Cobertura 1º Fórum Nacional Portal XBox

por Equipe GoLuck

1º Fórum Portal XboxNeste último sábado, o GoLuck viajou até o quartel general da Microsoft Brasil para participar e cobrir o primeiro fórum nacional do Portal do Xbox.

O evento do site foi apoiado pela empresa do tio Bill, que recebeu todos os convidados em suas luxuosas instalações e foi palco de grandes discussões.

Estiveram presentes mais de 50 pessoas, todos freqüentadores assíduos do Portal do Xbox, e que decidiram se reunir para discutir os principais assuntos relacionados ao Xbox 360 e a situação dos games no Brasil.

O GoLuck foi representado por Lucas “LuckSilva” Patricio e Wagner “Old_revenanT” Araújo. Veja o vídeo abaixo mostrando nossa chegada ao evento.

Chegando ao evento

Comes e bebes não faltaram no café da manhã oferecido pelos anfitriões do luxuoso prédio. Mesmo após subir 31 andares em 6 segundos, nossos estômagos ainda estavam preparados para comer deliciosos petiscos, para então, adentrar o auditório e iniciar as atividades.

Para abrir as palestras, o gerente de marketing da Microsoft, Guilherme Camargo, conversou com todos sobre a postura da Microsoft Brasil em relação ao Xbox 360. Ele, entre pequenas (longas) interferências do público, discutiu e “respondeu” as dez perguntas mais freqüentes nos fóruns oficiais do Xbox e do Portal.

Auditório da Microsoft

Equipe do GoLuck preparando-se para as palestras

A primeira, como não poderia deixar de ser, era a situação da Live no Brasil. Camargo, com muito bom humor, explicou que vários fatores impediam que a Live finalmente chegasse ao país, tais como infra-estrutura, mercado informal e o fato que apenas 20% ou 30% dos Xbox 360 comprados no Brasil são os do kit oficial.

Mas como o gerente de marketing sabe muito bem o que faz, logo após o polêmico assunto ele divulgou as “boas” noticias, como a set list dos lançamentos previstos para os próximos meses.

Confira a lista:

Ninja Gaiden II – Junho
Too Human – Agosto

Jogo Surpresa – Setembro (Será Alan Wake?)

Fable 2 – Outubro
Gears of War 2 – Novembro
Banjo 3 – Dezembro
Halo Wars – Fevereiro/09

Os preços ainda não foram definidos, mas devem se manter na casa dos R$159. Quer dizer, o preço de Ninja Gaiden 2 foi confirmado. E não foi só isso.

Ninja Gaiden II jogável

Uma das surpresas que Guilherme Camargo ofereceu aos participantes foi uma versão debug de Ninja Gaiden II, que estava disponível para testes após o fim das palestras. Que maneira boa de fazer todo mundo esquecer que a Live ainda não tem previsão, não é mesmo?

Além de divulgar que teríamos a chance de jogar Ninja Gaiden II, Camargo ainda contou que o game chegará em junho ao Brasil pelo preço de R$159. E vai rolar um evento de lançamento semelhante ao “ARG” do Elemento X ou do lançamento do Halo, só que desta vez o desafio será encontrar através do site Apontador marcas do Xbox espalhadas pelos mapas.

Voltando ao Ninja Gaiden: nós não jogamos. Sim, bem direto. Podemos dar alguns motivos, entre eles: enorme fila, fome de nossa equipe e realmente a falta de “tesão” de pegar no controle.

Aproveitamos o pequeno banquete oferecido pela Microsoft enquanto o pessoal matava a sede de sangue controlando Ryu Hayabusa. Mas nós assistimos bastante, e a conclusão que se pode tirar é: é Ninja Gaiden. Acreditem, é o suficiente. Por enquanto.

Breaking News

Para fechar a palestra, o gerente de marketing acabou soltando algo que talvez poucos perceberam: a Sony deve chegar ao Brasil em Agosto deste ano! Sim, parece que depois das pesquisas de campo feitas pela empresa nos meses anteriores (que geraram a suspeita do GoLuck e do Audiogame), a gigante japonesa pode finalmente investir em nosso mercado. Para a Microsoft isso seria ótimo. Pelo menos segundo o Guilherme Camargo.

A segunda palestra foi da doutoranda em adiministração e marketing pela FEA/USP, Stefânia Ordovás de Almeida, que mostrou resultados de sua tese sobre Comunidades de Marca, usando o fórum do Portal do Xbox como meio de pesquisa.

No intervalo para almoço (e para Ninja Gaiden II), nossa equipe ainda trocou uma idéia com o editor chefe da Revista Oficial do Xbox (ROX), Nelson Alves Jr, que além de muito simpático, mostrou que a revista oficial está em ótimas mãos.

Bate bola, jogo rápido

Seguindo a programação chegara a hora de uma mesa redonda, onde alguns convidados iriam debater idéias sugeridas pelos próprios participantes e também interagindo com o pessoal que assistia.

Os participantes foram: Guilherme Camargo (representante da Microsoft Brasil), Nelson Alves Jr. (editor da Revista Oficial XBOX no Brasil), Marcelo Fernandes (Lojas Terramédia), Wladeir “Megafly” (representante da comunidade PXB), José Antônio Leal de Farias “Jalf” (desenvolvedor e fundador da comunidade Sharpgames.Net), Marcos Khalil (dono da rede de lojas UZ Games) e Wladimir “Dwlads” (moderação da mesa redonda).

Entre os assuntos debatidos, estavam a importância dos games no Brasil, a situação das lojas no mercado nacional, XNA e comentários gerais sobre proibições de games.

O papo estava muito bom, mas infelizmente, devido ao tempo disponível, o papo teve que ser encerrado. Uma pena, pois esta foi, na nossa opinião, a melhor parte do fórum, já que estava rendendo ótimas discussões. Mas fica a deixa para a próxima.

OMG! Droga…

Tem gente que nasce virado pra lua e tem gente que não. Tomamos um café no coffe brake regado com deliciosos sorvetinhos para esfriar os ânimos após a mesa redonda. E rapidamente seguimos a programação do fórum e assistimos à palestra dos administradores do Portal: José Cerqueira (DocAraxá), Mauricio Alegretti (Malegretti) e Paulo Henrique (PHRIOS).

Malegretti, PH e Doc

Malegretti, PHRIOS e DocAraxá

Conhecemos não apenas toda a história dos três sonhadores, mas também percebemos que o site deixou de ser algo de fã para fã, e se tornou muito profissional. Tanto o discurso dos administradores quanto a organização exemplar do evento, mostraram que o PXB é realmente um enorme portal.

Com o fim das palestras era à hora dos (esperados) sorteios. Marcelo Fernandes da loja Terramédia (artigos de RPG e fantasia) surpreendeu todos quando mostrou os itens que ele trouxera para sorteio: actions figures de Halo 3, um exclusivo action figure de Gears of War (que o Wagner já havia comentando antes) e o mais impressionante: um Scarab de Halo 3.

DocArarxá feliz com seu ScarabO Scarab era lindo e deixou todos com água na boca. Foi o primeiro a ser sorteado e quem ganhou foi o próprio DocAraxá, administrador do Portal. Não foi marmelada, mas o staff do site poderia ter ficado de fora dos sorteios.

Ainda foram sorteados jogos de PC doados pela UZ Games, headsets sem fio de outro lojista, e diversos artigos e jogos da Microsoft. Entre as regalias da empresa estavam: uma faceplate azul (do kit nacional), Blue Dragon, Lost Odyssey, KUF Circle of Doom e o incrível pacote legendário de Halo 3 (aquele mesmo com o capacete).

Quem levou o capacete pra casa foi o Nelson Alves Jr. Quer dizer, foi a patroa dele que foi sorteada, ele mesmo tinha ganho um Eragon, que foi gentilmente doado para o garoto do site Jogos 80, que incrivelmente não sabia qual o último Halo lançado! Em que mundo ele vive?

Todo mundo ganhou um chaveirinho!Nossa equipe saiu de lá com um Scarface de PC, que o Wagner ganhou e um Swat 4 Gold Edition, sorteado para o colega Silvio “Mighty Zoz”. Para a frustração do Lucas (e do colega Rafael “StarkRafaSk8360”, que nos deu carona), nenhum dos números da casa dos trinta foi sorteado. Uma pena. Pelo menos ficamos com o chaveirinho da Microsoft.

Resumo da obra

O 1º Fórum Nacional do Portal Xbox foi muito positivo. Mostrou que comunidades podem se encontrar para fazer muito mais que jogatinas e piadas. Comunidades unidas em prol de um bem em comum, podem realmente fazer a diferença.

A equipe do GoLuck parabeniza toda a estrutura e dedicação cedidas pela Microsoft Brasil, que recebeu a todos muito bem. Não podemos esquecer de todo o staff do PXB, que soube conduzir todo o fórum com muita organização e profissionalismo.

Esperamos que na próxima edição, todos os presentes consigam debater ainda mais assuntos que mostrem para imprensa, desenvolvedores, indústria e consumidores finais, como tudo está caminhando.

Onde estão os GoLuckeiros?

“Onde estão os GoLuckeiros?”

Anúncios

23 comentários sobre “Cobertura 1º Fórum Nacional Portal XBox

  1. Caraca, o evento foi duca heim!!!

    Bela cobertura!!! Parabéns!

    Nunca joguei Ninja Gaiden para Xbox, mas esse deu vontade!

    Tá ai, mais um jogo da minha lista e olha que tem jogo pacas heim!

    My Wishlist;

    GTA IV;
    Gears of War II;
    Rock Band;
    Ninja Gaiden II;
    Fable II;
    Banjo III;
    Halo Wars;
    Prototype.

    AAA tem também o Mortal Vs. DC!!!

    Ahahahah esse último é brincadeira. É só pra saber se alguém tá lendo! Eheheh

    Estou esquecendo de algum? Por favor me lembre.

    É claro que nem sempre querer é poder. Existe o fator MONEY. Mas isso a gente dá um jeito…

    Boa Semana para todos!

  2. Camilo

    O evento parece ter sido ótimo mesmo. Pena que nenhum de vcs ganhou o Scarab pra eu ficar babando em cima… E como assim vcs não jogaram o Ninja Gaiden???? Pow, mó jogaço dando sopa e vcs nem aproveitam… X(

  3. Camilo: Como a gente disse, a fila tava enorme, eram poucos minutos pra testar, quem jogava ficava mto tempo com o controle e sinceramente: só de olhar já matava a vontade.

    O jogo em si ta bem Devil May Cry. O Ryu parece que foi polido com “pretinho”, ta todo brilhoso. Mas como disse, ainda não é hora de julgar a qualidade do jogo. Vamos esperar e ver, hehe.

    Diniz: Eu tava lendo!! Até pensei que era verdade XD uahauha Eu só quero saber de GTAIV agora. Minha vida depende disso…

    Gustavo: Complicado mesmo…

  4. Sobre o PS3;

    Boa Gustavo!… É o famoso quem tá com pressa come cru!

    Mas podemos dizer que é um erro de percurso, tipo Mãe Diná; o avião vai cair, entre abril e junho. Mas se cair em agosto não diga que eu não disse, heim! É mais ou menos tipo a piada do português:

    O português entra no prédio e se dirije ao elevador.

    O Acessorista pergunta:

    – Para que andar senhor?

    O português responde:

    – Oras pois, pra qualquer um raios! Já errei de prédio mesmo!!!

    Ok.. foi pessima! Enfim, é nessas ocasiões que um amigo meu ensinou uma frase muito valiosa, que eu venho colocado em prática não só nos nos blogs, mas até na vida profissional e tem dado certo.

    A frase é: “Apura, apura, apura. Checa, checa, checa”

    Parece letra de axé, mas você não tem idéia de como isso funciona….

    Aaaa não vou falar o nome da pessoa que me ensinou isso não viu Lucas!

    (Modo estou preparando uma coisa pra amanhã) (ON)

  5. Caro Lucas, Old e toda a equipe do Goluck,

    Muito obrigado pela excelente cobertura do evento.
    Foi, como disseram, algo épico.
    Parabéns a todos e já comecem a se programar para o segundo.
    Um forte abraço a todos e fiquem tranquilos que enviarei a foto do IMENSO Scarab que montei ontem e já está enfeitando minha sala de jogos. Huahauahahaah!!!!!

    Agradeço a todos.

    Doc

  6. que bom, pena que a industria dos video games demoraram a ver nosso mercado……… de qualquer forma, boa era a vista!

    vou contar um detalhe que talvez passou despercebido!

    1-)Os jogos apartir de agosto não tem preço!
    2-)O Guilerme diz que a live no brasil chega antes da argentina!
    3-)e que a sony deve vim em agosto!

    estou supondo que a argentina deve receber uma montadora(fabricação de jogos e video game)(e o brasil é beneficiado com isso) e lá deve ser o quarto pais da amércia do sul a ser conquistado pela microsoft

  7. Whiteangelbr4: A Argentina ainda não tem console nacional, por esse motivo que chega antes aqui. Mas lembra que ele disse que pode chegar antes no Chile e tal? Hehe é esperar e ver…
    Ah, e sobre a Sony a gente comentou no post 😉

    Doc: Já esperamos pela segunda edição. E quando for rolar, da um toque que a equipe tem umas sugestões 😉 hehe

    Parabéns a todos mesmo, foi um evento unico 🙂

  8. Realmente foi muito bom o Fórum, a conversa de igual pra igual que o Guilherme Camargo proporcionou foi muito interessante. É claro que algumas das respostas já eram esperadas, mas os motivos apresentados foram sensatos, percebe-se que a MS Barsil tem vontade de cumprir com todas as nossas expectativas porém motivos maiores impedem que tudo ocorra 100%.

    Outra parte muito boa foi acompanhar o resumo da história do Portal Xbox, são exemplos como esse que devem ser seguidos. Vou editar alguns momentos da palestra do Malegra, Doc e PH e postar aqui, ou então ela poderá ser conferida em breve no próprio portal.

    E Doc manda a foto mesmo que eu fiquei super curioso pra ver o Scarab!!!! 🙂

  9. Jonatas Bueno

    Ae!!
    Muito boa a cobertura…
    Mas o forum podia ser aberto ao público né??
    Quanto as notícias
    SONY NO BRASIL!!!!

    eba!!!
    Mas o Playstation3 vai custar uns… 2.500 contos??

    =/

  10. Jonatas, a única restrição para o fórum era ser usuário do Portal Xbox, então bastava se cadastrar no site e pagar a taxa de R$30 (inscrição no evento). Lembrando que você não paga nada para ser usuário do Portal, essa taxa que mencionei era somente para esse evento em questão.

  11. Belíssima cobertura!!
    GoLuckeiros FTW!!

    Mesmo não sendo muito fã de Xbox, estava bem curioso pra ir no evento e agora fiquei ainda mais para a prometida segunda edição.

    Bacana ver um mega investimento no Brasil como tá rolando por parte de Microsoft e Nintendo, via Latamel, diga-se de passagem.

    PS: Quais os sabores dos deliciosos sorvetinhos?

  12. @Prandoni: O Lucas devorou tantos sorvetes que até lhe congelaram o cerebro! Sério, acho que ele comeu uns 8! Quanto as marcas eram: Frutare (vários sabores) e o Mega (da nestle)
    A gravação foi feita com filmadora digital mesmo, a imagem original está melhor que essa versão do youtube, já que ele converte para .flv o que diminui um pouco a resolução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s