[E3] Decepção: Nintendo esquece público hardcore em sua conferência na E3 2008

por Lucas Patricio

O que uma empresa como a Nintendo poderia mostrar esse ano na E3? Muitos esperavam por anúncios de novos jogos como Zelda, Metroid ou a volta de uma franquia antiga, como o esperado Kid Icarus.

A Nintendo PODERIA ter feito a alegria de seus fãs hardcores, como ele mesmo prometeu há algumas semanas. Pura ilusão. Pelo menos em sua conferência pré-E3, a única coisa que a Nintendo mostrou foram números e pouquíssimas novidades.

A Nintendo anunciou o novo acessório para o Wii que deixa o Wiimote mais preciso, o Wiimotion Plus. Boa noticia? Não, se você pensar que é mais um acessório que você terá que comprar para fazer algo que o videogame já deveria fazer desde seu lançamento.

O novo Animal Crossing foi mostrado e junto com ele o Wii Speak, um acessório para conversas entre jogadores online. Este foi o clímax da conferência.

Depois de muitos números, a Nintendo anunciou Wii Sports Resort, uma continuação de Wii Sports com alguns esportes meio estranhos, como luta de espadas e Jet Ski. Todos usando a sensibilidade do Wiimote Plus. Espero que o acessório seja vendido junto com o jogo, porque se não será uma verdadeira sacanagem da Nintendo.

Ainda para o Wii, Miyamoto mostrou Wii Music. Por mais sensacional que pareça poder tocar mais de 50 instrumentos, eu achei que a simplicidade do jogo pode ser legal para você tocar durante 5 minutos. Depois cansa.

A única boa novidade para os hardcores foi o anuncio de GTA Chinatown Wars para o Nintendo DS. Sim, um GTA para o DS. Mas ainda não divulgaram se quer uma imagem do jogo. Dureza.

Para fechar o roll das não-novidades, foram mostrados trailers de Call of Duty World at War, Guitar Hero on Tour, Spore DS e Star Wars Clone Wars, que tem visuais bem fraquinhos, diga-se de passagem.

E quando todos esperavam um grande anuncio final para encerrar a conferência…Nada. Acabou. Todos os fãs da Nintendo hardcore ficaram chupando o dedo e esperando que durante os dias de feira, a exemplo de 2006, a Nintendo anuncie alguma coisa que nos faça sorrir, como Reggis tanto frisou durante sua coletiva.

Podem criticar e dizer que Wii Sports 2 e Wii Music serão muito bons e bla bla bla. Mas cá entre nós, jogadores hardcores: será que a Nintendo realmente está preocupada com a gente? Ela achou sua mina de ouro nos casuais e – más noticias – ela não está nem aí para nós.

11 comentários sobre “[E3] Decepção: Nintendo esquece público hardcore em sua conferência na E3 2008

  1. Heenett

    Ainda não perdi a fé. Até porque mesmo se a nintendo se esquecesse completamente dos hardcore (coisa que eu não acho que vá acontecer, principalmente quando o iwata frisou que os times de desenvolvimento de metroid e zelda estavam “trabalhando”), as third parties vão seguir o caminho oposto: Madworld e The Conduit estão por aí já.

    Bem, eu achei a conferencia da Nintendo não fraca, mas muito, MUITO abaixo do esperado. Decepcionante com certeza. Mas eu não acho que os hardcore podem jogar os wiis pela janela. Acho que pode não ser esse ano, mas coisas fodas ainda vão sair.

    Até mais.

  2. Marcio Bros

    Sim, concordo com o Heenett,acho que os games “hardcores” terão que ficar por conta das third, Zelda, Star fox e Kid icarus? Não apareceram, mas todos sabemos que eles virão, acho que o wii começa realmente agora com seus grandes títulos, como sabemos um game “grande”leva 3 ou mais anos pra ser feito, os games fodões do 360 provavelmente foram começados antes mesmo de seu anuncio, agora, a única que acreditava no wii no início além da Nintendo era a Ubisoft, e essas mercadorias (!!) que estão saindo hj é só pra tentar rancar uma laskinha do sucesso do console branco, mas agora acho que vira coisa boa sim, em um futuro próximo (tomara :P) Estou feliz com o meu 360 (Final Fantay OMG!!!) e me divertindo muito com o meu Wii!! e pra jogar no wii eu prefiro os casuais sim e deixo todo o stress para o 360!^^

  3. Na moral… A Nintendo mostrou com todas as letras que não quer mudar… Que acredita estar no rumo certo!!! Exatamente como os executivos da Sony fizeram quando o Phil Harrison falou com eles que o futuro ($$) estava nos jogos casuais… Infelizmente acho que a Nintendo mostra que como sempre não têm estrutura… É verdade… Ou será que realmente era necessário lançar uma primeira versão de WiiRemote para agora sair um addon? Achei isso ridículo!!! Essa perfeição na captura de movimentos era prometida desde o primeiro vídeo do Wii!!! E apenas nos jogos do WiiSport e outros Marios é que essa leitura era bem feita… Estou MUITO decepcionado pelo HD ter ficado de fora… Pelos jogos não terem nem um pouco de hardcore… Nem Conduit apareceu!!! Por mim pode fechar a tampa do caixão…

