A Primeira vez a gente não esquece…

por Wagner Araújo

Essa semana está sendo uma semana de novidades para mim e não é só do novo formato do GoLuckast que estou falando, mas sim do meu novo emprego. Depois de duas semanas de treinamento iniciei nesta semana minha nova rotina, dessa vez numa agência bancária. Por enquanto tudo é novidade e esse estágio de adaptação tem tomado um pouco do meu tempo, talvez isso explique um pouco minha falta de comentários por aqui, mas aos poucos retorno ao bom convívio do blog.

Não farei desse post uma sessão “Meu querido diário…”, estou aqui para falar de games e esse momento de “novidades no ar” me trouxe lembranças nostálgicas, me fez lembrar de quando alguns jogos tão conhecidos hoje não passavam de incríveis novidades para todos. O mais engraçado é que nesse pequeno “revival” cerebral notei que me lembro com exatidão do primeiro contato que tive com muitos deles, por isso, depois de minha historinha espero que relatem as lembranças de vocês.

Minha primeira vez com a Chun-li…

Ainda consigo lembrar da primeira vez que joguei Street Fighter 2, lembro com qual personagem foi (Ryu) e para quem eu perdi (Chun-li). O mais engraçado foi que escolhi o Ryu sem querer, pois não sabia que botões apertar, ou melhor, não sabia o que fazer, então depois de alguns segundos fui trucidado pela Chun-li. O local era um dos muitos fliperamas bizarros espalhados por Cubatão e só joguei aquela ficha porque meu pai estava comigo, caso contrário não teria coragem de entrar ali. Já na segunda vez escolhi o Blanka e fiquei apertando freneticamente o botão para fazer o “choquinho”, essa incrível técnica havia sido ensinada por um amigo na escola depois que contei para ele minha “primeira vez” no Street Fighter.

Avançando um pouco mais no tempo consigo lembrar de meu primeiro contato com Resident Evil, o ano era 96 e eu estava na sexta série. Era uma bela tarde qualquer quando na hora do recreio (ahhh a hora do recreio!) um dos meus amigos veio empolgado contar sobre um jogo que “parecia um filme de terror”, com zumbis e cachorros que saltavam pela janela. Todos ficaram curiosos e após a aula fomos todos conferir o jogo em um dos PSone disponíveis na locadora perto da escola.

É engraçado o quanto me lembro dos detalhes desses dias cujo único motivo em particular são os jogos que citei, o fliperama estranho com Street Fighter e a locadora que me vislumbrou os corredores escuros de Resident Evil, ainda posso imaginá-los em minha memória, mesmo que naquela época esse jogos não significassem o mesmo que significam hoje.

Hoje passo por mais um período de novidades, daqui alguns anos posso me lembrar de meu primeiro dia como bancário, só não sei se com tantos detalhes como me lembro do espanque que a Chun-li me deu…

Agora é com você: o que você fazia e onde você estava quando teve seu primeiro contato com Metal Gear, Sonic ou GTA, por exemplo?

11 comentários sobre “A Primeira vez a gente não esquece…

  1. Tiago Cabral

    Locadoras de game, casas de fliperama, cara, isso é muito nostálgico!! me lembro como se fosse ontem quando dei meu primeiro Hadouken, e depois disso foi Fatality, depois Combo breaker e tudo mais…hehe..fiquei tão viciado em arcades que gastava o dinheiro do lanche em fichas de fliperama, no colégio em 1992 ano que street fighter 2 estava bombando. Nas locadoras de games a gente jogava muito Super Nintendo e Mega Drive pois o aluguel de Neo Geo era mais caro e tinha menos titulos, o preferido da galera era o super nintendo e os jogos Final Fight e Street Fighter eram os jogos mais jogados.

  2. Eu tenho boas histórias sobre “primeiras vezes”.
    A primeira vez que eu joeguei/vi Street Fighter foi num bar perto da casa do meu pai, quando ele morava no morro.
    Alias, como meu Playstation ficava lá, boa parte dos jogos eu jogava por lá, junto com outro menino que tambem tinha um por lá.

    Eu achei estranho o Ryu e o ken terem as “mãos amarradas”, e cheguei até a perguntar para um dos caras que estava jogando. Sem sucesso.

