[+Leitor] Por que amamos tanto Metal Gear?

Por Rafael Arbulu*

metal-gear-solid-4

Pessoas como LuckMan (parece até nome de chefe do Mega Man) e eu não estamos sozinhos no mundo quando dissemos: amamos Metal Gear. Não estamos sozinhos porque, ao redor do globo, a obra prima de Hideo Kojima conseguiu prender a atenção do jogador do início do lendário Metal Gear, (MSX/1987) até o seu desfecho em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (PlayStation 3/2008), sem falhar ou decair o mínimo que fosse dentro desse período.

Muitos vão discordar, dizendo que Splinter Cell é melhor, que MGS se tornou mais um filme do que um game, tamanha a quantidade de cutscenes, mas eu aposto a minha vida: se você já jogou MGS em alguma remota parte de sua vida, você teve um lampejo de vontade de ser Solid Snake. E eu explico o porquê.


Seu anti-heroísmo e seu foco no “get the job done, no matter what” cativam massas, imediatamente deixando o jogador complacente com seus problemas: ser um herói lendário de guerra, atormentado pelas lembranças de suas próprias ações, conviver com a verdade de que é um clone e ainda saber que um vírus vem devorando seu interior não são bem os tipos de pensamento que nós gostaríamos que cruzassem nossas mentes, mas ao vê-lo firme, resoluto, mesmo diante de tamanho calvário, certamente nos faz odiar qualquer Liquid que tente fazer o menos de maldade possível.

Quando fiz o review para a EGM Brasil (edição 79, dividido com Alexei Barros e Cláudio Prandoni) e para o MSN Jogos, honestamente, daria menos nota do que realmente dei: mas tive a oportunidade de adquirir o jogo e terminá-lo antes que a revista fosse para a diagramação e que a Microsoft desse destaque para a matéria. Graças a Deus eu mudei minha nota. Me chutaria até a morte se não desse a nota máxima.

metal-gear-solid-4-guns-of-the-patriots-20080521004457582

Sei que já mostrei meu desprezo pelo fanatismo excessivo dos games e seus fanboys, mas por mais que seja difícil de acreditar, quem está falando com vocês aqui é o jornalista. O jornalista que foi feliz a ponto de ver a saga de Solid Snake se completar antes que um review incauto fosse publicado. O resultado, quem leu a EGM #79 e o site do MSN Jogos já conhece: nota máxima em ambos.

De fato, Metal Gear não é um jogo para todo mundo: perca um, e você se verá em uma confusão tão grande que não vai conseguir dormir direito (principalmente no caso de MGS 4, o desfecho da história). Recentemente, consegui baixar a Metal Gear Database, e minha experiência com essa espionagem tática aprimorou-se: são tantos meandros aparentemente irrisórios, mas no final amarram os personagens em uma teia de relações tão intrínseca que depois de horas de leitura (a Database é bem grande… pense em uma Wikipédia só de Metal Gear), tudo passa a fazer ainda mais sentido!

Luck adquiriu um PS3 recentemente. Quero que ele veja, como eu, o final de Metal Gear 4: é simplesmente de chorar! Eu garanto: ele vai se sentir da mesma forma que eu me sinto hoje, conhecedor de toda a história, como muitos outros por aí. É irônico: me sinto como aqueles wannabes que se dizem fãs número 1 de uma banda cuja história é maior que sua idade, mas agora eu entendo o sentimento deles: chega a me assustar, de verdade.

Se me dão licença, preciso jogar um pouco…

metal-gear-solid-4-guns-of-the-patriots-20070712014604994

*Rafael Arbulu escreve nas revistas EGM Brasil e Nintendo World e atualmente é editor do site da PC Magazine

15 Responses to “[+Leitor] Por que amamos tanto Metal Gear?”


  1. 1 Regis 29 novembro, 2008 às 9:45 am

    poxa,eu joguei a saga solid ate o 3.agora to com mo vontade de jogar o 4.sera que sai pra X360?

  2. 2 Glacial 29 novembro, 2008 às 10:05 am

    Apesar de xbox fanboy, admito que tenho curiosidade de jogar MGS4. Mas não compraria um console só por causa desse jogo.🙂

  3. 3 Lucas Patricio 29 novembro, 2008 às 10:31 am

    Glacial: Droga! Acho que fiz isso😄
    Regis: Se Deus quiser! haha Mas acho que não =\

  4. 4 Rebeca 29 novembro, 2008 às 4:21 pm

    Não tenho nem palavras pra descrever o quão emocionante foi jogar MGS4, ver o desfecho da série e finalmente saber os porquês de tudo. Em todos os games tive o constante pensamento em minha cabeça “caramba, como alguém conseguiu criar isso?”. A história é super inteligente e intrincada, o roteiro muito bem construído, os personagens profundos e críveis, as sacadas sensacionais, as cenas memoráveis… tudo muito marcante. Sinceramente, não consigo pensar em algo pra dizer “ah, nisso MGS deixa a desejar”. Sem falar do Snake, pois nunca vi um personagem mais impactante que ele! O verdadeiro anti-herói, mas nada caricato. Ele é politicamente incorreto e super badass, mas completamente humano. Alguém que, mesmo endurecido pela vida de constantes batalhas exaustivas, conserva seu lado mais soft, mantém seus princípios, permanece um amigo leal e não hesita em se sacrificar por um bem maior.
    Enfim, vou parar por aqui porque do jeito que amo essa franquia, vou acabar empolgando e escrevendo um comentário gigantesco! heheheh xD

    Só quero ver quando o Lucas zerar! =)

  5. 5 Didier 29 novembro, 2008 às 8:33 pm

    Po que m#@! quando eu fico de castigo sem computador por alguns dias vcs colocam uma materia sobre Metal Gear Solid o maor da minha vida.
    Lucas espero que zere logo o game no final so entre o pessoal do blog caiu uma lagrima fiquei emocionado o game é unico.

  6. 6 Thiago 29 novembro, 2008 às 9:49 pm

    Eu joguei os outros Metal Gear, este ultimo vi esses dias na casa de um amigo e posso dizer é um jogo bonito, mas ficar 40 minutos vendo uma cutscene nem na epoca do Xenogears isso acontecia, enfim quando comprar o tijolo de ébano eu vou jogar este jogo mas não achei a oitava maravilha do mundo, estou esperando muito mais para o God Of War 3!

  7. 7 Rafael Arbulu 30 novembro, 2008 às 11:56 pm

    Rebeca: Meu medo é que estraguem com o (suposto) filme que vem por aí, ao melhor estilo Street Fighter: The Movie. Quem interpretaria Solid Snake agora que Kurt Russel está velho…makes me wonder…and worry…

    Thiago: Cara, acredite…jogando, você nem se dará conta do tempo…

    Regis: Minhas esperanças em ver Metal Gear 4 for Xbox 360 continuam firmes, mas acho que a dura realidade me faz desacreditar…

  8. 8 Didier 1 dezembro, 2008 às 12:29 am

    Ae Led Zeppeli na veia.
    StairWay to heaven

  9. 9 Rebeca 5 dezembro, 2008 às 1:07 am

    @Arbulu:
    Agora que eu lembrei que vc tinha comentado sobre o medo de estragarem o filme de MGS. Não sei se vocês ainda lêem os comentários daqui, mas só pra não ficar sem resposta…

    Pois é, eu entro em pânico toda vez que ouço falar nisso! xD
    Cara, MGS é um terreno muito delicado pra se mexer e se não for feito com MUITO cuidado, pode ficar um lixo. E assim como você, não consigo visualizar algum ator que pudesse ser o Snake. Mesmo o Kurt Russel mais novo (apesar da relação do Snake Plissken com o próprio Snake) eu não consigo imaginar no papel, pois não sei se ele alcançaria a profundidade de atuação necessária! heheheh
    O único ator que pra mim tem o rosto mais ou menos no estilo do Snake é o Christian Bale, mas também não sei se ele conseguiria interpretá-lo direito. Então só nos resta esperar pra ver o que vão fazer com o filme, né?! =/

  10. 10 Danilo 10 agosto, 2009 às 10:38 am

    Caros,

    Sempre leio o Hadouken e Girls of War..mas como vi…o GoLuck segue o mesmo nível…ou seja..é bom!!!
    Pois bem..apesar do post ser antigo, assim como os comentários, me sinto obrigado a dar uma opinião.
    Desde já confesso que não acompanhei a série Metal Gear desde o MSX, assim como, confesso não ter tempo para jogar os antigos. Mas acho que foi em janeiro de 2000, mesmo em japonês, foi quando joguei metal gear solid 1. Quem diabos era “Sorido Sunake”??? W.T.F is “Metaru Gia”??? E mesmo assim, apenas com meia dúzias de Kanjis e apenas o Katakana na ponta da língua, mais as imagens do jogo, consegui entender de certa maneira quem era Solid Snake e a sua jornada para destruir as armas de destruição em massa ao redor do globo.

    2002 Joguei a versão americana. PERFEITO!!!!!! Entendi toda história, Solid nada mais é como um ser um humano comum a plena vista, porém como dito pelo próprio Vulcan Raven…”..boss (Liquid) esse homem é diferente, ele se transforma em demônio no campo de batalha..”. Esse é o resumo desta personagem. Um soldado Fiel, corajoso e com uma vontade para Rocky Balboa nenhum botar defeito!!! Nem mesmo o poderoso Psycho Mantis conseguiu acessar a parte de Snake programada para batalha.

    Mesmo no “Sons of Liberty”, que infelizmente muitos acharam Raiden um banana e não poder jogar com Snake, o jogo foi uma surpresa da melhores! Vimos o ponto de vista não de Snake..mas como é alguém conhecendo a lenda. E fica claro no futuro a influencia de Snake na vida de Raiden. Sim, o segundo jogo é muito bom!!! Raiden é a nova geração de heróis, moldado pelas crenças do velho Snake, adaptado para as novas guerras…”You’re the lightning in the storm”

    2008…Conheci BIG BOSS e também uma das melhores personagens já existentes no mundo dos games, The Boss, the mother of all special forces. A mulher que ensinou todos os soldados os preceitos de lealdade e cumprimento do dever. “Snake, you’re mission above you’re personal felling. You’re mission to the end”

    Por final acabei de terminar o 4 (Abriu a roupa do Altair..que loucura, huahauhau). Chorei….chorei não minto. Foram 10 anos acompanhando de perto uma das melhores sagas do video game, que como diz o post, teve seu final a altura. “The War has Change”..de fato..está realidade é agora..como diz no jogo o futuro nem é tão distante assim..empresas como a Black Water contratam ex-soldados para atuarem no Iraque. Mercenários contratados por uma empresa com “CNPJ” e que recolhem impostos para o governo. Governo este que financia guerras. Não é teoria da conspiração..se fosse teoria, seria bom. SOP meus amigos…isso foi denominado no jogo de SOP.

    Mais que um jogo, a saga metal gear passa uma mensagem para aqueles possam entender. Se você passa por adversidades..nunca se esqueça..ame, chore, ria, divirta-se, cuide…viva!!!

    “Stop fighting, you earn you’re right to rest…Live Snake…Live!!

  11. 11 Jogos de futebol 28 setembro, 2009 às 5:20 am

    Metal Gear é um jogo muito que envolve. Para meu me resulta fascinante fazê-lo.


  1. 1 Nintendo 3DS – First Hands On | Trackback em 11 dezembro, 2011 às 2:30 pm
  2. 2 God of War: Ascension | UK Gaming Consoles & Video Games for Xbox 360, PS3, Wii, DS, 3DS, PS2, PSP, Used & PC Trackback em 12 dezembro, 2012 às 7:46 am
  3. 3 Metal Gear Solid: Metal Foxhound Dog Tag Key Chain Trackback em 19 março, 2013 às 12:16 pm
  4. 4 Metal Gear Solid: Codec Dialer v3.2.0 APK Free Download Trackback em 27 agosto, 2013 às 4:15 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

%d blogueiros gostam disto: