Nintendo nada em dinheiro e Iwata fala sobre próximo console

por Lucas Patricio

Alguém aqui é fãboy da Nintendo? Não precisa ser ista, mas alguém aqui é fã das maravilhas que a Big N pode proporcionar? E eu NÃO estou falando de Wii Fit e Motion Plus! Estou falando daquela empresa que sempre conseguiu nos conquistar com seus jogos mais do que divertidos de suas séries consagradas.

Eu me considero um fãboy da Nintendo. E a entrevista que o presidente da empresa, Satoru Iwata, deu à revista Forbers, só reforça a minha certeza: A Nintendo dos hardcores não existe mais e nunca vai voltar. A menos que ela volte a ficar no vermelho.

“O sucessor do Wii já está sendo desenvolvido, mas é difícil ser tão “revolucionário” quanto o Wii. Todo novo hardware precisa oferecer algo revolucionário; desta vez, aconteceu de termos uma interface de usuário revolucionária. Vai acontecer o mesmo na próxima geração? Realmente, não sei dizer.

É natural que o consumidor espere que a Nintendo faça algo diferente mais uma vez. Se as pessoas esperam tantas coisas diferentes vindas de nós, vai ficar difícil para que superemos as expectativas novamente”.

E se você acha que ela pode ficar pobre e voltar aos hardcores, pense novamente após ver esses números:

Tabela com as vendas de consoles da Nintendo no período entre 1º de abril e 30 de junho (em milhão de unidades). Retirada do UOL Jogos.

Vamos encarar a realidade: o Wii 2 vai chegar e será a mesma história do console branquinho-bonitinho-porém-ordinário que conhecemos. A pergunta é: será que o publico casual ainda vai se surpreender com esse tipo de apelo daqui a alguns anos?

13 comentários sobre “Nintendo nada em dinheiro e Iwata fala sobre próximo console

  1. Heenett

    Discordo do seu ponto de vista, Lucas. Eu concordo que a Nintendo sem dúvida achou um grosso filão nos chamados “jogos casuais”, mas a questão é justamente essa sua dúvida: será que a Nintendo vai continuar com os jogos casuais pra sempre? E eu acho que não. Eu acho que a tática dela vai além disso. E eu vou te passar um texto, não sei se você já leu, já deve ter lido, que expressa a minha opinião melhor do que eu poderia fazê-lo: http://continue.com.br/25/07/2008/homens-passaros-e-a-falacia-casual

    De qualquer modo, o próprio texto “condensa” a minha opinião sobre o post também =P

    Até mais.

  2. Esse texto é mto legal, mas explora um lado do pensamento. É muito simples ignorar o fato que existe um mundo casual para dizer que isso é uma arrogancia dos hardcores. Mas se fosse assim, esse pensamento não seria maioria.

    E convenhamos: a Nintendo que nós queremos não vai voltar XD Não tão cedo ou a tempo…É o que eu acho

  3. Heenett

    Bah.. eu sinceramente acho essa divisão tão radical de “casual” e “hardcores” meio forçada mesmo, sinceramente. Por exemplo, Wii Sports Resort está do lado de Brawl e Star Wars: The Force Unleashed na minha lista de jogos a comprar, e eu realmente acho que o jogo possa ser bem divertido. Não me envolverá tanto quanto um jogo mais elaborado, mas sem dúvida parece ser legal.

    E de qualquer modo, outra coisa que eu não entendi muito bem: o que você chama de “Nintendo que nós queremos”? A Nintendo que desenvolve jogos fodas que agradam aos fãs? Porque se for isso, nossa, nós tivemos Metroid Prime 3, Brawl, Mario Kart, Super Mario Galaxy e Zelda TP nos últimos dois anos! Acho que é pedir muito esperar que novos jogos dessas franquias sejam anunciados em tão pouco tempo, ou até mesmo jogos do mesmo nível de outras franquias.

    Eu não me sinto abandonado pela Nintendo como fã “hardcore”, só acho que as third parties não estão explorando o Wii bem, ainda, até porque jogos hardcore DA NINTENDO pro Wii vieram em peso, numa boa. Ainda dá pra vir bem mais, claro, mas uma empresa lançar 5 AAAs em dois anos sem contar o DS é muito, ah, isso eu acho que é.

    Até mais.

  4. @Heenett: A divisão existe sim. Não são apenas os usuários que dizem. A propria industria admite isso. Viu a linha da EA Sports de Wii? Claro que existe um mercado muito distinto entre casuais e hardcore. Mas isso não impede que você goste de ambos.

    A Line Up que vc falou ai realmente é legal. E eu acho que os demais consoles tiveram jogos de expressão tambem. A diferença? E o resto? E o futuro? E os suportes?

    Sabe, essa disucussão é muito complicada e vai muito de gosto. Mas o que pode-se perceber é que boa parte dos donos do Wii acabam não se importando com esse lance casual. Ainda bem, né? ^^

  5. Existem jogos bons e jogos ruins. Wii Sports e Brawl caem na categoria dos jogos bons. SoulCalibur Legends e Carnival Games caem na categoria dos jogos ruins.

    A divisão existe sim, mas não é coisa nova. Sempre existiu. Há mais de dez anos, a Tec Toy estava lançando um Master System cor de rosa direcionado a meninas, e isso era casual, só que ninguém usava essa palavra.

    O que a Nintendo fez foi popularizar a coisa, fazendo jogos desse tipo que finalmente fossem BONS.

