Primeiras Impressões: Left 4 Dead (Xbox 360)

por Wagner Araújo

left4dead-boxartO apocalipse de zumbis é só uma questão de tempo e vocês já foram avisados então não perderei mais tempo alertando ninguém, até porque quando a hora chegar é cada um por si e ponto final.
Quando tal apocalipse começar o caos total será mero detalhe, em Resident Evil já fomos apresentados a um cenário parecido, porém por mais que o Nemesis tenha te causado pesadelos no fundo a maioria dos outros zumbis era só um aglomerado de carne podre que se arrastava pelos cenários. Levante a mão quem nunca deu olé nos zumbis de Resident Evil enquanto corria por ai.

Agora pense o que aconteceria se os zumbis corressem atrás de você, já pensou? O pessoal da Valve também pensou e fizeram mais que isso, eles colocaram toda essa correria em um jogo, bem vindos ao mundo de Left 4 Dead (que assustadoramente se parece muito com o nosso).

Uma semana antes do lançamento (que acontecerá em 18/11) foi disponibilizada na Xbox Live e no Steam a demo do jogo que possui dois cenários para apreciação dos zombie killers de plantão (eu incluso), então sem mais delongas minhas primeiras impressões sobre o jogo logo abaixo:

Frenético, visceral, escuro e barulhento são apenas alguns adjetivos para o jogo. Left 4 Dead é um FPS com ênfase no cooperativo, nele os jogadores entram na pele de 4 sobreviventes que devem cruzar áreas da cidade detonando hordas de zumbis no processo. Na demo fica bem evidente a proposta cinematográfica do jogo com uma animação inicial (digna de Madrugada dos Mortos) e com cartazes simulando posters que aparecem nas telas de loading dos cenários.

left4dead-ps3-march3
A cooperação entre os 4 participantes é essencial pois além de poder trocar itens como munição e kits de primeiros socorros em alguns momentos somente a intervenção de um companheiro poderá ajuda-lo, seja quando você é capturado por algum dos inimigos ou quando está ferido demais para se levantar, nesses momentos os outros jogadores recebem avisos na tela indicando a direção do companheiro em apuros. A todo o momento é possível saber a localização dos membros do grupo, já que uma “aura” mostra a silhueta dos personagens mesmo quando estão atrás de algum objeto e por experiência própria posso afirmar que não é muito inteligente afastar-se muito do grupo, pois nunca se sabe quando a próxima onda de zumbis vai atacar.

O sistema de ondas (waves) é o ponto crucial do jogo e baseia-se em elementos do cenário e num sistema de inteligência artificial chamado AI Director, onde o jogo “escolhe” os melhores (ou piores) momentos para mandar um bando de zumbis ensandecidos atrás de seu grupo. Além dos zumbis normais existem também alguns seres mais “evoluídos” como o Hunter, o Bommer e a Witch, que você terá o prazer de conhecer durante o jogo.

A jogabilidade é bem simples e consiste em atirar, atirar, atirar, usar medkit, atirar… O arsenal de armas disponível na demo foi bem simples, consistindo em escopetas, Uzis, rifles e pistolas, essas últimas possuem munição infinita, o que pode causar estranheza atualmente, mas que no jogo encaixa-se perfeitamente já que a idéia não é passar realismo em momento algum. Eu definiria o jogo como um Geometry Wars em 3D, só que jogado com mais 3 amigos na Live (ou Steam).

left_4_dead

Não se pode esperar muito do jogo, no fundo é apenas mais um pouco de diversão descerebrada só que muito empolgante, juntar os amigos para detonar zumbis com certeza proporcionará muitas horas de diversão na Live (ou Steam).

11 Responses to “Primeiras Impressões: Left 4 Dead (Xbox 360)”


  1. 1 Cesar "Leropolds" 13 novembro, 2008 às 8:01 am

    Preciso baixar a demo, mas acho que vai dar só mais vontade de colocar as mãos em Resident Evil 5.

