Primeiras Impressões: Call of Duty World at War (X360)

por Wagner Araújo

Depois de uma verdadeira guerra contra as 3RL, enfim consegui jogar a versão multiplayer beta do novo Call of Duty. Assim como ocorreu com CoD4, uma versão beta foi liberada para alguns jogadores inscritos no site oficial do jogo, permitindo aos privilegiados ter um gostinho do jogo que está por vir. Eu fui um desses sortudos e, depois de algumas horas de jogatina, posso falar um pouco do que senti com o jogo, que traz como novidade (ou não) o retorno ao tema 2ª Guerra Mundial.

O beta disponibiliza três mapas e duas modalidades de jogo, a Normal e a Hardcore (sem mini-mapa, menos vida…). Cada uma dessas modalidades apresenta modos clássicos como Team Deathmatch, CTF, Search and Destroy e afins, tudo muito parecido com o CoD anterior. As semelhanças não ficam só nisso, o sistema de patentes continua com a mesma mecânica de evolução através dos pontos ganhos nas partidas. A cada nova evolução novas armas, perks ou desafios vão sendo destravados. Até esse momento tudo é idêntico ao CoD4 (o que não é ruim!), mas quando a partida começa é que as novidades são percebidas.

Alone in the Dark!

O beta contempla apenas o multiplayer, mas já nos primeiros momentos é possível perceber a nova aposta da Activision: o clima. Se no Call of Duty anterior os jogadores elogiaram o toque cinematográfico de algumas passagens do jogo, nesse eu ouso afirmar que o clima de tensão e medo marcarão a trama principal, já que uma das características de um dos mapas disponibilizados (intitulado Makin) é justamente essa. Nele a batalha se desenrola numa vila japonesa durante a noite, e como estamos falando da 2ª Guerra Mundial esqueça os óculos de visão noturna e prepare-se para ficar apreensivo cada vez que passar por qualquer área envolta em sombras. Isso favorece um pouco os “campers”, mas torna as partidas muito frenéticas e apreensivas. Soma-se a isso o áudio (perfeito) do jogo e o resultado é a sensação de vivenciar uma batalha de verdade.

A engine e a jogabilidade são as mesmas de CoD4, em poucos segundos de jogo você estava correndo e atirando com naturalidade. Os comandos são os mesmos só que com armas mais arcaicas. Uma característica interessante diz respeito aos mapas, apesar de o beta apresentar apenas 3 deles, já foi possível perceber que todos são muito balanceados, com tamanho razoável e áreas que favorecem os snipers ou o combate direto.


GTA!

Agora, uma rodada apenas de novidades: em um dos mapas (intitulado Houndhouse) é possível pilotar um tanque de guerra! Isso mesmo, agora veículos estarão presentes nas partidas multiplayer. E para favorecer mais ainda os veículos, agora é possível selecionar Perks (habilidades) exclusivos para pilotagem. Confesso que é muito divertido atropelar (ou explodir) soldados distraídos no campo de batalha. Algumas armas novas tornam a jogatina mais divertida como bombas de gás venenoso.

Quem jogou o multiplayer de CoD4 sabe o quanto é divertido chamar o Helicóptero (após 7 kills seguidos) para abater os inimigos. O clima de 2ª Guerra não permite algo assim, então para substituir o Helicóptero temos uma matilha. Prepare-se para correr como louco quando ouvir a frase “Release the dogs!”. O sistema é o mesmo de antigamente, após matar três inimigos consecutivamente você ganha acesso ao radar (aqui descrito como Recon Airplane), com cinco mortes ganha-se direito ao bombardeio e com 7 solta-se os cachorros (literalmente).

Considerei as (poucas) novidades interessantes, mas não sei se serão capazes de dar uma sobrevida ao jogo. As semelhanças na jogabilidade são tão grandes que a impressão é de que estamos jogando uma expansão de CoD4, o que de certa forma não é ruim, porém a sensação de “mais do mesmo” está presente. Estou muito curioso para conferir o single player, acredito que o enredo será o carro-chefe dessa nova versão. Torço para que esse modo não seja tão curto quanto no anterior e que mais novidades estejam presentes na versão final do jogo.

17 Responses to “Primeiras Impressões: Call of Duty World at War (X360)”


  1. 1 camilogbogado 21 outubro, 2008 às 9:28 pm

    Sábado. Sua casa. Jogar!

  2. 2 Lucas Patricio 21 outubro, 2008 às 10:30 pm

    Sábado. Sua casa. Jogar SEM PARAR!!!

  3. 3 nathalieouchi 22 outubro, 2008 às 1:03 pm

    hahaha….
    Eu tbm quero!
    E o responsável de eSports do MisterApe ta arrancando os cabelos de inveja!
    hehehehe

  4. 4 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 1:55 pm

    Sábado minha casa… Babar… huauhauhahuahua😀
    Na verdade vou ficar pensando… OMG, why don’t you help me to buy a Xbox? WHYYYYYYYYYYYYYYYYYY😀

  5. 5 Lucas Patricio 22 outubro, 2008 às 3:40 pm

    Que tal um video-preview??😀

  6. 6 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 4:26 pm

    Seria massa heim! Ainda mais se os GoLuckeiros comentassem o que acharam e tal…😀
    Claro que todos estamos mais secos pra ver vcs jogando do q qq outra coisa huahuahuahuuahhuahua Mas claro que depois da 5ª vez, veremos o vídeo prestando atenção nos comments😀

  7. 7 Camilo Garcia Bogado 22 outubro, 2008 às 6:09 pm

    Video-preview marcado, por mim!

  8. 8 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 6:25 pm

    Ok… Marcado por mim tb… huahuauhahuauhahuuhaa😀
    Vou fazer video preview de Nintendinho, Mega Man 8 chapter 1063468264 uahuahahhua
    Pq vcs sabem q a próxima jogada da Capcom vai ser vender o mega man em capítulos pra render mais né? Cada capítulo um inimigo huauhahuhauhua
    Foi mal gente, não pude evitar as brincadeiras hauhahuahuahu😀

  9. 9 Wagner - The Old_revenanT 22 outubro, 2008 às 6:28 pm

    Hauahuahauh Boa Julião! Não duvido nada…

  10. 10 Didier 22 outubro, 2008 às 7:06 pm

    Ae sou leitor de outro blog e resolvi olhar o blog de vcs e logo na pagina principal o call of duty 5 fiquei muito contente mas vcs viram o trailers que fala de todas as habilidades novas tudo isso oque vcs falaram das mortes para chamar os cachorros.
    Eu conheci todos os call fo duty e tenho o 4 para PS3 e jogo com meus amigos aqui em casa ja que nao consegui me cadastrar na platationnetwork.

  11. 11 Wagner - The Old_revenanT 22 outubro, 2008 às 7:31 pm

    Olá Didier, que legal que vc acabou parando por aqui, seja bem-vindo!
    Os comentários que fiz são baseados na minha experiencia com a versão beta disponibilizada na Live do Xbox, se vc gosta do CoD4 com certeza gostará do 5 tb, já que como comentei está muito parecida com a versão antiga (sem contar a ambientação).

    Em breve faremos um video review do multiplayer, espero que vc nos visite denovo para conferir.

  12. 12 Didier 23 outubro, 2008 às 5:29 pm

    Meu irmao dei uma olhada no meu proprio comentario e ele ta muito bobinho sei la eu nao tava com um dia muito animado
    Mas voltando a Call of Duty recomendo vc procurar no game trailer um video explicando e mostrando as habilidades que tem no mutpli..
    Ei po que propaganda toda essa do x360 e PS3 ta ai e ele e melhor que o X360.O eu sei que o comentario e radical mas eu sou PS de coraçao eu nunca comprei nada a nao ser peças de PC de comcorentes da grande SONY eu nem se quer recomendo games de x360 nem nada mas cada um joga o mesmo game mesmo em diferentes plataformas

  13. 13 Bruna Torres 23 outubro, 2008 às 8:50 pm

    Olha só o didier hahahah! bem vindo a blogsfera dos blogs blogados uns aos outros

  14. 14 Pablo Raphael 23 outubro, 2008 às 8:58 pm

    Didier: leia o post que você tá comentando, cara.
    Porque o Wagner iria procurar no trailer as informações que ele experimentou em primeira mão no teste fechado do jogo?
    E não tem propaganda do Xbox 360.. o teste só está rolando na Xbox Live e não na PSN.

  15. 15 Arthur Didier 23 outubro, 2008 às 10:46 pm

    Da pq tem todas as habilidades e ele pode muito bem ter deixado passar alguma ja que somos todos humanos e humanos erram é so uma dica ja que o trailer é bem legal.
    E o X360 se vc nao percebeu eu tava zoando eu sabia que era so pra x360 eu so tava brincando mas o papo de ser fa da SONY e do PS3 nao é brincaderira nao eu sou PS radical.
    A unica parte brinacdeira foi a da propaganda.
    Calma era so uma brincadeira relaxa!!!


  1. 1 Dicas para enfrentar o Apocalipse (não aquele dos X-Men, o outro…) « GoLuck Trackback em 28 outubro, 2008 às 9:41 pm
  2. 2 Final de Semana + Brinde « GoLuck Trackback em 2 novembro, 2008 às 12:30 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: