Análise: FIFA 09

por Lucas Patricio

Ps. Eis o texto que bateu os recordes de audiência no MSN Jogos, ganhou capa na home do portal MSN e foi motivo para mais de 400 comentários me xingando. Bom proveito.

Bola na rede é gol, e quem acaba de marcar um golaço de placa é FIFA 09, que entra em campo com uma atualização que finalmente se mostra superior ao adversário Pro Evolution Soccer.

FIFA 09 é melhor que PES. Isso é fato. Pode ser difícil de admitir – e alguns tietes podem até reclamar – mas não há mais como esconder o contraste de qualidade entre essas séries. Quem é fã de PES, vai dizer que prefere jogar sua série à FIFA. Mas se deixarmos as questão de gosto de lado, é impossível não admitir que FIFA finalmente chegou ao topo da cadeia alimentar.

Com dezenas de melhorias na jogabilidade, esta edição de FIFA é marcada pela fluidez dos movimentos dos jogadores e da resposta melhorada aos comandos – algo muito criticado em FIFA 08.

Dentro de campo tudo é mais fácil e agradável. O passe de bola é simples e funcional. A movimentação e física da bola e dos jogadores receberam melhorias que diminuem muito a aleatoriedade de algumas jogadas, como esbarrões desproporcionais.

Fora dos gramados, a grande novidade é o Adidas Live Season, um sistema que atualiza automaticamente os plantéis das principais ligas do mundo de acordo com o desempenho real dos jogadores. Tudo bem que isso é um serviço pago a parte, mas mesmo assim, é uma inovação extraordinária. Se Ronaldinho voltar a jogar bem na rodada do fim de semana do campeonato Italiano, você verá os atributos dele melhorarem no jogo.

O modo Be a Pro foi aprimorado, e agora é possível jogar com um jogador apenas durante uma temporada inteira, ganhando pontos e notas pelo seu desempenho dentro de campo.
O modo online está ainda mais completo, e partidas de dez contra dez são realmente funcionais, sem os temidos lags, que ocorrem com freqüência no jogo concorrente, mesmo que em partidas entre apenas dois jogadores.

Os visuais estão muito bem feitos, mas não mudaram muito em relação à edição do ano passado. A modelagem dos jogadores ainda está bem artificial, e alguns parecem feitos de plástico. Nesse quesito, PES ainda dá de goleada.

Mas no final da partida, FIFA 09 se mostrou completo, robusto e divertido. Os pequenos defeitos e a complexidade dos menus podem ser superados após alguns minutos de jogo, e serão recompensados pela ótima jogabilidade, trilha sonora e variedade quase infinita de clubes e modos de jogo.

Nos portáteis

No Nintendo DS, FIFA 09 ganha praticamente por W.O., já que PES simplesmente inexiste no portátil, tamanha a falta de competência da série. FIFA 08 já havia adicionado uma taxa de frames muito decente e visuais bacanas, e essa versão simplesmente atualizou alguns detalhes.

É difícil se esperar mais do hardware do DS, que está claramente em seu limite em FIFA 09. Talvez alguns mini-games ou modos mais simples dessem um tom de novidade, que foi o que realmente faltou para tornar essa atualização recomendável.

Já no PSP, FIFA ainda precisa aprender muito. Mesmo com visuais bonitos e vários modos de jogo, a jogabilidade ainda está estranha, com personagens com uma movimentação completamente irreal, parecendo que são feitos com três frames de animação.

A vitória da série já foi declarada nos consoles e no PC, ano que vem o objetivo da EA será manter a primeira colocação nesse disputado campeonato virtual que vale milhões de dólares reais.

20 Responses to “Análise: FIFA 09”


  1. 1 lslima 31 outubro, 2008 às 7:18 am

    “No Nintendo DS, FIFA 09 ganha praticamente por W.O., já que PES simplesmente inexiste no portátil, tamanha a falta de competência da série. ”

    Não existe versão 2009 no DS, mas já sairam as versões 2007 e 2008. Ambas medíocres em relação às versões de console. O que justificaria a ausência da versão 2009 no portátil da nintendo. Agora, falar em falta de competência da série é forçar a barra. A versão 2009 do PES está para sair, e até o lançamento do FIFA 2009, o que aconteceu há menos de duas semanas, PES manteve-se no primeiríssimo lugar por anos. Parabéns à EA, mas vamos com calma. Afinal, a escalada de FIFA começou justamente quando eles resolveram adotar a jogabilidade de PES.