    Lembrando, façam as contas… O Wii é hoje sem dúvida a plataforma mais cara pra se começar a jogar! É WiiRemote q precisa de Nunchuk, Wii Balance Board, classic controller, agora Wii Speak, Wii Motion Plus… E a lista não diminui!!! Enfim… Talvez eu esteja sendo muito exigente… Mas perdi a confiança na Nintendo e tenho dito… O meu DS não pode reclamar de muitos jogos q saíram, mas do gráfico eu sinto falta…
    😀

  4. A partir do momento que a Nintendo decidiu lançar como principal plataforma um hardware que está abaixo da exigência do mais “casual gamer hardcore” ela deu um sinal claro de que estava se focando num nicho de mercado: o casual.

    Estaria ela certa ou errada? Acredito que certa. Ela optou por ser “o segundo console”. Partindo da observação de que muitas pessoas compravam um video-game para “os adultos” e outro para “a família toda”. A empresa então focou no segundo público alvo, que quase sempre estava negligenciado pelos fabricantes de console.

    Mas, assim como o X-Box e o PlayStation tem seus joguinhos casuais, a Nintendo terá alguns títulos hardcore. Não significa que o foco da empresa mudou. Só significa que ela também aposta em um pouco de diversidade para deixar o seu console mais atrativo.

  5. Eu acho que a Nintendo está certa. Ela achou uma mina de ouro e está cavando. Claro que ela está certa, ela está ganhando dinheiro!

    Mas o caso é que os jogadores hardcores que ficam na mão. E isso que ficou MUITO evidente nessa E3 (até agora).

  6. Poh… Sinceramente? Eu acho q certa se medirmos o lucro e sucesso… Mas essa imagem pode virar um estigma… Ela pode ficar marcada como uma empresa casual e quando tentar catar esse público de novo ficar na mão…

    Entenderam? Eu acho que isso é muito ruim… Há espaço mais que de sobra na carteira de investimentos da empresa para que ambos os estilos sejam suportados… Mas enfim… Talvez eu seja realmente exigente ou apenas chato huaahuhuaa

  7. Rafael Lemos

    Sinceramente, eu prefiro acreditar que eles ainda tão investindo nos hardcores. Mesmo que a Press Conference tenha sido uma merda, estão esquecendo que semana passada tivemos o anúncio de Chrono Trigger DS, um jogo bem hardcore. Realmente foi muito decepcionante, mas gostei do anúncio de GTA DS e de Wii Music, mesmo que não era especificamente o que queria. Tenho a esperança real que a Big N chame os jornalistas para fazer anúncios de grandes games em portas fechadas, como fizeram com Brawl.

    Tive também uma impressão que a conferência foi feita para as softhouses apostarem nos consoles.

    Não achei nenhuma conferência incrível: A Microsoft teve como ponto forte o anúncio de FFXIII e como ponto fraco os rip-offs de Miis. A Sony repetiu o que já sabíamos, e decepcionou com o trailer de meio minuto de God of War 3. A Nintendo decepcionou o público hardcore, que não recebeu o anúncio de nenhum grande game como Mother ou Kid Icarus, mas alegrou o casual com Wii Music e Wii Sports 2.

  8. Sempre que há uma feira ou evento desta importancia eu fico apreensivo por novidades. Agora com mais calma analiso o seguinte; Em time que está ganhando não se mexe! É isso!

    A Nintendo está correta dentro do seu ponto de vista. É só pensar. Há alguns anos a trás, a empresa teve um desempenho ruim com seus consoles, agora chegou sua merecida vez. Nessa geração atual ela corre por fora, mesmo assim tira o sono das gigantes Sony e Microsoft, tudo isso a favor da diversão sem compromisso. Para isso ela vai continuar lançando sim, um acessório aqui, outro jogo ali, um jogo hardcore aqui outro ali e muitos jogos casuais. Assim o mar da Nintendo não vai ter tempestades somente na brisas.

    O Vini disse tudo, o Wii é o segundo console de “muitos gamers”, inclusive eu teria um sem menor problema.

    Sobre a conferência a empresa foi tranquila, serena com aquele ar de; “Nós sabemos que que está acontecendo, e está tudo bem!” Enquanto nas outras empresas o duelo tá pegando fogo.

    Classifico a conferência da Nintendo como Fria, apenas isso. É claro que poderia ser melhor, mas essa é a Nintendo, completamente imprevisível.

  9. Vitor

    IUHAiuhuiaia onde vc esteve esses ultimos 2 anos ^^;
    Ja não eh nenhuma novidade a nintendo fazer “negócios” e mostrar jogos para um publico diferenciado durante suas confêrencias XD

Deixe um comentário

