Um pouco de “A Arte dos Videogames”

por Wagner Araújo

A Arte dos VideogamesMuitas vezes divagamos sobre o mercado de games no Brasil, reclamamos dos preços dos títulos ou a demora para receber os lançamentos por aqui, outros querem propagandas de seu console favorito na TV ou a dublagem de um título de peso.

Só que restringir o mercado de games apenas ao mais óbvio (os jogos) é um tanto quanto limitado, lá fora o mercado de games corre por várias vertentes, desde os famosos Action Figures até os livros e Hq’s que expandem o universo de vários títulos que com certeza você já jogou, mas não faz idéia do quanto existe além do livreto que acompanha o jogo.

É claro que isso não é culpa nossa, já sofremos muito para conseguir comprar os jogos por um preço justo e esperar que o mercado amadureça de uma hora para outra é ingenuidade, no entanto já temos hoje algumas provas de que o mercado brasileiro está no caminho certo, seja um console oficialmente no Brasil, os jogos dublados, os eventos (isolados) importantes ou algumas surpresas bem-vindas que estão um pouco além do ato de jogar.

Entre essas surpresas eu gostaria de citar o livro A Arte dos Videogames, quem ouviu o 13º GoLuckast pôde conferir o meu interesse em adquiri-lo e alguns dias depois da gravação o fiz. Recebi o livro na semana passada, mas só nesse feriado tive tempo de conferir o bom trabalho feito pelo Fábio Santana que coordenou a adaptação, tradução e escolha dos jogos que estariam presentes na versão brasileira da obra.

A publicação é a adaptação de The Art of Videogames (publicada originalmente na Inglaterra), cuja concepção surgiu da parceria entre a editora inglesa Future e a editora Europa aqui no Brasil. Este livro trata-se de uma coletânea de imagens, esboços e artes conceituais de vários jogos, impressas em alta definição e em papel de qualidade, além do acabamento em capa dura e no formato 21×28, proporcionando uma ótima visualização para as imagens mostradas (tudo isso distribuído em 204 páginas).

Para completar ainda temos comentários dos artistas envolvidos na produção dos jogos e essa parte me surpreendeu muito, pois alguns detalhes sempre passam desapercebidos quando nossa maior preocupação é acabar com os Locusts e avançar para a próxima fase. Detalhes que inspiraram os designers ou até mesmo curiosidades sobre a concepção de cenários e personagens podem ser conferidos. E para alegrar os saudosistas também estão presentes no livro algumas obras da exposição “i am 8-bit” que reúne trabalhos inspirados em jogos da década de oitenta, alguns muito criativos por sinal.

Fiz essa pequena resenha para divulgar essa iniciativa, trabalhos como esse enriquecem muito o nosso mercado, considero a “A Arte dos Videogames” uma obra atemporal para ser apreciada não só por fãs, mas por todos aqueles que consideram a experiência de jogar algo muito além de apertar botões. O livro foi lançado no final do ano passado e pode ser encontrado nas livrarias (algumas online com promoções) ou no site da editora Europa.

Gears of WarGears e seus brinquedinhosi am 8 bitUm pouco de “i am 8-bit”OkamiOkami

“Na próxima edição incluam mais imagens de Bioshock!!!”

Anúncios

6 comentários sobre “Um pouco de “A Arte dos Videogames”

  1. Jonatas Bueno

    Cara!!
    Muito bonito este livro!
    E um dos meus sonhos gamísticos tê-lo!!
    Só perde para comprar um Wii, um Xbox 360 e um fliperama do Time Crisis 4 para te aqui em casa…

    Ah, pérolas deste mundo….

  2. Ahhhhhh mais um artigo gamístico que eu queria ter, e não tenho >.<

    Realmente esse livro é uma pérola, que depois da redução do preço, ficou ainda mais tentador. Parabens ao pessoal da Europa, mandaram muito bem meeeesmo!

    Alguem me manda um de presente??? *.*

  3. Leste meus pensamentos, Wagner. Pouco antes de ler vossa resenha tinha acabado de separar o livro pensando “Agora vou apreciá-lo direito pra depois escrever algo sobre ele”

    Sou uma fraude: estou com ele há uns 3 meses e mal folheei. Porém, uma das minhas anotações no bloquinho é a mesma que a sua – “Na próxima edição incluam mais imagens de Bioshock!!!”

    😀

  4. Pingback: Novidades no aniversário de Street Fighter « GoLuck

  5. Pingback: Guia GTA IV – Tirando o máximo de seu jogo! « GoLuck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s