  2. 2 Bruno Julião 31 outubro, 2008 às 11:10 am

    Vixe… Já vi q vou ter de desembanhar minha espada para proteger o guerreiro Luck mais vez… Prepara as armas aeh Diniz! Wagner nos dê cobertura!!
    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh😀

    Luck, assim como disse no MSN repito aqui, achei suas palavras um tanto quanto duras, mas concordo que a EA está apresentando novidades boas enquanto a Konami está tropeçando nos pés…

    Apoio incondicional ao ideal de liberdade de expressão! Mas por favor… Não baixem o nível como o pessoal do portal MSN… A audiência do GoLuck com certeza vai mostrar mais uma vez como fazer um debate moderado e alto nível como sempre têm feito! Parabéns para nós leitores que sabemos responder à textos e comentários sem ofender e propiciando um debate saudável😀

  3. 3 man_overb0ard 31 outubro, 2008 às 1:27 pm

    Luck, suas palavras foram duras, mas honestas.
    Sua análise está ótima.
    É difícil lutar contra num país onde video-game é igual “Wingelévi” e “Playstatiu”.
    O que existe mais nesse segmento, é fanboy.
    Keep it up!

  4. 4 Marcos Diniz 31 outubro, 2008 às 1:53 pm

    É isso ai man_overb0ard, o país do WE nunca vai aceitar FIFA, nao que o WE ou PES seja ruim, mas acho que o jogo parou no tempo não inovou em nada, fica naquela mesma coisa. Fora que os pirateiros fazem a festa..Brazukas com narração do Eder Luis e Galvão Bueno…

    Enfim é questão de gosto e eu hoje aposto também no FIFA…

  5. 5 man_overb0ard 31 outubro, 2008 às 3:47 pm

    É Marcos. Eu desisti de entrar nessa polêmica. Prefiro fingir que não escuto os companheiros de trabalho ou colegas de faculdade quando eles estão comentando sobre o “fantástico” Pro Evolution Soccer 2009 de PS3. Os comentários são basicamente os mesmos, gráficos “perfeitos”, jogabilidade “genial”… as vezes que cheguei para comentar alguma coisa, e dizer que desde 2008 optei pelo FIFA, fui motivo de piada. É assim que funciona. Mas era assim que funcionava à 12 anos, quando eu falava de Winning Eleven, e ninguém sabia do que se tratava. São análises como a do Lucas que fazem as pessoas abrir os olhos, só algumas é claro, mas de pouquinho em pouquinho se faz uma franquia. hehehehe.

  6. 6 Danilooo 31 outubro, 2008 às 7:33 pm

    pra mim, fifa 09 supero pes09, e é compra certa

  7. 7 Thiago 2 novembro, 2008 às 2:36 am

    Alguém que reclamou da resenha jogou as demos de PES 2009 e Fifa 2009? Bom eu joguei ambos, sempre fui fã da série PES mas não há como não falar que o Fifa como simulação(quesito que PES sempre humilha) ganhou do jogo da Konami, então só respeito a opinião de quem jogou, como o Lucas o fez, e o man_overb0ard o fez pois conheco ele de PXB e sei que é um grande jogador/conhecedor da série, qualquer outra critica baseada em jogos do passado não contam para um review das versões de 2009.

    []´s

  8. 8 Rorschack 3 novembro, 2008 às 8:02 am

    Desculpem-me, mas falar de um jogo (FIFA09) sem jogar o concorrente (PES09) é dar preferência sim a esse titulo.
    Veja as notas de FIFA09 e as de PES09 pelo mundo, FIFA conseguiu ficar só um pouco a frente em notas (IGN UK 8,9 enquanto PES ficou com 8,5) sendo que a jogabilidade de FIFA é uma cópia de PES e por isso atingiu excelência. Eu sou um dos caras que torce para que FIFA seja realmente bom, não é a toa que todo ano que sai um novo eu pego para jogar e ver se realmente está no nível de PES/WE, mas sempre me arrependo de ter feito isso. Na minha sincera opinião PES é muito mais divertido de jogar com a galera do que FIFA, ou seja, o multiplayer é legal, enquanto FIFA no single player é um pouco melhor justamente pelas modalidades presentes.

  9. 9 man_overb0ard 3 novembro, 2008 às 1:07 pm

    Rorschack, está aí um ponto.
    FIFA está bom, pois se aproximou da jogabilidade de PES.
    Mas eu vou além. FIFA está bom, porque trouxe a jogabilidade do PES para o next-gen. O que nem mesmo o PES conseguiu fazer. Alías, o que o pessoal da KONAMI menos fez, foi tentar evoluir na jogabilidade. Por ficar amarrada na engine brilhante que era no PS2, fomos brindados com 3 versões “next-gen”, que continuam com aparência “old-gen”. Modo online ridículo, e é justamente essa a palavra certa. E jogabilidade de 8 direções. Isso não dá. Correr na diagonal em “toquinhos” é muito pra mim, é simplesmente inaceitável. Confesso que a versão 2009 foi um pouco melhor, pois melhorou a velocidade do jogo, que no 2008 era simplesmente surreal. Digo tudo isso do PES, mas quero deixar claro que não acho o FIFA perfeito. Aliás, nenhum jogo é perfeito. Sempre tem o que melhorar.

  10. 10 Uehara 3 novembro, 2008 às 3:15 pm

    Eu até escrevi um texto sobre o assunto no NoReset, mas repito aqui: tanto FIFA quanto WE são ruins. Ambos ficam devendo no quesito inteligência artificial, ou nas possibilidades de jogadas. Quem curte futebol mesmo sente falta de uma marcação mais bem feita por parte dos laterais, meias que não avançam, atacantes que ficam esperando a bola quase dentro do gol… fora os erros de passe, movimentação completamente errada, goleiros horríveis, etc. É muita coisa que atrapalha uma partida mais próxima do real.

    Eu jogo Winning Eleven porque gosto de futebol, mas tanto um quanto o outro, enquanto jogos de videogame, são horríveis.

  11. 11 Rorschack 4 novembro, 2008 às 10:05 am

    Uehara, qual o melhor jogo de futebol que vc já jogou (versão de)? Será que teve algum jogo desse esporte que tivesse todos os quesitos de um AAA futebolístico?

  12. 12 Lucas Patricio 4 novembro, 2008 às 11:21 am

    Não entendi sua pergunta, Rorschack

  13. 13 Uehara 4 novembro, 2008 às 3:46 pm

    Cara, eu adoro futebol, adoro falar de futebol e adoro reclamar de jogos de futebol… =)

    Pra mim, um jogo AAA de futebol ainda não existe. Os melhorzinhos que eu achei foram o WE 10 (ou o PES 2006 ocidental) e o PES 2008 de Wii, mas só pela novidade na jogabilidade, porque a versão 2008 foi horrível em todos os consoles.

    Pra falar a verdade, ainda não joguei FIFA 09, pode ser que esteja bom mesmo. Mas dos jogos que eu joguei até hoje, não teve nenhum que cumpriu bem o papel de ser um bom jogo de futebol.

  14. 14 Rorschack 5 novembro, 2008 às 12:51 pm

    @Uehara
    Perfeita resposta brother, e é por isso que continuo achando que cada um deles tem seus diferenciais e mesmo assim o PES é mais divertido de jogar. Quem curte futebol gosta de conversar sobre isso com os amigos, gosta de mostrar sua camisa do time favorito e gosta de ver jogos de futebol e é por isso que PES/WE tem tantos seguidores por ai, basta se lembras de quantos momentos legais passou com seus amigos jogando, quantas vitórias ou derrotas marcaram essas reuniões e tudo mais. Nenhum teve IA legal até hoje, todos foram se tornando facéis com o passar do tempo e logo após vinha uma nova versão com coisa diferentes na jogabilidade para justamente suprir essa deficiência e é ai que entra o FIFA, que foi comendo pelas beradas, baseando-se na jogabilidade vencedora e prezerosa de PES/WE e querendo para si o posto de melhor da categoria, modificando e somando quesitos que a Konami deixou congelada, até se tornar um bom jogo de futebol, mas para os verdadeiros fãs só PES/WE é realmente divertido de jogar. Na minha opinião um dos melhores PES/WE foram o WE9 e o WE10, o WE9 por ser mais dificil (bem simulador mesmo) e o WE10 pela fluides das jogadas e a melhoria da IA. Pelo que andei vendo o PES2009 melhorou pacas e está pau a pau com o FIFA mesmo, principalmente no quesito diversão. Está na hora da Konami acordar para várias franquias, não só WE/PES, hoje ela possui apenas MGS dando lucro, isso é fato já que sua franquia de futebol está ameaçada seriamente por FIFA, ela tem de realmente abrir os olhos.

