Depois de GOW2 o que esperar de Fable 2?!

por Wagner Araújo

Fable 2Desde os primeiros anúncios de Peter Molyneux a respeito de Fable 2 eu tenho ficado atento, afinal ele vem prometendo uma experiência única em um RPG eletrônico. Desde o primeiro momento tudo que ele dizia, de forma muito empolgada por sinal, condizia com as experiências proporcionadas pelos RPG’s convencionais como Dungeosn&Dragons, a grande promessa de Molyneux é poder definir toda a vida de seu personagem em aspectos profundos, desde a simples customização até o caráter que será forjado baseado nas ações do jogador.

É claro que promessas de desenvolvedores sempre são exageradas, cada um quer chamar a atenção para o seu futuro produto e um pouco de hype sempre é bem-vindo, mas até que ponto as promessas de Molyneux serão cumpridas?

Integração é a palavra da vez

Durante a conferência da Microsoft na GDC muitas coisas interessantes a respeito de Fable 2 foram ditas, uma delas que me chamou muita atenção foi a possibilidade de adquirir dinheiro para ser usado no jogo através de jogos da Xbox Live Arcade. Isso mesmo, você poderá “transferir” dinheiro virtual ganho em jogos da Live Arcade para a sua “carteira” no jogo, é claro que não será qualquer jogo, apenas alguns serão lançados com essa característica (alguns até mesmo antes do lançamento de Fable 2).

Imagine então que agora além das conquistas você poderá acumular dinheiro nesses joguinhos e depois comprar aquela espada no Fable 2 que você tanto almejará. Tenho esperanças de que essa nova forma de interação seja usada em outros jogos, quem sabe desbloquear itens num jogo da XBLA para usar naquele seu título favorito. Essa é sem dúvida uma forma muito inteligente de aproximar os títulos e de trazer mais lucro ainda, pois como foi divulgado também na GDC já foram gastos pelos usuários mais de 250 milhões de dólares na ativação de Microsoft Points, se houver mais um motivo para a compra de jogos online então…

Mais integração

Outro fator muito comentado por Peter Molyneux foi a respeito do co-op que estará presente no novo Fable, essa era uma das promessas às quais me referi no início desse post e pelo jeito se concretizará, será possível que um segundo jogador entre durante o seu jogo e participe com você de qualquer missão, podendo ele permanecer com você pelo tempo que quiser e tendo a possibilidade de repartir qualquer recompensa recebida por ambos (dinheiro, xp, itens…). Além disso, como já foi prometido (olha as promessas ae novamente), toda ação de seu personagem durante o jogo acarretará em mudanças futuras, sejam no caráter, aparência ou fama, acredito então que as ações dos outros jogadores em modo co-op também colaborem para esse aprofundamento.

Não joguei o primeiro Fable, mas sempre tive muita curiosidade, achei que ia poder conferi-lo no Xbox Originals mas fiquei chupando dedo, já o Fable 2 não deixarei passar, pelas promessas (novamente) de Peter Molyneux Fable 2 será o RPG no estilo que mais me atrai, um mundo aberto com possibilidades abrangentes de evolução e com tanto conteúdo que torna-se um jogo fixo em sua prateleira, longe do estilo oriental que hoje em dia eu considero enfadonho (Blue Dragon, Lost Odyssey…).

Para finalizar

LutandoOutros aspectos de Fable 2 foram comentados como a jogabilidade presente durante os combates, permitindo várias maneiras de lidar com o mesmo (de forma mais simples ou de maneira “hardcore”). Nesse ponto abro parênteses para uma pequena previsão, acho que este será o ponto onde o novo Fable será mais fraco, tenho acompanhado os vídeos de produção e muita coisa sobre a forma de controlar os golpes do seu personagem ainda estão incertas, em alguns momentos o combate parece muito prolongado já que os oponentes tendem a bloquear muito os golpes deixando suas seqüências inúteis, espero que isso seja corrigido para a versão final do jogo.

E para terminar com uma última promessa, foi “prometido” que o cachorro e fiel companheiro do protagonista terá a melhor inteligência artificial já vista nos games. Depois de tanta promessa é esperar pra ver já que o jogo chega as prateleiras em algum momento de 2008…

“Fico pensando: o que fará um cachorro com a melhor IA do mundo dos games?!”

7 comentários sobre “Depois de GOW2 o que esperar de Fable 2?!

  1. Pablo Raphael

    esse tem tudo para ser o RPG ocidental definitivo.. como vc apontou Wagner, é a promessa de uma experiencia similar ao D&D “de mesa”. o Molineux é famoso por falar mais do que a boca e nem sempre seus jogos conseguem cumprir as promessas mirabolantes do criador, mas Fable 2 parece realmente muito bacana..

    nao joguei o primeiro, só o Fable Lost Chapters, no PC. me lembrou muito World of Warcraft (o que não é ruim) mas sem todas aquelas raças, Horda, Aliança… e com um sisteminha de combate um pouco mais ativo do que o aponte-e-clique dos rpgs online.

    achei a ideia da integração com minigames da Live Arcade sensacional, e aposto que veremos mais disso futuramente (mais alguem ai pensou GTA?).. as possibilidades q o jogo oferece tambem, jogar com homem ou mulher, casar, engravidar (sem minigame de sexo, ao que parece) e ter filhos, que crescem.. enfim.. a vida digital 😛

    e o esquema do multiplayer coop é interessante, mas pensando em outros jogos similares (diablo e mmorpgs, principalmente) me vem aquele medo de PK (player-killers) e coisas do tipo… mas acho q eles vao pensar nisso tambem, e dar um jeito de impedir (embora o colega do Molineux na demonstração tenha matado o conjuge do personagem dele.. )

    anyway, esse é um dos jogos q mais me chama a atenção desde q foi anunciado. tomara q seja tão bom qto o Molineux quer que seja.

  2. O Molineux é famoso por cantar antes da hora, fable um é bom, mas não é tudo que ele disse que seria, vamos ver se ele não está exagerando de novo, e de RPG estamos muito bem com mass effect, obrigado ;P

  3. Camilo

    Tenho expectativas para o Fable 2, espero que seja parecido com o que o Molyneux prometeu. Mas indepente disso, gosto dos RPGs japoneses, Lost Oddyssey é compra certa pra mim.

  4. Concordo com o Lucas, o Molineux exagera um pouco. Talvez não por ele querer vende somente o peixe do game, mas pq ele realmente é um produtor diferenciado, e nós sabemos que produtores diferenciados às vezes viajam na maionese XD

    No fim, espero para ver como será Fable 2. Mas só se me supreender mto para comprar…São as vacas magras U.U’

  5. Na verdade a idéia do Molyneux é sempre muito boa, a de proporcionar uma experiência em que você é livre para trilhar seu próprio caminho e blá (foi ele que começou, não?), mas a execução não sai com tanta grandiosidade.
    Apesar de tudo isso, parece ser muito foda e eu terei o jogo ;D

  6. Pingback: GameNews - 08 | Rodrigo Flausino

  7. Pingback: Preview - Fable 2 | Rodrigo Flausino

Deixe um comentário