Primeiras Impressões: Iron Man (Xbox 360)

por Wagner Araújo

Toma Latinha!“Não foi dessa vez”

Começo com a frase que me veio à mente assim que joguei os cinco primeiros minutos do jogo do Homem de Ferro na demo disponibilizada durante a semana passada. Foi com muita curiosidade que corri até a Live e aguardei ansioso pelo download dos 600 e poucos megas que compõem a demonstração e infelizmente o que comentei aqui no início do ano acabou se concretizando.

Mais do mesmo

Outra vez temos uma adaptação sem qualidade, sei que parece um argumento muito ríspido já que se trata apenas da versão demo do jogo, no entanto fica bem claro ao testá-la que o jogo não vai ganhar melhorias para o lançamento, já que o que ele necessita não são melhorias gráficas ou de jogabilidade, mas sim a mudança essência do jogo.

Pode parecer divertido no começo e muitos que jogaram a demonstração podem ter tido essa impressão, voar no controle da armadura mais hi-tech das HQ’s é uma experiência muito interessante, mas ficar correndo de um lado para o outro evitando centenas de tiros e destruindo os inimigos repetitivamente é um saco. Já na demonstração percebe-se isso: sua missão é destruir meia dúzia de caixas contendo armamento roubado das Indústrias Stark, para tanto basta voar de um lado para o outro seguindo indicações no mapa, a parte chata é que seus antagonistas são uma porção de torres anti-áreas (que podem ser facilmente destruídas usando o botão de agarre), helicópteros (que podem ser facilmente destruídos usando o botão de agarre) e alguns soldados (que podem ser facilmente vencidos usando o botão de agarre).

Até o Unibeam (Uni-Raio), famosa e poderosa forma de ataque da armadura, acaba reduzido a “só mais um recurso”, já que usá-lo não exaure as forças da armadura e seu poder de fogo é semelhante a maioria das outras armas disponíveis na demonstração.

Nem tudo é ruim

Como pontos positivos posso citar a customização da armadura (podendo ser feita antes das missões), um sistema de redirecionamento de força da armadura (usando o direcional digital pode-se redirecionar e assim aumentar a força dos ataques corpo-a-corpo/velocidade/suporte vital/armas) e mais uma vez ressalto que voar é a melhor experiência do jogo.

Quanto à caracterização do personagem não vou reclamar, o Tony Stark apresentado é a personificação mais famosa do “playboy bilionário”, isso pode ser notado pelas piadinhas e comentários que ele faz enquanto você detona os inimigos. A armadura usada na demo e parecidíssima com a atual armadura das HQ’s (e também a do filme) e assim como no filme outras armaduras serão utilizadas ao longo da aventura (mas não acredito que mude muita coisa além da estética do personagem).

Infelizmente esperava mais, até inclui este jogo nos cinco jogos mais aguardados por mim para esse ano (alguém lembra?), o Homem de Ferro é um dos meus personagens favoritos da Marvel e quem acompanha as histórias sabe que ele recebeu grande destaque recentemente durante o arco Guerra Civil e vem recebendo ainda mais agora que é diretor da SHIELD (cargo que já foi de Nick Fury). O personagem já passou por maus bocados nas HQ’s e por ser essencialmente humano (sem super poderes… tá eu sei agora tem o Extremis) Tony Stark já enfrentou uma grande batalha contra o alcoolismo e recentemente sofreu muito com a morte do Capitão América.

E por esses e outros motivos que ele merecia um jogo melhor, espero que pelo menos o filme compense.

Para finalizar um pequeno vídeo com minha experiência no controle do Vingador Dourado e de quebra alguns comentários extras:

“Para encarar esse jogo Tony Stark vai precisar de uma boa dose de cachaça…”

Anúncios

8 comentários sobre “Primeiras Impressões: Iron Man (Xbox 360)

  1. Camilo

    Pensei o mesmo que vc quando joguei a demo. Se a Sega tivesse seguido uma jogabilidade parecida com a do excelente Zone of the Enders, ia sair um jogaço… Infelizmente, pelo visto na demo, vamos ter mais um jogo que não vai valer a mídia gravada…

  2. Zozo

    Po, eu gostei da Demo. O jogo não é excelente, mas deve ser divertido.
    A sensação de “eu sou o homem de ferro e sou foda” é bem divertida, e a sensação de voar é excelente.

    Poderia ser BEM melhor, mas não chega a ser ruim em minha opnião.

  3. Zozo: acredito que será divertido nos primeiros minutos, mas a repetição de inimigos é muito chata. Voar é realmente muito legal, talvez em uma fase contra aviões e afins o jogo possa se mostrar relevante, porém no geral ficou no mesmo patamar das adaptações genericas. Eu só esperava que esse ipo de jogo morresse de vez, mas pelo visto ainda vai durar muito nessa geração…

  4. Puts, joguei a demonstração e meu, fiquei muito decepsionado. Achei tudo muito sem sal.

    Os visuais sao bem bonitos, tanto nos cenários quanto no Iron man. Mas só. A jogabilidade é meio confusa e os objetivos de PsOne…Chato isso U.U

  5. Pingback: Hoje é só G4? « GoLuck

  6. marcelo

    Dá pra jogar mas podia ser muito melhor a versão de Xbox 360.
    Joguei as versões de wii e ps2 também e a impressão que tive é de que o jogo não teve acabamento.
    Basta comparar com jogos tipo god of war, mario galaxy (que é muito extenso por sinal) que com certeza dava pra explorar ao máximo os gráficos (pois Iron Man tem pouquísimas fases e ocupa pouco mais de 2 gigas no DVD) e tirar bugs ridículos de programadores iniciantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s