    E eu boto fé que o Wii vai ser um console tão hardc… VARIADO quanto o PS2 antes mesmo de sair o próximo videogame da Nintendo.

  6. Fábio: Acho que não é para tanto. E se o Wii não tiver essa mudança antes de lançar o proximo console (que deve chegar em meados de 2010 2011), ele nunca vai ser hardcore, pq a política da Nintendo é bem clara quando se trata de desconinuação dos consoles antigos. G.Cube que o diga…

    Eu ainda espero que a Nintendo lance 4 ou 5 jogos legais e as 3P lancem mais uns 5 que tb façam o gosto dos hardcore…Mas fica o gosto de “quero mais” na boca de quem cresceu jogando Nes,Snes, 64 etc…

  7. guilherme

    Bom estou expressando meu ponto de vista….
    Acredito que estes games Wii Sports, WiiFit é moda, a nintendo conseguiu o que nenhuma outra empresa de consoles conseguiu, atrair os mais velhos que não gostam de jogos, dai a atenção dela para estes jogos, e jogos deste estilo existem a muito tempo para uma infinidade de consoles, mas o que faz diferença é justamente a jogabilidade, e que ate então não existia e não agradava a esta classe, na epoca do snes ou mesmo do PS1 tinhamos um unico console dominante, o que praticamente obrigava aos desenvolvedores lançar jogos para esta plataforma daí a gama de jogos(veja o XBOX foi desimado pelo PS2, hoje nem se houve mais falar em XBOX), mas o mercado atual temos tres consoles que vão muito bem, e ate o momento nenhum dos 3 definiu quem é o verdadeiro ganhador, por mais que se fale na jogabilidade no final acaba ganhando as imagens, as pessoas se encantão mais pelo olhos do que pela atividade fisica, este é outro ponto que afeta a quantidade de jogos para um console, ou jogos que só existam para uma plataforma, a evolução das plataformas é certa, e será necessário algo maior para desbancar os concorrentes de vez, que venha o novo console contanto que ele seja Wii+PS3 = Wii 2.

  8. Sinceramente? Um jogo bem produzido, com história, conteúdo, arte e hardcore leva uns 3 anos para ser produzido, certo? O Wii 2 virá quando os números de venda caírem e isso acontecerá aprox. em 2010 ou seja, 2 anos?! Pq os números caíram? Pq a Nintendo não vai inovar mais… Pronto falei hauhauha Os caras estão com um mega pepino na mão (armazenamento) e só ficamos ouvindo, deinstala o q não estiver jogando e baixe coisas novas, pombas se era pra isso pq não alugaram conteúdo ao invés de vender? hauhahuuha
    😀

    Eu sou dono de Wii e me revolto quando olho milhares de jogos no catálogo, eu tenho um monte, mas se eu pegar todos posso te afirmar que a proporção jogo bom x ruim (na minha opinião) fica em 10 jogos ruins para cada jogo bom! O Wii infelizmente não nai NUNCA chegar aos pés do PS2 pq o PS2 teve muita porcaria? Teve… Mas teve muita coisa boa! O console têm um catálogo invejável! Eu mesmo tenho pensado em comprar um novamente, enquanto não tenho grana pra um 360! Infelizmente para quem curte gráfico e jogos imersivos (notem que não chamei de hardcore) infelizmente não têm no Wii uma boa escolha…

    O Wii funciona muito bem para pessoas que gostem de jogar mas não possuam tempo, ou tenham filhos, enfim, família! Nele vc não vai achar um Gears Of War aonde vc têm um modo coop pra jogar na história mas acompanhado! Vc verá jogos geralmente em rounds de aprox. 10-15 minutos… Esses são os jogos tidos como casuais, pois não precisam de tempo e concentração!

    Recentemente o único jogo que me prendeu a atenção foi o Hulk… E olha q ele nem é excelente! Mas o fato de ter enredo e eu poder mergulhar nesse ambiente é o que me destrai… Acho legal dar umas voltas de Kart no Mario Kart… Sim, claro… Mas consigo passar mais tempo imerso em Gears coop no PC ou no Mario Kart versus? Claro que no gears coop!!!!

    Mas sabe o que é pior? Isso tudo é questão de gosto! Infelizmente o homem têm a tendência de rotular as coisas e nesse caso até afirmo que nada impeça uma pessoa de ter 2 rótulos! Ser hardcore não te exclui de ser casual e vice-versa! A indústria não liga se há 50 hardcore num universo de 200 pessoas (o resto sendo casual), ela vai fazer o que der mais retorno! Claro que fará alguma iniciativa para os 50 pois ganha-se mais quando se ganha de todos hehehe

    Enfim, acho que o Lucas quis dizer que não há certo ou errado, há o que você gosta e o que não gosta! No caso das pessoas que cresceram entranhadas pelos games, a evolução natural foi o 360 e PS3! Agora as que se desprenderam no meio do caminho independente do motivo viram no Wii a chance de voltar a jogar de uma forma diferente!
    😀

    Pra terminar, gamer é gamer! Independente do gosto… E Lucas, infelizmente partilho da sua frustração, pois eu esperava ver no Wii um Pokemon como o do GameCube que tinha até seu próprio modo RPG! Muito mais maneiro do que simplesmente batalhar com pokemons como aconteceu…
    😦

    Ahhh se Xenogears é sub-jogo então o Wii é sub-console! O que acharam da idéia? ahahahuahuahuahuauhauh Não me matem! Eu tb tenho um Wiiiiiii

Deixe um comentário