  2. 2 man_overb0ard 13 novembro, 2008 às 8:12 am

    Joguei ontem 10 minutinhos e foram suficientes para eu classificar o jogo como competente em sua proposta. Se sobrar algum tempinho nos próximos 2 meses devo comprar, gostei bastante do que vi.

  3. 3 Wesley Pires 13 novembro, 2008 às 9:25 am

    O survival Horror está resurgindo das profundezas. Depois do ótimo Dead Space, vem o Left for Dead. Mas como outros dizem, é apenas um aquecimento para o Resident Evil 5. Quem quiser ver uma vídeo análise do demo do jogo pode entrar nesse site aqui:
    http://www.nowloading.com.br/va-left-4-dead-demo
    Bem explicadinho, perfeito para se sentir mais imerso na premissa do jogo.

  4. 4 Bruno Julião 13 novembro, 2008 às 12:19 pm

    Partiu jogar hoje de noite? O Demo já está no meu 360!!! Joguei ontem por algum tempo no Steam, aonde o mouse ajuda bastante, mas não me decepcionei com o que vi no console, consegui até atravessar umas fases! Claro q no easy hauhauhhua😀

    Quem quiser jogar é só marcar um horário q eu tô dentro… Minha gamer tag é BrunoJuliao7

  5. 5 Uehara 13 novembro, 2008 às 3:02 pm

    Peraí, só eu tô mais empolgado com esse jogo do que com Resident 5? Sei lá, co-op com 4 pessoas não é melhor do que com apenas 2?

    Counter Strike de zumbi=jogo do ano

  6. 6 Bruno Julião 13 novembro, 2008 às 3:29 pm

    Uehara… O problema aqui é q RE5 promete muito! Mas claro q o Left 4 Dead está excelente! Pelo menos o demo me deixou com uma ótima impressão! E assim como em RE4 eu não tive medo de jogar! Logo é sinal q o jogo é bom huauhauhauhau😀

    Agora mudando de pergunta… Alguém sabe como se faz pra jogar qq jogo na live com 2 pessoas no mesmo console + 1 outra pela Live?🙂

  7. 7 Gustavo Oliveira 14 novembro, 2008 às 7:39 am

    Aparentemente o jogo é ótimo, mas eu ainda não entendi o nome dessa merda.

    Left 4 dead. Qual é o trocadalho do carilho?

    E mais, a capa é terrível.

    Beijos na bunda de “vocês tudo”.

  8. 8 Rebeca 15 novembro, 2008 às 4:02 am

    Nossa, essa capa é totalmente Jogos Mortais + House Of The Dead! xD
    Poxa, não vai ter pra PS3?! Que droga… =(
    Quero muito Left 4 Dead, então vou acabar tendo que pegar a versão de pc, embora não seja muito fã de jogar no computador.

    @Gustavo: São 4 personagens principais jogáveis, 4 sobreviventes em meio a uma cidade infestada de zumbis, né? Daí fizeram o trocadilho da frase “left for dead” com o número 4.
    A expressão “to be left for dead” (ou “to leave for dead”) é daquelas meio complicadas de traduzir literalmente. Ela é aplicada com outros sentidos similares também, mas o significado principal é abandonar alguém assumindo que essa pessoa vai morrer de qualquer jeito. Tipo “vão morrer de qualquer forma no meio de tantos zumbis, então larga eles pra lá”. =)
    (Alguém me corrija se eu estiver errada, por favor!!!)

  9. 9 Jack_BP 15 novembro, 2008 às 12:40 pm

    Tipow…
    Nome: Left 4 Dead (msm procuncia de Left for Dead)
    Traduzido: Deixados para a morte (em portugues ficaria sem sentido, “Deixados 4 morte!”)

    Joguei hj e ja terminei as fases da demonstração, me parece mais um daqueles jogos curtos no Single-player (apesar de msm assim ser muito bom) mas com um aproveitamento MUITO maior no Multiplayer.

    JOGAÇO!

  10. 10 IZAAC 18 novembro, 2008 às 8:57 pm

    deixados para morrer, mas com o quatro embutido na frase. como uma mensagem subliminar…puts…vcs não conseguem assimilar isso?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

%d blogueiros gostam disto: