O dia que Watch Dogs vazou no Brasil

Watch_Dogs_E3_trailer

Eu não tenho notificações no meu celular. Desliguei praticamente todos os alertas após um episódio que aconteceu em Maio de 2014, quando um dos jogos mais aguardados do ano vazou no Brasil. Foi um e-mail que chegou Sábado de manhã que iniciou um dos piores finais de semana que um gestor comunicação pode ter.

A história de Watch Dogs é envolta em polêmicas. Desde a apresentação na E3 de 2012 até seu lançamento, dois anos depois, o jogo foi alvo de críticas e iniciou uma era de reclamações à Ubisoft (uma história que posso contar outro dia).

Tudo que o jogo não precisava era uma nova polêmica dez dias antes do lançamento. Tudo que eu não precisava era que, além disso, ainda fosse uma crise no Brasil.

tumblr_mm1k881oN11qfrov6o7_500

Dia 17 de Maio de 2014, lojas no Rio de Janeiro começaram a vender Watch Dogs. Fotos começaram a viralizar no Facebook e upload de vídeos na velocidade da banda larga no YouTube.

Vrrruuuuum. Uma notificação no meu celular que estava embaixo do travesseiro me acordou e avisou do caos que se iniciava.

Pior que perder uma batalha é entrar nela sabendo que não há como vencê-la

Eu sabia o estrago que um vazamento desses poderia causar. Acompanhei de perto as duras negociações e insistências da Ubisoft Brasil com a matriz para conseguir ter os jogos no Brasil no lançamento. Antes, era rotina que os jogos demorassem uma semana ou ainda mais para chegarem aqui. A matriz era resistente temendo exatamente o que acontecera com um dos primeiros jogos a receber esse privilégio.

Me debrucei em todas as ferramentas e técnicas de busca durante as horas seguintes de Sábado. Listei e demarquei todos os perfis, canais e sites que haviam fotos e vídeos de Watch Dogs. Eu precisava descobrir a origem do vazamento. Foi quando, após alguns telefonemas e mensagens enviadas para pessoas que já estavam com o jogo em mãos, cruzei informações sobre o nome da loja que já tinha vendido mais de 20 cópias do jogo.

Só que isso era apenas o começo.

Após descobrir a loja e alertar distribuidor e a própria Ubisoft – que nesse momento iniciaram uma cruzada para verificar a veracidade da informação – eu precisava convencer pessoas a não divulgar mais materiais na internet.

pre_1400501231__watch_dogs_leak

Pior que perder uma batalha é entrar nela sabendo que não há como vencê-la. Eu me vi lutando contra um vírus que se multiplicava mais rápido que minha capacidade de perceber que todo esforço seria em vão. Mesmo tendo convencido os autores dos vídeos com mais visualizações e perfis com mais curtir a retirar os materiais até o lançamento oficial, dia 27, o estrago já estava feito. Reddit e NeoGAF já tinham tatuado o vazamento na pele da internet.  

As consequências foram inevitáveis. Não estava copiado nos principais e-mails que desceram ferozmente nos cabos de fibra ótica do hemisfério norte até aqui, mas os poucos que li na cauda longa de encaminhamentos me causaram náusea.

Esse foi um dos raros momentos que pensei em abandonar o sonho de tocar meu próprio negócio.

Watch Dogs, o jogo que fala sobre a nossa vulnerabilidade à tecnologia me motivou a encerrar um ciclo vicioso que alimentava uma ansiedade sem limites. Ainda demorei alguns meses para encarar a decisão. Precisava me desligar dessa história, me preparar para as próximas. Ajustes, Notificações, Inativo.

6-ios-notification-center-tips-turn-off-notification-alerts-for-specific-app_6-100673729-orig

Anúncios

2 comentários sobre “O dia que Watch Dogs vazou no Brasil

  1. Pingback: É isso – GoLuck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s