    Metal gear eu conheci no programa de TV que tinha aqui na Baixada chamado Mar Games. Eles fizeram um detonado durante uns 5 programas. Muuuito legal. Ai depois eu fechei la com os meus amigos da casa do meu pai.

    Sonic em 3D eu conheci nas lojas do Gugu. Tinha um Dreamcast ligadonuma TV, sozinho. AI eu olhei pros lados e não resisti! Joguei por 2 minutos aquela psicodélica viagem no meio dos caminhos coloridos em 3D….

    Primeira vez marca, não é mesmo? ^^

  3. O Mar Games era clássico, Luck! 🙂
    Lembro de ter visto o Sonic pela primeira vez numa locadora, acho que foi nas férias de fim de ano de 1991 (estava na primeira série). Estavam jogando a Marble Zone… lembro de ter ficado fascinado com aqueles bonecos grandes e cenários tão bem feitos (ai, ai, meus tempos de Top Game!…). Depois disso, virei fanboy da Sega até o fim do Dreamcast! 😀

  4. guilherme

    legal esse post… cara eu tive varias primeiras vezes hehehe… a primerona mesmo foi com o master system acho que em 1990, um jogo de corrida de carrinho cara, pra crinça tudo é lindo, eu achava o maximo aquele jogo, depois veio o master system meio primeiro jogo começei bem foi star wars o emperio contra-ataca jogo muito legal, e finalmente com o ps2, foi ffx… agora é so esperar para uma 1ª vez com um wii ou ps3

  5. Aaaa bons tempos eram aqueles do Philco Ford, onde tive meu primeiro contato sobrenatural com o Telejogo, fiquei horas com aquelas linhas dando um toque pra lá e outro pra cá, com aquele controles de botões que você só girava…

    Mas o meu primeiro Video Game foi um Atari, era só River Raid, Pitfall, Enduro. E o pior de tudo, um dia cheguei a jogar ET sabia?

    Por falar nisso, será que existe algum detonado dele? Acho que nem a galera que fez o jogo entende o que deve ser feito nele, alias montar a maldita antena é fod@ viu!!!

    Depois veio meu CCE Turbo Game e daí foram incríveis dias e meses de ROCKMAN II, Mario e um monte de jogos da era 8bits. (A era de ouro dos consoles no Brasil)

    Depois rolou SNES com Mario…. e dai é fiquei doente por VG mesmo e já era…. tô aqui no GoLuck.. Rs

    Mas bons tempo são aqueles mesmo…

    Da licença que vou ao banheiro chorar… BUÁÁÁÁÁ´saudades…

  6. paulorobmoreira

    A minha primeira vez com videogames foi quando eu ainda tinha uns 5 ou 6 anos de idade, quando meu irmão tinha um Atari. Jogava Enduro, River Raid e Space Invaders todos os dias praticamente… Eu fui um dos que jogou Smurfs para o Atari, mas não foi o primeiro jogo do console que eu joguei…

    Mais tarde (acho que em 1989) veio a primeira vez com o Master System, jogando Alex Kidd e, mais tarde, em 1991, no Mega Drive, jogando Sonic 1… Veio o SNES, em 1994, com o Super Mario World, em 1999, no PlayStation o jogo Gex 3 e Fifa 99 que meu irmão comprou junto com o videogame.

    Em 2005, veio o PS2, com o jogo Crash Twinsanity e Spyro: A Hero’s Tail… Vocês devem se perguntar: um cara de mais de 20 anos de idade jogando jogos infantis? O motivo é simples: sou fã dos personagens Crash e Spyro desde a época de ouro do PlayStation e, atualmente tenho um site sobre os dois personagens… Mas curto outros jogos também, mas aqui como é para falar sobre a primeira vez no videogame, Crash Twinsanity e Spyro: A Hero’s Tail foram os primeiros jogos que joguei no PS2…

    Como alguns daqui, eu também sou “virgem” no PS3, Wii e XBox 360… Mas um dia terei minha primeira vez… Não garanto com todos os 3, mas pelo menos em um vai…rsrsrs

  7. Boa Mauri… Eu proponho a fazer um detonado dos jogos mas chatos que ninguém teve coragem de fazer uma analise..

    Por exemplo eu quero fazer um detonado do Morta Vs Dc… Antes mesmo de sair sei que vai ser chatão…

    Alguém faz dos Smurfs por favor!

Deixe um comentário

