Risco ou Oportunidade?

por Marcos Diniz

Parece que aos poucos o Brasil está levando os jogos mais a sério. Pelo menos a publicidade. Eu digo isso devido a Maxi Mídia 2008 que ocorrerá de 07 a 09 de Outubro. Para quem não sabe a Maxi Mídia é um dos principais Seminários Internacionais de Marketing e Comunicação da América Latina e neste ano o tema será;

O evento será uma boa oportunidade para que publicitários e empresários conheçam novos tipos de mídia como os Advergames e o por que de se investir mais neles.

Palestrante: Quem é Jay L. Sampson?

Jay é Vice Presidente de Vendas Norte Americanas da Massive Microsoft Corporation. Dirige as dinâmicas de estratégias de publicidade dentro dos videojogos da Massive, além de supervisionar os esforços em vendas do forte mercado Norte-Americano. Jay tem se demonstrado assíduo freqüentador dos meios online e, atualmente, dos videojogos, trabalhando de perto com os grupos de produtos da Microsoft, editores de jogos, como a Electronic Arts, para o desenvolvimento de características de consumo, oportunidades e soluções em propaganda para atender às necessidades dos publicitários da Fortune 500.

*************************************************************

Para os mais pessimistas isso pode não significa nada. Porém, quando o meio publicitário e empresários passam a visualizar o potencial do mercado, no caso os games, ajudam ainda mais a pressionar uma posição das autoridades em relação aos jogos no país.

Por isso pergunto a todos e quero que pensem como empreendedores; Investir em jogos no Brasil, Risco ou Oportunidade?

A MaxiMídia 2008 ocorrerá no WTC Hotel – World Trade Center.
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo – São Paulo -SP.

2 Responses to “Risco ou Oportunidade?”


  1. 1 Arthur 16 setembro, 2008 às 6:32 pm

    é um Risco. infelizmente a mentalidade dos brasileiros médios ainda não suporta algo como “diversão de criança e de vagabundo” invadindo a sua vida. MAS! todo investimento é um risco. se feito de maneira correta, pode até ser que essa situação seja revertida em alguns anos (sim, esse tipo de coisa demora) uma campanha massiva de jogos adultos e casuais, com o enfoque correto, focando em coisas como enredo, gráficos (vai por mim, não gamers ADORAM jogos com imagens maravilhosas), diversão instantânea e sem compromisso, etc pode levar a uma mudança de pensamento. Eu inclusive, tenho um exemplo. Minha mãe comentou comigo um dia sobre Wii Fit. Fiquei meio impressionado, já que ela nunca foi muito interessada na diversão dos filhos. após algum tempo ela me disse que viu o comercial na Universal (Ou Sony, não tenho certeza). Ou seja, o Marketing pode ser extremamente valioso para os games brasileiros, desde que com enfoque correto.

  2. 2 Bruno Julião 16 setembro, 2008 às 6:33 pm

    Risco inicialmente falando pois como sabemos a nossa cultura é, “pra que pagar 99,00 se eu posso baixar de graça?”, com isso precisaríamos de um investimento inicial em educação e etc, para em uns 5 anos no mínimo começar a ter um lucro grande😀

    Como disse é um risco inicial… Posteriormente se mostraria uma oportunidade🙂

    Assim como o Diniz, também me sinto feliz por haver um painel para discutir esse tipo de coisa! Acho importante debaterem isso para que eles vejam que a possibilidade do lucro que podem obter, é maior que o risco em si


Deixe uma resposta

setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

