esperem U$1 milhão!”

Anúncios

9 comentários sobre “O que você faria com a Unreal Engine 3?

  1. Olha, eu acho que o maior desafio é fazer algo comletamente novo. Com a poderosa engine em mãos, eu acho que tentaria fazer um jogo de luta em 2D. Como? Bem, se eu soubesse ou já estaria rico, ou não falaria aqui. Bah, tudo bem, tambem não sei como…Mas seria legal!

    Falando desta iniciativa da Epic: meu, eles são f***! Essa é uma empresa visionária, que pensa no futuro. Incentivar desenvolvedores, é fazer o mercado ferver e gerar novos frutos. Muito boa a iniciativa da empresa. Vamos aguardar pelos sortudos e suas idéias brilhantes ^^

  2. Marcio Bros

    WoW!! Com um milhão de “bushs” daria pra tirar férias até! Mas muito legal esse “concurso” da Epic, mas acho que o que (ficou estranho esse “que o que” não?) está havendo é o seguinte, saca só a escuta que colocaram debaixo da xicara de café do Mark Rein:

    Shitahhhh!!! (barulho de uma chicotada) (Mark Rein) Precisamos de algo novo, Shitahhhh, esse mercado de games está ficando muito repetitivo, só tem games de tiro, precisamos de algo novo urgente! falem suas idéias agora!! Shitahh!!

    – Billie Scooot – funcionario: -ok! ok! tenho uma, que tal se nós fizessemos um encanador gordo e barrigudo (como assim?!?!) e que teve sua amada princesa do reino dos cogumelos sequestrada por uma tartaruga gigante que cospe fogo?
    (Mark Rein): SEU TOLO!! SHITAHHH ISSO NUNCA VENDERIA! SHITAHHH se bem que jah vi algo parecido… BILLIE VC ESTÁ DEMITIDO! O OUTRA IDÉIA AGORA !

    – Jade Raymond-funcionária (na épic?)
    Meu chefinhoooooo, faaaala gostos…funcionária aplicada, e se fisessemos uma promoção para os pequenos produtores mostrassem suas idéias, assim nó anotaremos todas as exelentes idéias que irão surgir desses babaca…participantes, já garantindo ao menos três titulos novos, apanhavamos a equipe vencedora, damos pequeno montante do nosso ultimo sucesso e pronto! Já estamos garantidos por uns 5 anos!

    (Mark Rein) OMG! Great Idea!!!

    hahah acho que impolguei um pouco!! shuahuahau)

    mas se fossse pra fazer um game com a unreal engine, faria um puzzle ques turbinado, seria assim:
    Imaginem um Lost Odissey no quel vc normalmente controla um jogador, mas nas hora das batalhas em um canto da tela tivesse um puzzle, ou melhor isso funcionaria melhor no wii, vamos começar dinovo, bem , um lost Odissey no wii com unreal engine 3 (Ohh sonho meu… )
    Essa versão para o wii conta com a funcionalidade wireless do DS, assim no momento da batalha aparecerá um puzzle no portátil de duas telas e conforme vc vai ajuntando os blocos, seu personagem vai fazendo combos animais conforme a sequência, e quando um grande numero de blocos são destruidos no pluzze um icone de magia aparecerá na tela, e para ser usada no momento certo, como usá-la? Simples, é só falar o nome da magia no microfone do portátil
    criando assim Criando assim um PRTVI –
    Pluzzle-RPG tatical-voice-idolos!!
    OMG! (preciso patentear isso!!)

    Meu Deus!! acho que exagerei no sucrilhos hj…

    Curiosidade do Goluck: esse foi o maior post da intenet já feito, sozinho fui capaz de acabar com a metade do trafico diário do blog..desculpem-me!) shuahaua

  3. zengamer

    O que eu faria? Hmmm

    Um jogo de ação side-scroll com um visual 2 e 1/2 D…Mantendo a movimentação lateral e a jogabilidade clássica mas com gráficos absurdamente esbugalhantes e super-detalhados.

    Por exemplo “Streets of Rage Returns”

    Tomara que alguem da SEGA roube minha idéia.

    Ah, estou inaugurando um blog. Passem lá de vez enquando.

    Abraços!

  4. Heheheheh boas ideias até o momento…

    A minha é um mod de Halo para tornar o jogo uma batalha de veículos no melhbor estilo Twisted Metal, com direito a Warthogs e Scorpions se destruindo.

    Sei que dá pra fazer algo parecido através do editor multiplayer, mas com o uso da unreal engine faria uma sistema de danos mais apurado para os veículos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s