  15. 15 man_overb0ard 5 novembro, 2008 às 1:13 pm

    Gosto é gosto. Mas dizer que o PES2009 está pau a pau com o FIFA09 é complicado. Principalmente se você for botar no assunto a questão técnica. Sobre diversão, tem gente que acha micareta a coisa mais divertida do mundo, eu acho uma merda. De qualquer forma, sugiro que você jogue um pouco de FIFA 09 com a mente aberta, e esqueça do nome, esqueça do seu passado. Nada melhor e mais divertido do que jogar um jogo que se parece verdadeiramente com o esporte real.

  16. 16 Daniel Medeiros 18 novembro, 2008 às 9:58 am

    bom, gostaria de parabenizar você, Lucas, porque a análise esta justamente focada na diferença que também senti entre os dois jogos (FIFA 09 e PES 09). já joguei o PES 08 e achei o jogo muito enjoativo e pela análise tecnicas de muitos, considerada ruim. Finalmente resolvi ir a um stand de apresentação do novo PES 09, gente me desculpe mais as diferenças são muito poucas a não ser de melhoria de graficos e aumento de algumas opções (como o campeonato e etc…), mais gente não tem nada melhor que jogar com seu time do coração e ainda por cima com o uniforme identico, não a nada melhor que jogar sabendo que vc vai disputar bola e o computador não vai levantar na sua frente e pegar a bola e fazer o gol, não a nada melhor que jogar o FIFA… o jogo esta muito bom, é complicado é, mais é só aprender as funções que tudo melhora….
    FIFA 09 verdadeiramente esta acima de PES 09

  17. 17 Enio 19 novembro, 2008 às 11:10 pm

    Pra falar a verdade quando comprei pes 2008 não acreditei no q foram capaz de fazer com a magia do futebol que existia no ps2, daí então resolvi vender o jogo, pois me senti indignado pois tinham estragado pes para ps3. Depois resolvi dar uma chance ao fifa 2008 conforme analises que vi dizendo q fifa estava muito, mas muito melhor do que pes 2008. Pra falar verdade joguei, joguei, joguei e não senti emoção nenhuma, parece q a gente esta jogando com robos, não tem giro nenhum os jogadores, dribles quase impossível tudo duro de se jogar, horrível affff, e digo com toda convicção por mais ruim que fizeram pes 2008, fifa não chegou nem perto da jogabilidade. E finalizando concerteza irei comprar pes 2009, depois das analises que li, tomara mesmo que fifa tem avançado o tanto quanto falam, pois eu gosto de ver a concorrencia, mais a verdade doa a quem doer vai continuar sendo que pes = jogabilidade/emoção e fifa = gráficos/on-line.

  18. 18 ORLANDO 26 dezembro, 2008 às 1:46 pm

    não sei o mativo mais FIFA 2009 não esta FUNCIONANDO n0 meu nintendo ds

  19. 19 ORLANDO 26 dezembro, 2008 às 1:50 pm

    po , ta parecendo uma tela PRETA com um recado vermelho tipo “reinicie” ,….. ta bom ligo de novo e aparece a mesma bosta….
    que …..

  20. 20 Marcelo 23 abril, 2009 às 1:29 pm

    A jogabilidade do fifa é decadente e cada vez mais mecânica.O jogo é sem graça,pois é cheio de defeitos.
    Se fosse descrever todoseles,passaria horas aqui.Realmente, esse jogo é uma piada.Sóos gráficos se salvam.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: