Tarda, mas não falha

por Fernando Mucioli

Olá queridos leitores e companheiros do GoLuck! Mais de mês se passou, e nada desse aqui dar as caras. Não importa: volto na maior caruda pra postar de novo assim, sem mais nem menos.

A verdade é que eu voltei pra dizer que eu fui banido no Kotaku.

Mas calma: o que interessa realmente nesse post não é o fato em si, mas o motivo dele ter acontecido.

Voltemos algumas semanas no passado. Recentemente começou um burburinho em alguns sites (incluindo o acima mencionado) que, supostamente, um representante da Konami teria dito em entrevista que a empresa estaria estudando novas possibilidades multiplataforma… e que isso poderia incluir a mais recente obra-prima de Hideo Kojima.

Opa!, disseram fãs, jornalistas e sites por aí fora – que abraçaram a causa. Um dos vetores de tal febre foi o Kotaku.

Dias depois, outra bomba: o site japonês de onde originalmente a citação teria vindo magicamente arrancou a referência à Metal Gear Solid 4. Opa! Opa! Teoria da Conspiração!, bradaram. Só tem um probleminha.

Vocês sabem, acredito, que este que vos fala é versado na língua japonesa. E como não poderia deixar de ser, frente a tal bomba, lá fui eu seguir os links originais e ler o artigo em sua língua-mãe. Nada, zero, niente. Fala-se de multiplataforma, fala-se de Pro Evolution Soccer, fala-se de Castlevania. Metal Gear Solid? Esse nem passou perto. Mas, detalhe que é, ninguém deu bola. Fiquei na minha, comentei só com o pessoal da redação. Mas já tava com a pulga atrás da orelha.

Daí veio a segunda pancada. Do nada nego me vem dizer que a declaração “sumiu”? Peraí, pensei. Essa não vai dar pra deixar queto. Abri calmamente o tópico de discussão, corri até a caixa de comentários e escrevi exatamente o que se segue:

“Sorry guys, the quote was NEVER there”

E meio que ficou por isso mesmo. Hoje estava eu calmamente olhando o dito site na minha rotina diária e, não mais que de repente, vejo a seguinte mensagem onde deveria estar a caixa de comentários: “Comments are not enabled for this account”. Fui checar meu painel de usuário e lá estava o meu último comentário… com as vogais cortadas, sinal de que eu tinha sido “moderado”. Pelo menos teve UM infeliz que também sabia o que estava falando lá.

Não é a primeira vez que isso acontece no Kotaku. Meses atrás o site publicou uma nota dizendo que o Koichi Hamamura, presidente da Enterbrain, mencionou um novo modelo do Nintendo DS numa conferência. Balela. Nunca aconteceu.

O que, em bom português, me emputece, não é o erro. É leitor – e jornalista – falando amém. E o veículo saindo ileso por isso. Nunca gostei e não gosto do Kotaku. Só visito porque ele é um “cata-lixo” eficiente. Além de publicar não-notícias e atrocidades como essas, escreve num estilo prepotente e , sinceramente, nada engraçado. Não sou a Madre Tereza de Calcutá de chapéu de aba e máquina fotográfica no pescoço, mas o que eles fazem é um pouco demais. Banir gente que aponta erros assim? Sério?

Então, senhores colegas, tomemos mais cuidado com o que fazemos. Eu incluso.

15 Responses to “Tarda, mas não falha”


  1. 1 Hunterpiro 21 outubro, 2008 às 10:05 pm

    E enquanto isso, nós que não entendemos ou lemos japonês, continuamos sendo manipulados…

    Abaixo a ditadura!!!

  2. 2 Lucas Patricio 21 outubro, 2008 às 10:48 pm

    Fernando mostrou que é um cara diferente de qualquer outro: ele pesquisou, APUROU, checou…Algo que o Kotaku passou LONGE de fazer. Aí que eu levanto a bola: até quando esse estilo “jornalistico” de informar vale a pena? Onde está a credibilidade? Claro que falando assim, eu implico na credibilidade do proprio GoLuck, mas aqui os leitores sabem do que falamos e sempre demos motivos para acreditarem.

    Agora essa do Kotaku realmente foi o CÚMULO. Se realmente achassem que o Fernando estava errado, que mandassem pra ele algo mostrando o contrário ou simplesmente ignorassem. Quem deve não teme.

    É bom você leitor ficar de olhos bem abertos ao ler alguma coisa por aí. E isso vale para mim. Acho que isso serviu de lição para todos nós…

  3. 3 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 10:34 am

    Luck e Fernando, eu sofri muitas vezes por tentar dar uma notícia em primeira-mão e olha que eu não sou nem profissional da área! Mas eu pesquisava e só colocava algo se achasse referências fortes de que o boato e etc fossem verdade, muitas vezes não deu em nada, o que me deixava chateado, mas sempre admiti ter colocado coisas que até então não estavam confirmadas e claro, retificava em posts mais a frente ou no mesmo post… Mas hoje vejo que é muito complicado realmente dar qualquer tipo de notícia em primeira-mão, pois se é algo que você não pode confirmar por replicação (vendo quantos meios confiáveis divulgaram essa notícia), fica difícil confiar…

    Sei lá… O q sei é q sinto saudade do WiiReview, mesmo com esse problema de q eu sempre tentava dar notícias antes do meiobitgames e do próprio GoLuck (demorei um pouco pra entender que o foco do GoLuck não era jorrar novidades e especulações, mas sim tratar de fatos e teorias q sejam mais abrangentes e claro, com o toque pessoal de cada um q escreve)😀

    Posso sugerir uma “coisita”? Façam um post (antes do fim claro) perguntando o que a galera gostaria de ver ou que mudasse no goluckast, acho legal o feedback da galera e sei que infelizmente não é sempre que as pessoas têm idéias e as expõe nos posts do GoLuckast hehehe Acho que esse post perguntando poderia servir pra incentivar a galera a expor idéias😀

  4. 4 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 10:35 am

    Ahhhh e Fernandão… Rlx cara, se os caras de excluíram é porque não te mereciam, TODOS sabemos da sua competência e seriedade! Sites como o Kotaku existem à baldes! Estamos contigo!😀

  5. 5 Marcos Diniz 22 outubro, 2008 às 12:11 pm

    Kotakúzões….

    Boa Fernando!

  6. 6 Hunterpiro 22 outubro, 2008 às 12:52 pm

    Acho que meus comentários entram aqui como spam… algúem me libera aí de vez em quando, só para variar?😄

  7. 7 Bruno Julião 22 outubro, 2008 às 1:00 pm

    Q eu me lembre (do q ocorreu comigo) rola um filtro nos comments q usam URL, saca? Eu te recomendo a evitar URLs…😀

  8. 8 Lucas Patricio 22 outubro, 2008 às 3:41 pm

    Hunterpiro: Vou verificar isso😉

  9. 9 Luigi Olivieri 22 outubro, 2008 às 9:24 pm

    “Nunca gostei e não gosto do Kotaku. Só visito porque ele é um “cata-lixo” eficiente. Além de publicar não-notícias e atrocidades como essas, escreve num estilo prepotente e , sinceramente, nada engraçado.”
    Exatamente o que eu acho do Kotaku.

  10. 10 Mucioli 22 outubro, 2008 às 9:53 pm

    Valeu pelos comentários, galera.

    Sobre o primeiro comentário, do Hunterpiro: esse é justamente o ponto onde eu quero chegar. Leitores e veículos acabam sendo “manipulados” nesse processo. O problema é que, beleza, o leitor não é obrigado a saber japonês. Mas o veículo é obrigado a checar a veracidade das coisas que publica.

  11. 11 Xander 23 outubro, 2008 às 12:09 am

    Ah bem, lamento que eles sejam tão ridículos e tentem ocultar seus erros simplesmente banindo alguém que os está lendo e prestigiando com comentários, mesmo que apontando erros.

    Mas não vamos nos esquecer que o Kotaku, apesar de muito famoso e prestigiado, continua sendo um blog. Não é e nunca foi um veículo oficial de notícias.

  12. 12 Lucas Patricio 23 outubro, 2008 às 7:58 am

    Xander: O fato dele ser um “blog” não tira a responsabilidade. Até porque os caras que escrevem lá recebem mais que muito jornalista aqui do Brasil que trabalha pra portais por aí…

    O caso é que um blog do tamanho do Kotaku, acaba se tornando referência, e eles sabem disso. Uma manipulação de informação dessas pode causar uma grande confusão em toda a industria – que foi o que aconteceu…

  13. 13 Bruno Julião 23 outubro, 2008 às 10:10 am

    Um amigo brazuca, têm um site de jogos pra celular (piratas, claro) e eu falei pra ele do tal Google adsense… Ele foi fazer um teste e… Em um único dia o cara tava com US$ 100,00 dólares de saldo! Isso usando o Google adsense… Imagina esse cara vendendo espaço no site dele? Isso é só pra reforçar o que o mano Luck falou sobre o Kotaku, eles ganham rios de dinheiro, o que por sua vez ajuda a poderem pagar pro editores poderem cuidar apenas de escrever pro blog, sacam?

    Eu tentei usar o adsense no wiireview, mas não saí dos US$1,00 de saldo huauhauhauhauhhau😀

    OBS.: Claro que se conseguisse ganhar dindin no adsense, gastaria pra ir ou mandar alguém pras feiras, sacam? huahahuhaa😀


  1. 1 GoLuckast #37 « GoLuck Trackback em 28 outubro, 2008 às 9:48 pm
  2. 2 GoLuckast #37 : GoLuck Trackback em 7 dezembro, 2008 às 8:40 pm

Deixe uma resposta

outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

