Baixar não é mais crime. Ou quase

por Lucas Patricio

Quem diria que a burrice de algumas pessoas com poder no Brasil um dia iria tarzer uma notícia que te deixasse tranqüilo? O site Gizmodo Brasil divulgou que José Carlos Costa Netto, presidente da ABDA (Associação Brasileira de Direito Autoral), disse que somente quem ganha dinheiro com pirataria deve ser punido. Ou seja, todas as pessoas que baixam arquivos não são, legalmente, culpadas.

Mas tenha calma: baixar coisas por Torrent ainda é crime. Só que você só não vai ser preso nem tomar bofetadas do capitão Nascimento caso o Miyamoto entre na sua casa quando você estiver queimando o último jogo do Mario que você acabou de baixar.

Não sei bem o que pensar sobre isso. É positivo alguém ter finalmente pensado que não adianta combater o usuário final – ele precisa de uma educação e campanhas de conscientização. Eu acredito que isso seja eficaz, mesmo com o enorme número de apoiadores a pirataria, eu já vejo muita gente com consciência das coisas. E vocês, o que acharam?

10 Responses to “Baixar não é mais crime. Ou quase”


  1. 1 Khronny 25 outubro, 2008 às 3:26 pm

    Eu acho que se os jogos de videogame custassem 60 reais ninguem ia precisar de jogos piratas. Afinal das contas quem gosta de ter coisas piratas? Mais quem não prefere ter coisas piratas a não ter nada? Agora a gente paga 230 reais em um jogo num país onde o salário mínimo é 380 reais (meu mais da metade!) onde o mesmo custa 60 dólares num país onde o salário mínimo é pelo menos 800 dólares (considerando que o mínimo dos EUA é por hora)!

    Não que a nossa situação financeira seja uma desculpa para legalizar a pirataria, mais sei lá, não consigo dizer se é uma notícia boa ou ruim. Como pessoa que baixa coisas na internet eu não posso reclamar, mais com certeza eu receberia mais contente a notícia de um aumento no meu salário ou da redução dos preços para os jogos. =\

  2. 2 Vovô Garoto SF 25 outubro, 2008 às 3:36 pm

    Campanhas de conscientização? Quando isso funcionou, ainda mais no Brasil? O que nós precisamos é de um mercado no Brasil, e preços realistas. Apesar de ser possível comprar um Dvd de filme pirata por 5 reais (até menos) a pirataria de filmes é muito menor que de jogos .
    Porque? Porque os preços são acessíveis. Simples.
    Quem nesse mundo pagaria 159 dinheiros por Petz Dogz 2?
    https://ssl1094.websiteseguro.com/gamers2/Produto.aspx?codigo=14877c7a-5ace-403e-96fc-6cea6c6d86a8
    Eu não.

  3. 3 GabrielBAP 25 outubro, 2008 às 5:03 pm

    O fato é que dessa maneira o mercado legal sai prejudicado, afinal com o aumento de banda nas casas as pessoas não vão querer pagar nem R$5 pelos games, vão baixar tudo de graça em algum fórum por aí.
    A solução mesmo seria mesmo seria baixar um pouco os preços. Principalmente nos consoles.

  4. 4 Rodrigo Flausino 25 outubro, 2008 às 5:44 pm

    Eu to tentando começar a apenas comprar produtos originais (e trocar a minha safra de games piratas do PS2 (que são poucos. Não sou de ficar comprando muito jogo) para games originais), mas o tal do imposto de importação e o dólar maluco que estão complicando a minha vida. Se não fosse isso acho que seria mais fácil. A vida fica mais difícil enquanto o Governo não fazer nada relevante para a área de games.

  5. 5 Bruno Julião 26 outubro, 2008 às 7:10 am

    Galerinha… Olhem sob outro ponto vista… O que o cara quis dizer, simplesmente, foi que não é correto o que fazem nos EUA por exemplo, lembram de quando uma adoslescente foi presa por ter mais de 200 músicas em seu computador? Quntas notícias não surgem de tempos em tempos dizendo que algum usuário foi processado? Eu também acredito que punir severamente um usuário não resolve o problema, mas também podemos resolver isso facilmente, basta os provedores de internet fazerem a exclusão do protocolo torrent hahaha😀
    Mesmo ele podendo funcionar em várias portas diferentes, nada é impossível…😀

    O importante, como todos citaram, eram preços mais justos, afinal, pq um jogo de PC custa 100,00 (a maioria) enquanto um de console vem por no mínimo 160,00? Já repararam que as emrpesas estão baixando os preços dos jogos no Brasil? Crysis 2 eu paguei mais caro comprando pelo Steam do q se tivesse ido à loja! Então com isso quero assinar embaixo de que se ao menos a mesma tributação aplicada aos jogos de PC, fosse aplicada aos jogos de consoles, o mundo seria menos injusto hehehe😀

  6. 6 Uehara 28 outubro, 2008 às 4:15 pm

    Concordo com tudo que foi dito até agora. Punir o usuário final não é a solução, mas apelar pra pirataria também não é. A solução mesmo seria reduzir esses impostos ridículos sobre games. Lançamentos pra console não chegam nas lojas por menos de 250 reais, é muita coisa.

    Eu acho que, antes de tudo, deviam baixar os impostos. Depois, deveriam aumentar a fiscalização e prender quem vende console destravado. Aí na próxima geração já estaria tudo dentro dos conformes.

  7. 7 rodigo 19 dezembro, 2008 às 3:45 pm

    esse bruno juliao ai vem com ideia de bloquear entrada torrent.ta loko? esse tipo de ideia nem se lança veio.é ideia que não consta pra ninguem,pontanto shut uppp

  8. 8 Giulio 7 outubro, 2009 às 3:51 pm

    QUEM MANDA NESSE PAÍS É O POVO. ENTÃO SE O POVO PIRATEIA, PODE PIRATEAR.

  9. 9 Yure 5 fevereiro, 2010 às 2:26 pm

    Mas, mas, mas, mas… quer dizer que eu posso baixar trilhas sonoras de jogos desde que eu não as venda? Afinal, o download de VGM não prejudica a indústria de jogos. Contudo, eu não baixo trilhas que são vendidas (Aria Of Sorrow, com aquele som de GameBoy, por exemplo, está sendo vendida em CD). E quanto a trilhas que nunca foram vendidas (Mario Sunshine, por exemplo)? E as que estão fora de estoque (Mario Galaxy)? E onde eu acharia CDs de VGM no Brasil? Para todas as perguntas, a resposta é eMule… ou quase, você me entendeu. O primeiro país a dizer que o download não é crime foi o Canadá, muito embora ele puna aqueles que fazem upload…

  10. 10 Felipe Castro 22 agosto, 2010 às 3:04 am

    poo cara é uma cituação complicada pois no Brasil o indice de pobresa é muito grande,se acabasem com a pirataria os pobres serião muito mais inferiores aos ricos. É ilegal?é mais fazer oq?..
    mesmo com a pirataria os criadores dos games ganham bastante dinheiro! Talvez se eles abaixasen o preço dos games diminuiria muito a pirataria!


Deixe uma resposta

outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

